Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que fazer com seu décimo terceiro?

Por Se Torne InvestidorPublicado em

O décimo terceiro salário é um verdadeiro alívio no fim do ano, consiste em uma gratificação natalina que é concedida ao funcionário, e foi implementada no país desde 1962. O valor é calculado com base no quanto o empregado recebe de salário.

Contudo, esse dinheiro extra deve ser utilizado com sabedoria e não gastá-lo com itens sem necessidade, que é o que acaba ocorrendo com a maior parte dos brasileiros.

Pensando em você que está buscando melhorar suas finanças e fazer algo útil com seu 13º salário, nesse post você encontrará quatro possíveis coisas para fazer com esse valor, que de fato agregarão valor à sua vida.

Quitar dívidas

A primeira dica já é se livrar ou ao menos amenizar suas dívidas, afinal, elas tendem a aumentar com o passar do tempo e talvez depois você já nem consiga pagar mais. É mais interessante investir esse dinheiro para sanar as dívidas, do que comprar algo novo, como trocar de celular por exemplo.

Uma opção é tentar quitar a dívida que valor recebido comporta, de forma a vista e com isso pechinchar desconto. Depois disso, caso sobre dinheiro, muito cuidado para não se afogar em novas dívidas com tantos presentes no fim de ano.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Pagar as contas do início do próximo ano

Se você não tem dívidas a pagar, guarde esse dinheiro extra para pagar as contas que chegarão em janeiro, como IPTU, IPVA, a reforma da casa, a viagem que a família fez, materiais escolares, dentre outros. Desse jeito, você dá início em 2022 da melhor forma possível, livre de contas e com o orçamento controlado.

Poupar/Investir/Reserva de emergência

Se você não possui dívidas e possui dinheiro de sobra para pagar as contas do ano seguinte, use seu décimo terceiro para montar uma reserva de emergência caso você ainda não tenha, mas se você já possui sua reserva e ela já está em um bom patamar, vale a pena investir esse dinheiro e quem sabe um investimento mais arriscado como ações na bolsa de valores.

Para quem não possui o hábito de juntar dinheiro, o 13º é uma ótima forma de começar a tentar pôr em pratica isso e assim tentar manter essa atitude ao longo do novo ano. Pense em como seu mês foi melhor com as finanças em dia, e como isso seria melhor ainda se ocorresse o ano inteiro.

Planejamento do futuro

Outra opção de o que fazer com seu décimo terceiro, é utilizá-lo para metas do futuro, como, por exemplo, um passaporte que você deseja tirar, uma viagem a trabalho que pretende fazer no próximo ano, um curso que gostaria de iniciar. Algo que se dependesse de você, iria esperar um pouquinho mais na lista das metas.

Por fim, veja o décimo terceiro salário como uma possibilidade de começar o próximo ano com menos dores de cabeça causadas por um descontrole financeiro. Use esse dinheiro de maneira inteligente e faça da sua vida financeira um outro patamar.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Se Torne Investidor

Criador e autor do blog e canal Se Torne Investidor, que transforma devedores em investidores de sucesso.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Emissão do comprovante CNPJ: como fazer

Trabalhei 2 anos, quanto vou receber? Aprenda a calcular

Como consultar o resultado da perícia do INSS?

O que é cobrança extrajudicial?

IGP-M do aluguel: o que é e como funciona

Existem moedas antigas que valem dinheiro?

Como funciona a mineração de criptomoedas

Dinheiro falso: saiba como identificar