O que é o informe de rendimentos da pessoa física?
Empresas e instituições financeiras tem um prazo para enviar aos contribuintes os informes de rendimentos referentes ao ano anterior, para que eles consigam declarar o IR 2020. Confira todas as informações necessárias e fique por dentro de tudo sobre esse comprovante de rendimento importante.

O que você procura?
O que é informe de rendimentos da pessoa física?
O informe de rendimentos é um documento que reúne todos os valores recebidos por uma pessoa física referentes ao ano interior. Portanto, são dados bem importantes no momento de declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física 2020 e que podem ser pertinentes em diversas outras situações.
Além de ser necessário para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2020, também serve para que a Receita Federal obtenha informações sobre o quanto a pessoa pagou de imposto ao longo do ano e verifique se houve algum tipo de sonegação ou não.
O informe de rendimentos é fornecido por:
- Bancos;
- Empresas;
- INSS;
- Corretoras de Investimentos.
Saiba que as empresas e instituições financeiras não precisam enviar esses documentos exclusivamente pelos Correios. Eles também podem ser enviados através do e-mail ou serem consultados via internet ou aplicativo, o que é mais comum.
Informe de rendimentos INSS
Para quem é contribuinte do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já é possível consultar os informes de rendimentos referentes ao ano passado. Esse documento pode ser acessado pela internet, através da página Meu INSS ou pelo aplicativo (iOS e Android).
Emissão do informe de rendimentos
Por fim, se o comprovante de rendimento não for disponibilizado até o dia 28 de fevereiro, o contribuinte deverá entrar em contato com o gestor de RH da empresa ou gerente da instituição financeira, que deixou de emitir o informe. Sendo assim, caso o documento ainda não for entregue, o acontecido deverá ser comunicado à Receita Federal.
Em casos de informações incorretas no Informe de Rendimentos, a pessoa deverá solicitar um novo documento atualizado antes de entregar a declaração do IR 2020. E, caso o comprovante corrigido não for entregue até o dia 30 de abril, apresente o documento com os números desatualizados e depois faça uma declaração retificadora.
Restou alguma dúvida? Deixe um comentário e até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário