O que é uma alíquota?
Apesar do termo alíquota não ser muito popular entre os brasileiros, ele está presente sempre quando falamos de impostos. Neste artigo, você vai entender o que esse conceito significa, para o que ele serve e, também, conhecerá suas categorias. Ficou interessado? Continue a leitura e esclareça todas as suas dúvidas.

O que você procura?
O que é uma alíquota?
De forma resumida, a alíquota: está presente no Imposto de Renda (IR); afeta o preço dos produtos que os consumidores compram em lojas e supermercados; e regula os investimentos que as pessoas fazem com o dinheiro. Em outras palavras, ela é usada para calcular o valor final que uma pessoa ou empresa pagará de imposto.
A alíquota pode ser representada por um percentual ou valor fixo, que deve ser aplicado sobre uma quantia de dinheiro no momento de calcular diversos tipos de impostos.
No Brasil, temos o IRPF, ICMS, IPVA, IPTU, entre outros. Enquanto alguns deles passam pelo consumidor, outros passam por donos de empresas e terras. Cada um deles possui suas próprias alíquotas.
No caso do Imposto de Renda, as alíquotas podem variar entre 7,5% e 27,5%. Isso quer dizer, portanto, que o percentual a ser descontado dos seus rendimentos do ano poderá ser entre esses valores citados.
Já no caso do ICMS, imposto pago por comerciantes, as alíquotas cobradas influenciam diretamente o preço final dos produtos disponíveis para o consumidor (pessoa física). Conseguiu entender melhor o que uma alíquota representa?
Conheça os tipos de alíquota
As alíquotas de impostos podem ser fixas ou variáveis. Entenda detalhadamente suas categorias e esclareça suas dúvidas:
- Fixa: quando aplicada a todos os contribuintes, sem critérios que os diferencie;
- Variável: quando muda de acordo com a base de cálculo.
A alíquota pode ser também progressiva, ou seja, que aumenta proporcionalmente de acordo com a base de cálculo (quanto maior a renda, posse ou base de cálculo, maior será a alíquota). Existe outro caso em que a alíquota pode ser zero, ou seja, momento em que há a isenção do imposto.
Descomplicamos?
Esperamos ter ajudado você com esse conteúdo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe um comentário para nós e até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário