Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que é tarja magnética no cartão?

Por Thais SouzaPublicado em

Os cartões possuem diversos elementos que são essenciais para seu funcionamento. Dentre eles, a tarja magnética é a principal responsável para que o produto financeiro seja reconhecido pela maquininha. Confira o que é a tarja magnética, sua função e porque alguns emissores pretendem eliminá-la. 

Tarja magnética do cartão 

A tarja magnética, conhecida também por magstripe, é uma tarja preta composta por partículas de ferro magnetizadas. Ela está presente nos cartões de crédito e débito, na parte de trás. Mas você sabe para que ela serve? 

A tarja magnética é responsável por armazenar dados de segurança do próprio cartão. Portanto, ela serve para que os usuários façam pagamentos com o cartão na lateral da maquininha.

Qual a diferença entre cartão com chip e cartão com tarja?

O chip do cartão é um microprocessador que armazena e criptografa os dados do cartão de forma segura. Para fazer o pagamento utilizando o chip, o usuário deverá inserir o cartão na maquininha e digitar a sua senha. 

A tarja magnética segue a mesma ideia do chip. A diferença é que ao invés de inserir o cartão no leitor, o usuário deve passá-lo no leitor que fica na parte lateral da maquininha.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

O pagamento por aproximação vai acabar com a tarja magnética?

Você lembra quando foi a última vez que você passou o cartão na lateral de uma maquininha? A tarja magnética vem sendo cada vez mais esquecida no momento da compra, inclusive, algumas maquininhas nem possuem mais o leitor lateral da tarja. 

Com a alta do pagamento por aproximação, a tarja magnética do cartão pode estar com os dias contados. Recentemente, a Mastercard anunciou que seus cartões de crédito e débito da bandeira não contarão com tarjas magnéticas a partir de 2024.

Outro exemplo disso é a Méliuz, que lançou recentemente um cartão de crédito sem tarja magnética. O novo cartão Méliuz contará com um design mais leve e só vai aceitar pagamentos por aproximação. Com o lançamento, a empresa passa a ser pioneira dessa inovação no Brasil.

Gostou do artigo?

Esperamos que você tenha gostado do artigo, se gostou, não esqueça de clicar no like. Caso tenha ficado interessado, o que acha de saber tudo sobre o novo cartão de crédito Méliuz?

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Por que você deve considerar ter um cartão que pontua por Real?

Milhas Aéreas: O que um iniciante precisa saber?

Como conseguir internet de graça? Saiba como se conectar

Saiba como ganhar dinheiro online rápido

Inflação hoje: entenda como o seu dinheiro é afetado

Golpe do CPF falso: conheça e saiba como se proteger

Conheça 10 cursos de finanças gratuitos para aprender a investir

ID Jovem: guia completo 2022