Aqui na Foregon®, você já deve ter lido alguns dos nossos conteúdos relacionados a consórcio, sejam eles de carros ou até mesmo de caminhões. Porém, como nossa proposta é descomplicar as informações, preparamos um artigo especial que vai falar sobre o papel do autofinanciamento e sua importância.

O que é um consórcio?

Muitas pessoas ainda ficam na dúvida sobre participar ou não dessa modalidade, por ainda não entenderem o princípio básico dela. De forma geral, o consórcio é uma espécie de serviço financeiro que possibilita a compra de um produto. Pode ser um carro, moto, imóvel, fazer procedimentos estéticos e muito mais.

Ideal para quem deseja fazer uma aquisição a longo prazo, o autofinanciamento ainda permite que o cliente tenha liberdade nas seguintes situações: quantidade de meses que deseja comprar, o valor das parcelas e crédito do bem.

Como funciona na prática?

Basicamente, a modalidade funciona como uma poupança em grupo. Sendo assim, todos os integrantes contribuem com uma parcela mensal, previamente estipulada no contrato de adesão. Esses valores são destinados à um fundo comum, mais conhecido como poupança conjunta.

Saiba o que é e como funciona um consórcioQuem fica responsável pela organização e saúde financeira desse grupo é uma administradora competente. Ela também tem o dever de promover as contemplações que são realizadas por meio de sorteios ou lances, todo mês.

Um ou mais membros do grupo são sorteados para receberem a carta de crédito. É ela que dá o direito do cliente fazer a compra à vista do bem que ele desejar. No entanto, o consorciado consegue obter essa carta através do lance. Ele funciona como um leilão, ou seja, a pessoa que oferecer o maior valor, ganha a carta.

Dica: para dar mais credibilidade e segurança na modalidade, o consorciado deve conferir se a administradora é fiscalizada e regularizada pelas normas do Banco Central do Brasil.

Quais as principais vantagens?

Neste tópico é importante entender que cada modalidade de crédito tem vantagens e desvantagens. Para escolher aquela se encaixa com as preferências de cada um, é fundamental avaliar critérios como: orçamento disponível, o que deseja comprar, quanto pretende gastar, entre outros fatores.

Contudo, quando se fala em consórcio podemos destacar os seguintes diferenciais:

  • Isenção de juros: em alguns casos, paga apenas a taxa de administração e o seguro prestamista;

  • Adaptação às suas necessidades: o consórcio apoia e compreende as decisões do cliente, desde que tudo esteja de acordo com o contrato de adesão;

  • Poder de negociação: como o consorciado recebe o valor da carta de crédito à vista, ele garante as melhores condições para comprar um veículo, casa, entre outras opções.

Consórcio ou Financiamento?

Essa é uma dúvida frequente dos nossos leitores porque as duas modalidades possuem diferentes especificidades. Para te ajudar nesse caminho, selecionamos um conteúdo que é essencial nesse processo de aquisição. Qualquer dúvida, comente aqui pra gente te ajudar.

Até a próxima!

Este conteúdo foi útil para voce? 1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas
Loading...