Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

O que é um cartel de empresas?

Por Thais SouzaPublicado em

O cartel é um formato de atuação de empresas que prejudica não somente outras companhias, como também o consumidor, pois restringe as opções disponíveis no mercado. Entenda o que é um cartel e o porquê dessa prática ser ilegal no país. 

O que é um cartel? 

Um cartel é um fenômeno praticado por empresas quando duas ou mais companhias do mesmo ramo de atuação se juntam para fazer um controle do mercado onde estão inseridas. Com essa parceria, a quantidade de produtos que é produzida e os preços são combinados, assim, há um retorno de uma grande fatia de lucro para cada uma delas.

As empresas envolvidas acabam cooperando entre si, limitando a produção de um produto, fazendo com que os preços subam. Esta cooperação é conhecida na economia como um conluio.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

O objetivo da formação de cartel entre empresas é dominar o mercado em que as envolvidas atuam, disciplinar a concorrência e maximizar seus lucros.

Por que o cartel é ilegal? 

A formação de um cartel ou conluio por parte das empresas é uma prática ilegal no Brasil, sendo tipificado como crime contra a ordem econômica.

Isso acontece porque a formação de cartel pode prejudicar a economia e o acesso do consumidor a livre concorrência. Além disso, o cartel pode ocasionar os seguintes fatores:

  • Perda de competitividade;
  • Baixo índice de investimentos;
  • Desestímulo ao desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo;
  • Mau uso dos recursos disponíveis, pois empresas ineficientes continuam em funcionamento.

A investigação de comerciantes no mercado brasileiro é feita pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Quem descumprir a lei pode ser preso com pena de dois a cinco anos, além de pagar uma multa.

Um exemplo de empresas que foram multadas pela prática de conluio no fornecimento de gás de cozinha é a Ultragaz e a Liquigás, que em 2017 receberam uma multa no valor de R$ 67 milhões do Cade. A pena para a formação de cartel é calculada através do faturamento das empresas envolvidas.

Descomplicamos?

Não deixe de seguir a Foregon no canal do YouTube e também nas redes sociais, Facebook e Instagram, para ficar por dentro de informações do mercado financeiro. Deixe seu comentário caso tenha ficado com alguma dúvida. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida de pessoas que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Saiba como se tornar um MEI e ter CNPJ para emitir notas

Como fazer o planejamento de um empréstimo: guia completo

Confira as 5 principais dúvidas sobre MEI

Seguro-desemprego: como é feito o pagamento do benefício?

Poupança 2021: guia completo

Taxa CDI mensal: acompanha suas variações

Saiba como fazer o saque-aniversário do FGTS pelo aplicativo da Caixa

Saiba como abrir MEI de forma gratuita

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras