Foregon.comConteúdos

O que é Tabela Molicar?

Por Camila SilveiraPublicado em
Compartilhe

Se você já precisou pesquisar preços de carros seja para comprar um novo ou vender o seu, deve ter encontrado algumas tabelas de veículos com preços indicados, como a Tabela Fipe e a Tabela Molicar. Possui dúvidas sobre o que elas significam e como funcionam? Chegou no lugar certo! Continue a leitura e aproveite o conteúdo.

O que é Tabela Fipe?

Criada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), funciona como uma tabela de preço de veículos novos e usados, que varia de acordo suas características: se tem motor 1.0, 2.0, entre outros, se é zero km, flex, se possui airbag, direção hidráulica, etc, além das divisões por marca ou modelo. 

A Tabela Fipe trabalha com a expressão do preço médio de veículos, com base nos valores praticados no país. Estes valores não são levados como números exatos, até porque o preço dos carros alteram de acordo com a região, cor, equipamentos, estado de conservação, entre outros aspectos, servindo apenas como uma base.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

É possível consultar a Tabela Fipe por meio do site do Instituto ou em plataformas que reproduzem os valores dela, como o Seguro Auto.

É valido destacar que as seguradoras no Brasil usam o preço indicado na tabela como critério no momento de realizar indenizações em sinistro. Portanto, se você passar por uma Perda Total (PT), por exemplo, o veículo a ser indenizado será igual ou parecido, de acordo com a Tabela Fipe. 

O que é Tabela Molicar?

É fato que a configuração de um carro específico pode ser bem diferente de outra com o mesmo modelo, afinal, um pode possuir ar-condicionado, bancos de couro, transmissão automática, entre outros fatores, enquanto o outro não.

Neste caso, o preço do seguro não pode ser igual para essas duas configurações, o que pode tornar a Tabela Fipe não muito eficiente.

É neste momento em que a Tabela Molicar entra: para que as seguradoras possam realizar uma melhor comparação de seguro, de acordo com cada característica do veículo em questão. 

A Molicar é uma empresa focada na apuração do valor comercial de veículos no Brasil, que publicou a sua primeira tabela no ano de 1994 e que, desde então, vem se tornando referência no mercado. 

Os valores da Tabela Molicar são baseados nos preços de mercado de veículos dos últimos 35 anos e, para determinar esses números, são levados em consideração fatores, como: região, itens opcionais e quilometragem dos modelos em questão.

Como consultar a Tabela Molicar?

A consulta pode ser feita por qualquer pessoa diretamente no site da Molicar. Basta que o consumidor acesse o portal e forneça os dados solicitados, que normalmente são:

  • Tipo de veículo;
  • Estado de residência do usuário;
  • Marca;
  • Ano de fabricação;
  • Modelo;
  • Ano do modelo e versão do automóvel.

Mas é importante destacar, que além dessas informações mais comuns, o usuário também consegue inserir dados como equipamentos e itens de fábrica, como banco de couro, tipo de transmissão, entre outros.

Depois de fornecer todas estas informações, o usuário deverá realizar um cadastro de dados no site e, somente depois, visualizar a estimativa de preço do veículo desejado.

A consulta da Tabela Molicar é gratuita?

A consulta gratuita é permitida somente duas vezes por usuário. Pessoas que precisarem examinar a Tabela Molicar frequentemente poderão se tornar assinantes da empresa. Há diversos planos, com valores mensais, que mudam conforme a quantidade de consultas necessárias.

Tabela Fipe ou Tabela Molicar: qual escolher?

Embora as duas apresentem preços médios de venda dos veículos no país, há uma diferença entre elas: o seu detalhamento.

Enquanto a Fipe não diferencia as características específicas dos veículos para o preço médio, levando em consideração apenas as versões e anos, a tabela Molicar trabalha de uma forma bem mais detalhada, oferecendo cálculos mais completos de acordo com todas as características presentes no automóvel.

No entanto, apesar de ser mais abrangente, a Tabela Fipe é mais usada pelas seguradoras no momento de realizar a indenização do seguro auto porque, além dela poder ser consultada gratuitamente por quantas vezes o usuário desejar, ela indica o valor que geralmente cabe a seguradora indenizar.

A Tabela Molicar é mais precisa em suas informações, pois considera a localidade do automóvel, itens adicionais (que podem diminuir os riscos de sinistros), entre outros fatores. Mas, apesar de não ser tão popular entre as pessoas, algumas seguradoras a consultam quando vão determinar o valor do prêmio do seguro auto.

Por conta disso, no momento de contratar um seguro para o seu carro, caso seja necessário, é válido verificar se a seguradora em questão utiliza a Fipe ou Molicar. Dessa forma, você terá uma melhor noção do quanto receberá em caso de sinistro com Perda Total.

Descomplicamos?

Ajudamos você entender mais sobre este assunto? Esperamos que sim. Qualquer dúvida, deixe um comentário para nós. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Camila Silveira

Estudante de Publicidade e Propaganda e Redatora na Foregon. É fascinada por músicas, livros, conversas e procura entender a real necessidade das pessoas para poder solucioná-la através de seu trabalho.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Saque sem cartão Next: veja como funciona

  • Dicas financeiras

    Venda pelo Uber Eats e crie seu site gratuitamente

  • Dicas financeiras

    Promoções Caixa e Elo: fique por dentro

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras