Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que é um cartel de empresas?

Por Thais SouzaPublicado em

O cartel é um formato de atuação de empresas que prejudica não somente outras companhias, como também o consumidor, pois restringe as opções disponíveis no mercado. Entenda o que é um cartel e o porquê dessa prática ser ilegal no país. 

O que é um cartel? 

Um cartel é um fenômeno praticado por empresas quando duas ou mais companhias do mesmo ramo de atuação se juntam para fazer um controle do mercado onde estão inseridas. Com essa parceria, a quantidade de produtos que é produzida e os preços são combinados, assim, há um retorno de uma grande fatia de lucro para cada uma delas.

As empresas envolvidas acabam cooperando entre si, limitando a produção de um produto, fazendo com que os preços subam. Esta cooperação é conhecida na economia como um conluio. 

O objetivo da formação de cartel entre empresas é dominar o mercado em que as envolvidas atuam, disciplinar a concorrência e maximizar seus lucros.

Por que o cartel é ilegal?

A formação de um cartel ou conluio por parte das empresas é uma prática ilegal no Brasil, sendo tipificado como crime contra a ordem econômica.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Isso acontece porque a formação de cartel pode prejudicar a economia e o acesso do consumidor a livre concorrência. Além disso, o cartel pode ocasionar os seguintes fatores:

  • Perda de competitividade;
  • Baixo índice de investimentos;
  • Desestímulo ao desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo;
  • Mau uso dos recursos disponíveis, pois empresas ineficientes continuam em funcionamento.

A investigação de comerciantes no mercado brasileiro é feita pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Quem descumprir a lei pode ser preso com pena de dois a cinco anos, além de pagar uma multa. 

Um exemplo de empresas que foram multadas pela prática de conluio no fornecimento de gás de cozinha é a Ultragaz e a Liquigás, que em 2017 receberam uma multa no valor de R$ 67 milhões do Cade. A pena para a formação de cartel é calculada através do faturamento das empresas envolvidas.

Descomplicamos?

Não deixe de seguir a Foregon no canal do YouTube e também nas redes sociais, Facebook e Instagram, para ficar por dentro de informações do mercado financeiro. Deixe seu comentário caso tenha ficado com alguma dúvida. Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

C6 Tag: saiba tudo sobre a tag de pedágio do C6 Bank

Por que você deve considerar ter um cartão que pontua por Real?

Milhas Aéreas: O que um iniciante precisa saber?

Como conseguir internet de graça? Saiba como se conectar

Saiba como ganhar dinheiro online rápido

Inflação hoje: entenda como o seu dinheiro é afetado

Golpe do CPF falso: conheça e saiba como se proteger

Conheça 10 cursos de finanças gratuitos para aprender a investir