Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que é o Finame e como ele funciona?

Por Janaína TavaresPublicado em

Você já conhece o Finame? Ele é um tipo de financiamento do BNDES, feito por intermédio de instituições financeiras para a produção e aquisição de máquinas/ equipamentos novos de fabricação nacional para empresas que estejam credenciadas neste banco.

o que é o finame

Além disso, o objetivo principal do Finame é o de atender as exigências financeiras da crescente comercialização de máquinas e equipamentos fabricados no Brasil. Mas, vale lembrar que ele divide-se em linhas de financiamento.

Portanto, essas linhas possuem finalidades e condições financeiras específicas, para atender as demandas de diferentes perfis de clientes, de acordo com a empresa beneficiária e os itens financiáveis.

Linhas de financiamento do BNDES

As modalidades selecionadas abaixo se diferenciam nos seus prazos, taxas, período de carência e garantia. Veja quais são:

BK Aquisição e Comercialização

  • Máquinas;
  • Equipamentos;
  • Sistemas industriais;
  • Bens de informática e automação;
  • Ônibus, caminhões e aeronaves executivas.

BK Produção

Destinado para a produção desses equipamentos e máquinas já negociadas com as compradoras.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Moderniza BK

Criado para a melhoria e modernização dos equipamentos e maquinários já instalados no país.

Como conseguir um financiamento do Finame BNDES?

Ficou interessado em ter esse tipo de financiamento do Finame? Então, será necessário escolher primeiro a máquina ou equipamento e verificar se ele tem credenciamento. Para checar isso, basta acessar o site do BNDES. Logo em seguida, procure pela instituição financeira que também deve estar cadastrada no banco.

Após isso, é só solicitar o financiamento do bem escolhido. Dessa forma, será feita uma análise da situação financeira da empresa ou da pessoa física. Quando o empréstimo for aprovado, a instituição encaminhará a solicitação para o BNDES que, consequentemente, repassará a quantia.

Nesse momento, o distribuidor é autorizado a entregar a máquina ou equipamento ao comprador e recebe a quantia no agente financeiro. Ficou ainda com alguma dúvida sobre o Finame? Comente aqui embaixo. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Índices de Reajuste de Aluguel: IGP-M ou IPCA?

O que é Capital Social e Como Definir o Valor?

Barra de Ouro Vale Mais que Dinheiro? Veja Quanto Custa

Banco do Brasil: Como Emitir 2ª via da Fatura do Cartão?

Dataprev: Como Consultar Calendário do Auxílio Emergencial

Cartão de Crédito Nubank: Benefícios Nubank e Mastercard

Décimo Terceiro Salário 2022: Calendário e Como Calcular

Ações Nubank: Como Comprar e Quanto Custam?