Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que é uma alíquota?

Por Camila SilveiraPublicado em

Apesar do termo alíquota não ser muito popular entre os brasileiros, ele está presente sempre quando falamos de impostos. Neste artigo, você vai entender o que esse conceito significa, para o que ele serve e, também, conhecerá suas categorias. Ficou interessado? Continue a leitura e esclareça todas as suas dúvidas.

O que é uma alíquota?

De forma resumida, a alíquota: está presente no Imposto de Renda (IR); afeta o preço dos produtos que os consumidores compram em lojas e supermercados; e regula os investimentos que as pessoas fazem com o dinheiro. Em outras palavras, ela é usada para calcular o valor final que uma pessoa ou empresa pagará de imposto.

A alíquota pode ser representada por um percentual ou valor fixo, que deve ser aplicado sobre uma quantia de dinheiro no momento de calcular diversos tipos de impostos.

No Brasil, temos o IRPF, ICMS, IPVA, IPTU, entre outros. Enquanto alguns deles passam pelo consumidor, outros passam por donos de empresas e terras. Cada um deles possui suas próprias alíquotas.

No caso do Imposto de Renda, as alíquotas podem variar entre 7,5% e 27,5%. Isso quer dizer, portanto, que o percentual a ser descontado dos seus rendimentos do ano poderá ser entre esses valores citados. 

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Já no caso do ICMS, imposto pago por comerciantes, as alíquotas cobradas influenciam diretamente o preço final dos produtos disponíveis para o consumidor (pessoa física). Conseguiu entender melhor o que uma alíquota representa?

Conheça os tipos de alíquota

As alíquotas de impostos podem ser fixas ou variáveis. Entenda detalhadamente suas categorias e esclareça suas dúvidas:

  • Fixa: quando aplicada a todos os contribuintes, sem critérios que os diferencie;
  • Variável: quando muda de acordo com a base de cálculo.

A alíquota pode ser também progressiva, ou seja, que aumenta proporcionalmente de acordo com a base de cálculo (quanto maior a renda, posse ou base de cálculo, maior será a alíquota). Existe outro caso em que a alíquota pode ser zero, ou seja, momento em que há a isenção do imposto.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe um comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 5 aplicativos que enviam dinheiro para o exterior

Quais mudanças o Open Banking traz para a nossa vida financeira?

BRL: entenda o que essa sigla significa na sua fatura do cartão

Corte 17 despesas mensais que podem se transformar em renda extra

Aplicativos para aumentar score de crédito: verdade ou mito?

Tag Itaú de passe livre em pedágios e estacionamentos: conheça e veja como solicitar

Pagar passagem de ônibus com cartão de débito ou crédito: veja como

Prêmio de 1,5 milhão do BBB: saiba quanto rende na poupança e em outros investimentos