Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que são criptomoedas?

Por Thais SouzaPublicado em

Você provavelmente já deve ter percebido que a utilização do dinheiro físico está cada vez mais rara no Brasil. Isso está acontecendo por conta de novas tecnologias, como as criptomoedas. Hoje já é possível comprar qualquer coisa online e pagar com essas moedas digitais. Neste artigo você vai descobrir o que são criptomoedas e como elas funcionam.

O que são criptomoedas?

Criptomoeda é um nome dado para moedas digitais, ou seja, em que a administração e todas as transações são feitas online. Elas não são impressas e nem têm versão física, como o dinheiro comum.

As criptomoedas começaram a se popularizar no mercado após o surgimento do Bitcoin em 2009, que também é uma moeda digital.

A principal diferença do dinheiro físico e as criptomoedas é que elas são descentralizadas, ou seja, não são controladas por nenhum governo ou outra instituição de poder. Já o Real, por exemplo, é controlado pelo Banco Central do Brasil.

Por conta de sua descentralização, elas podem sofrem altas variações de preços e podem ser compradas para diversas finalidades. Essas oscilações podem ser muito positivas ou negativas.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Vantagens e desvantagens das criptomoedas

Vantagens das criptomoedas Riscos das criptomoedas
São descentralizadas Mercado altamente volátil
Utilizam tecnologias seguras Instituições não são reguladas no Brasil
Mercado funciona 24h/dia Alto risco de perda financeira
Alto potencial de valorização Alto potencial de desvalorização
Contribuem para a diversificação da carteira Há histórico de ataques hackers

Como funciona uma criptomoeda? (blockchain)

Por serem totalmente digitais, não é possível guardar criptomoedas em conta corrente ou corretoras comuns, apenas em carteiras digitais específicas chamadas de Exchanges.

Uma criptomoeda pode ser utilizada para substituir o dinheiro físico. Ela funciona como uma moeda de troca no ambiente virtual. Além disso, quem tem uma criptomoeda está sujeito à valorização ou desvalorização dos valores.

Para se ter uma ideia da oscilação das criptomoedas, em maio de 2010, um homem trocou duas pizzas por dois Bitcoin. Hoje, com dois Bitcoin ele teria de US$ 300 milhões na cotação atual. Portanto, o dia 22 de maio é considerado o Bitcoin Pizza Day.

O fato de serem descentralizadas e não sofrerem influência dos governos, as criptomoedas podem valorizar muito.

Mas, você deve estar se perguntando "se nenhum governo ou instituição controla as criptomoedas, como elas são criadas?" A resposta é que elas surgem por meio de mineração feita no blockchain.

O que é blockchain?

Trata-se de uma tecnologia de cadeia de blocos de informações, que armazena online, de forma segura e transparente todos os dados inseridos nele, não sendo possível fazer alterações, somente novos registros.

O registro em uma cadeia na blockchain só é feito se todos os computadores da rede aprovem as informações. Então, quando muitas informações se juntam, é formado um bloco.

Os usuários que contribuem para a criação da blockchain recebem o pagamento em criptomoedas, que posteriormente podem ser vendidas ou até mesmo usadas para comprar itens em lojas online que aceitam esse tipo de pagamento.

Quais são as principais criptomoedas do mercado?

Existem cerca de 9.470 tipos de criptomoedas atualmente. Por ter sido a primeira, naturalmente o Bitcoin é a mais popular. Confira abaixo quais são as principais criptomoedas do mercado:

  • Bitcoin;
  • Ethereum;
  • PAX Gold;
  • Maker;
  • BNB;
  • Gnosis;
  • Bitcoin Cash;
  • Monero;
  • Zcash;
  • Aave;
  • Solana;
  • Litecoin;
  • Ripple;
  • Axie Infinity;
  • Polkadot.

Descomplicamos?

Esperamos que este artigo tenha sido útil para você. Se deseja adquirir um empréstimo para começar a investir em criptos, saiba que no site da Foregon você consulta seu score gratuitamente e recebe as ofertas de empréstimos e cartões que mais combinam com seu perfil.

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

3 investimentos de renda fixa para ganhar dinheiro com a alta da Selic

O que são criptomoedas?

Quanto rende 1 milhão na poupança? É uma boa opção?

Previdência privada: como funciona e como investir?

Qual é o futuro das criptomoedas e do metaverso? Saiba mais

Taxa DI hoje: entenda como descobrir e fazer a consulta

Juros da Poupança: saiba qual o rendimento hoje!

Como investir em Fundos Imobiliários?