Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que é phishing e como se proteger

Por AutentifyPublicado em

Hoje em dia, a segurança no mundo digital é cada vez mais importante. Um dos problemas mais comuns que os usuários enfrentam no mundo online são ataques de phishing, o que significa tentar roubar sua identidade e dados pessoais. 

O que é phishing

O termo "phishing" foi escolhido devido à semelhança com outra palavra em inglês, pesca. Significa a prática de "pescar" as informações do usuário e dados secretos por meio de informações falsas ou não reais, mas muito atraentes. Como na pesca, o phisher captura esses dados por meio de uma isca lançada aos usuários. 

Aqui estão algumas maneiras de reconhecer golpes de phishing nas redes sociais, em sites e no seu computador. 

Como reconhecer um Phishing

Como saber se o contato que está recebendo é, na verdade, phishing? 

Existem várias questões que podem ser avaliadas antes de simplesmente entregar seus dados a criminosos mascarados que se passam por heróis, sem cair em uma armadilha.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Remetente desconhecido

Se você receber mensagens de remetentes desconhecidos, suspeite. O mesmo vale para bancos, grandes empresas com as quais você não tem laços ou personagens estrangeiros.

Arquivos maliciosos

Ao você recebe e-mails de estranhos, eles são suspeitos o suficiente por si próprios. Esteja ciente dos anexos da mensagem. Extrato de saldo, comprovante de depósito, multa ou mesmo proposta de trabalho são gatilhos usados para induzir o usuário a clicar em links contendo vírus e roubar dados.

Ameaças

Os ataques de phishing geralmente incluem frases como "seu serviço será suspenso se …" ou "sua conta foi bloqueada, clique aqui para verificar". Novamente, verifique diretamente com a instituição que é referenciada, seja um banco ou uma agência governamental (as mais comuns), antes de tomar qualquer medida.

Como se proteger contra o Phishing

Em um mundo onde a tecnologia avança a uma taxa alarmante, é mais importante do que nunca manter seus dados seguros. Com a ascensão do banco digital e das compras online, somos constantemente confrontados com novas formas de sermos atacados virtualmente. Como você pode se proteger de ataques de phishing? As notícias frequentemente relatam crimes cibernéticos para alertar a população sobre crimes e riscos. Listamos algumas medidas importantes para você não cair nessa.

  • Avalie as informações e a intenção do e-mail recebido. Certamente com uma leitura atenta ou uma ferramenta de checagem de email (score de e-mail) você conseguirá identificar se é um remetente de alto risco ou não;
  • Instale antivírus e o mantenha atualizado;
  • Two Steps Verification, use a verificação de 2 etapas;
  • Instale um Software Firewall;
  • Certificado de Segurança SSL, confira sempre se o site em questão possui certificado de segurança porém isso é apenas uma das verificações.

Conclusão

O phishing é uma ameaça que nunca terá fim. Devido à simplicidade de disseminação dessa forma de ataque e porque muitas pessoas on-line não sabem sobre esses ataques nem sobre os riscos em que se expõem enquanto estão on-line. Se você acha que está recebendo um e-mail de phishing, não abra ou responda. Antes de fazer isso, procure informações sobre a empresa no Google, entre em contato com a mesma e confirme se é realmente uma ameaça.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Autentify

A Autentify é uma plataforma de soluções antifraude que utiliza a inteligência de email para gerar uma pontuação de identidade digital para clientes a fim de reduzir o risco nas transações online. Combinando 5 camadas de proteção (email, IP, dados de rede, geolocalização e device ID) dando uma visão profunda e abrangente para a tomada de decisão. Além disso, possui o AutentiFace, uma validação biométrica facial utilizando bases oficiais. O retorno é dado por índice de similaridade (percentual) para cada selfie validada, oferecendo assim a confiança de que seu negócio precisa.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Despesas fixas, variáveis e adicionais: qual é a diferença?

CPF Protegido: o que os alertas significam e o que o usuário ganha com isso

Birôs de crédito são todos iguais?

Qualquer um pode criar conta na Foregon e usar o CPF Protegido?

Por que na Foregon o monitoramento do CPF é gratuito?

Confira os principais gastos do começo do ano e planeje o seu 2022

O CPF Protegido da Foregon é gratuito?

Crescimento e expansão das fintechs