Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que faz um recepcionista?

Por Thais SouzaPublicado em

Se você está pensando em se tornar recepcionista, seja porque quer mudar de cargo ou ainda está no processo de decisão do seu futuro profissional, saiba que chegou ao artigo certo. 

Para que você não corra o risco de ir para uma área que pode acabar não se identificando ou tendo dificuldades com o cargo, neste artigo vamos explicar tudo sobre a profissão de recepcionista. Vamos lá? 

O que é um recepcionista? 

O recepcionista é o profissional responsável por atender o público de um determinado estabelecimento presencialmente, através do telefone, e-mail ou redes sociais.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Esse profissional também pode ser chamado de assistente de diretoria, assistente de secretaria escolar, concierge, escrevente ou hostess. 

O que faz um recepcionista? 

O recepcionista fica responsável por várias funções dentro de um estabelecimento, sendo que a principal delas é atender o público. Além disso, esse profissional também faz agendamentos, fornece informações, orienta a circulação de pessoas, gerencia compras de material de escritório, administra a agenda, dentre outras tarefas.

Os deveres de um recepcionista envolvem dar suporte administrativo e ficar responsável por toda a organização. Portanto, para entrar nessa área é importante ser uma pessoa pontual, extremamente organizada e que se atente a prazos. Além disso, como é uma área que lida o tempo todo com público, é fundamental ser uma pessoa comunicativa e pró ativa. 

Perguntas frequentes (FAQ) 

Quanto ganha um recepcionista?

Geralmente o recepcionista ganha de acordo com a sua área de atuação, portanto, pode variar. Mas a média salarial desse profissional é entre um e dois salários mínimos.

Qual o grau de escolaridade do recepcionista?

O grau de escolaridade para ser recepcionista depende, também, do local e área de atuação. Mas, na maioria das vezes é necessário ter o ensino médio completo e, algum curso de especialização também será um diferencial.

Qual o melhor curso para me especializar na profissão?

O curso de Gestão de Escritório é um dos principais para especialização na profissão.

Qual a área de atuação de um recepcionista?

Toda empresa precisa de um recepcionista. Este profissional pode atuar em diversas empresas, dos mais variados tipos e segmentos, como: escritórios, hotéis, hospitais, instituições de ensino, bancos, aeroportos, dentre outras.

Gostou de conhecer a profissão? 

Esperamos que esse artigo tenha te ajudado de alguma forma e desejamos sorte na escolha do seu futuro profissional. Não deixe de conferir os artigos que separamos para você: 

Até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Aneel aciona bandeira vermelha em patamar 2 e impacta economia brasileira

Organizze: veja o passo a passo de como usar o aplicativo para controlar suas finanças

Cashback: guia completo

Dia dos namorados: como economizar?

5 dicas para você cuidar do seu dinheiro e gastar sem culpa

5 contas digitais gratuitas que oferecem empréstimo

Dia dos Namorados: planejamento financeiro em conjunto

Está apertado? Confira como fazer um empréstimo seguro!