Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que é o informe de rendimentos da pessoa física?

Por Camila SilveiraPublicado em

Empresas e instituições financeiras tem um prazo para enviar aos contribuintes os informes de rendimentos referentes ao ano anterior, para que eles consigam declarar o IR 2020. Confira todas as informações necessárias e fique por dentro de tudo sobre esse comprovante de rendimento importante.

O que é informe de rendimentos da pessoa física?

O informe de rendimentos é um documento que reúne todos os valores recebidos por uma pessoa física referentes ao ano interior. Portanto, são dados bem importantes no momento de declarar o Imposto de Renda da Pessoa Física 2020 e que podem ser pertinentes em diversas outras situações.

Além de ser necessário para o preenchimento da declaração do Imposto de Renda 2020, também serve para que a Receita Federal obtenha informações sobre o quanto a pessoa pagou de imposto ao longo do ano e verifique se houve algum tipo de sonegação ou não.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

O informe de rendimentos é fornecido por:

  • Bancos;
  • Empresas;
  • INSS;
  • Corretoras de Investimentos.

Saiba que as empresas e instituições financeiras não precisam enviar esses documentos exclusivamente pelos Correios. Eles também podem ser enviados através do e-mail ou serem consultados via internet ou aplicativo, o que é mais comum.

Informe de rendimentos INSS

Para quem é contribuinte do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) já é possível consultar os informes de rendimentos referentes ao ano passado. Esse documento pode ser acessado pela internet, através da página Meu INSS ou pelo aplicativo (iOS e Android).

Emissão do informe de rendimentos

Por fim, se o comprovante de rendimento não for disponibilizado até o dia 28 de fevereiro, o contribuinte deverá entrar em contato com o gestor de RH da empresa ou gerente da instituição financeira, que deixou de emitir o informe. Sendo assim, caso o documento ainda não for entregue, o acontecido deverá ser comunicado à Receita Federal.

Em casos de informações incorretas no Informe de Rendimentos, a pessoa deverá solicitar um novo documento atualizado antes de entregar a declaração do IR 2020. E, caso o comprovante corrigido não for entregue até o dia 30 de abril, apresente o documento com os números desatualizados e depois faça uma declaração retificadora.

Restou alguma dúvida? Deixe um comentário e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Imposto de renda: saiba como sair da malha fina

Aumento da energia: saiba quais são os vilões da conta de luz

Aneel aciona bandeira vermelha em patamar 2 e impacta economia brasileira

Organizze: veja o passo a passo de como usar o aplicativo para controlar suas finanças

A melhor forma de utilizar o dinheiro da restituição do IR 2021

Cashback: guia completo

Dia dos namorados: como economizar?

5 dicas para você cuidar do seu dinheiro e gastar sem culpa