Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que faz um recepcionista?

Por Thais SouzaPublicado em

Se você está pensando em se tornar recepcionista, seja porque quer mudar de cargo ou ainda está no processo de decisão do seu futuro profissional, saiba que chegou ao artigo certo. 

Para que você não corra o risco de ir para uma área que pode acabar não se identificando ou tendo dificuldades com o cargo, neste artigo vamos explicar tudo sobre a profissão de recepcionista. Vamos lá? 

O que é um recepcionista? 

O recepcionista é o profissional responsável por atender o público de um determinado estabelecimento presencialmente, através do telefone, e-mail ou redes sociais

Esse profissional também pode ser chamado de assistente de diretoria, assistente de secretaria escolar, concierge, escrevente ou hostess. 

O que faz um recepcionista? 

O recepcionista fica responsável por várias funções dentro de um estabelecimento, sendo que a principal delas é atender o público. Além disso, esse profissional também faz agendamentos, fornece informações, orienta a circulação de pessoas, gerencia compras de material de escritório, administra a agenda, dentre outras tarefas. 

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Os deveres de um recepcionista envolvem dar suporte administrativo e ficar responsável por toda a organização. Portanto, para entrar nessa área é importante ser uma pessoa pontual, extremamente organizada e que se atente a prazos. Além disso, como é uma área que lida o tempo todo com público, é fundamental ser uma pessoa comunicativa e pró ativa. 

Perguntas frequentes (FAQ)

Quanto ganha um recepcionista?

Geralmente o recepcionista ganha de acordo com a sua área de atuação, portanto, pode variar. Mas a média salarial desse profissional é entre um e dois salários mínimos.

Qual o grau de escolaridade do recepcionista?

O grau de escolaridade para ser recepcionista depende, também, do local e área de atuação. Mas, na maioria das vezes é necessário ter o ensino médio completo e, algum curso de especialização também será um diferencial.

Qual o melhor curso para me especializar na profissão?

O curso de Gestão de Escritório é um dos principais para especialização na profissão.

Qual a área de atuação de um recepcionista?

Toda empresa precisa de um recepcionista. Este profissional pode atuar em diversas empresas, dos mais variados tipos e segmentos, como: escritórios, hotéis, hospitais, instituições de ensino, bancos, aeroportos, dentre outras.

Gostou de conhecer a profissão? 

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado de alguma forma e desejamos sorte na escolha do seu futuro profissional. Não deixe de conferir os artigos que separamos para você: 

Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 5 aplicativos que enviam dinheiro para o exterior

Quais mudanças o Open Banking traz para a nossa vida financeira?

BRL: entenda o que essa sigla significa na sua fatura do cartão

Corte 17 despesas mensais que podem se transformar em renda extra

Aplicativos para aumentar score de crédito: verdade ou mito?

Tag Itaú de passe livre em pedágios e estacionamentos: conheça e veja como solicitar

Pagar passagem de ônibus com cartão de débito ou crédito: veja como

Prêmio de 1,5 milhão do BBB: saiba quanto rende na poupança e em outros investimentos