Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que é tarja magnética no cartão?

Por Thais SouzaPublicado em

Os cartões possuem diversos elementos que são essenciais para seu funcionamento. Dentre eles, a tarja magnética é a principal responsável para que o produto financeiro seja reconhecido pela maquininha. Confira o que é a tarja magnética, sua função e porque alguns emissores pretendem eliminá-la. 

Tarja magnética do cartão 

A tarja magnética, conhecida também por magstripe, é uma tarja preta composta por partículas de ferro magnetizadas. Ela está presente nos cartões de crédito e débito, na parte de trás. Mas você sabe para que ela serve? 

A tarja magnética é responsável por armazenar dados de segurança do próprio cartão. Portanto, ela serve para que os usuários façam pagamentos com o cartão na lateral da maquininha.

Qual a diferença entre cartão com chip e cartão com tarja?

O chip do cartão é um microprocessador que armazena e criptografa os dados do cartão de forma segura. Para fazer o pagamento utilizando o chip, o usuário deverá inserir o cartão na maquininha e digitar a sua senha. 

A tarja magnética segue a mesma ideia do chip. A diferença é que ao invés de inserir o cartão no leitor, o usuário deve passá-lo no leitor que fica na parte lateral da maquininha. 

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

O pagamento por aproximação vai acabar com a tarja magnética?

Você lembra quando foi a última vez que você passou o cartão na lateral de uma maquininha? A tarja magnética vem sendo cada vez mais esquecida no momento da compra, inclusive, algumas maquininhas nem possuem mais o leitor lateral da tarja. 

Com a alta do pagamento por aproximação, a tarja magnética do cartão pode estar com os dias contados. Recentemente, a Mastercard anunciou que seus cartões de crédito e débito da bandeira não contarão com tarjas magnéticas a partir de 2024.

Outro exemplo disso é a Méliuz, que lançou recentemente um cartão de crédito sem tarja magnética. O novo cartão Méliuz contará com um design mais leve e só vai aceitar pagamentos por aproximação. Com o lançamento, a empresa passa a ser pioneira dessa inovação no Brasil.

Gostou do artigo?

Esperamos que você tenha gostado do artigo, se gostou, não esqueça de clicar no like. Caso tenha ficado interessado, o que acha de saber tudo sobre o novo cartão de crédito Méliuz?

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 5 aplicativos que enviam dinheiro para o exterior

Quais mudanças o Open Banking traz para a nossa vida financeira?

BRL: entenda o que essa sigla significa na sua fatura do cartão

Corte 17 despesas mensais que podem se transformar em renda extra

Aplicativos para aumentar score de crédito: verdade ou mito?

Tag Itaú de passe livre em pedágios e estacionamentos: conheça e veja como solicitar

Pagar passagem de ônibus com cartão de débito ou crédito: veja como

Prêmio de 1,5 milhão do BBB: saiba quanto rende na poupança e em outros investimentos