Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que é o informe de rendimentos da pessoa física?

Por Camila SilveiraPublicado em

Empresas e instituições financeiras tem um prazo para enviar aos contribuintes os informes de rendimentos referentes ao ano anterior, para que eles consigam declarar o IR 2020. Confira todas as informações necessárias e fique por dentro de tudo sobre esse comprovante de rendimento importante.

O que é informe de rendimentos da pessoa física?

O informe de rendimentos é um documento que reúne todos os valores recebidos por uma pessoa física referentes ao ano interior. Portanto, são dados bem importantes no momento de declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física 2020 e que podem ser pertinentes em diversas outras situações.

Além de ser necessário para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2020, também serve para que a Receita Federal obtenha informações sobre o quanto a pessoa pagou de imposto ao longo do ano e verifique se houve algum tipo de sonegação ou não.

O informe de rendimentos é fornecido por:

  • Bancos;
  • Empresas;
  • INSS;
  • Corretoras de Investimentos.

Saiba que as empresas e instituições financeiras não precisam enviar esses documentos exclusivamente pelos Correios. Eles também podem ser enviados através do e-mail ou serem consultados via internet ou aplicativo, o que é mais comum.

Informe de rendimentos INSS

Para quem é contribuinte do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já é possível consultar os informes de rendimentos referentes ao ano passado. Esse documento pode ser acessado pela internet, através da página Meu INSS ou pelo aplicativo (iOS e Android).

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Emissão do informe de rendimentos

Por fim, se o comprovante de rendimento não for disponibilizado até o dia 28 de fevereiro, o contribuinte deverá entrar em contato com o gestor de RH da empresa ou gerente da instituição financeira, que deixou de emitir o informe. Sendo assim, caso o documento ainda não for entregue, o acontecido deverá ser comunicado à Receita Federal.

Em casos de informações incorretas no Informe de Rendimentos, a pessoa deverá solicitar um novo documento atualizado antes de entregar a declaração do IR 2020. E, caso o comprovante corrigido não for entregue até o dia 30 de abril, apresente o documento com os números desatualizados e depois faça uma declaração retificadora.

Restou alguma dúvida? Deixe um comentário e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Barra de Ouro Vale Mais que Dinheiro? Veja Quanto Custa

Banco do Brasil: Como Emitir 2ª via da Fatura do Cartão?

Dataprev: Como Consultar Calendário do Auxílio Emergencial

Cartão de Crédito Nubank: Benefícios Nubank e Mastercard

Décimo Terceiro Salário 2022: Calendário e Como Calcular

Ações Nubank: Como Comprar e Quanto Custam?

Stone Telefone [Ouvidoria, E-mail, WhatsApp, Chat]

Boletos Digitais no Mercado Pago: Como Funciona