O que significa cotação de seguro?
Contratar um seguro é de extrema importância para aqueles que desejam proteger seu bem adquirido ou, até mesmo, a própria vida. A cotação de seguro, portanto, é uma série de pesquisas feitas pelo contratante para que ele conheça as melhores opções disponíveis, preços cobrados e assistências oferecidas.

Os fatores que precisam ser levados em conta em um processo de análise de cotação de seguro são: a cobertura dos imprevistos, a existência de serviços adicionais e, claro, o valor. Dessa forma, fica mais fácil escolher a opção que esteja de acordo com às suas necessidades e condições financeiras.
Neste artigo, você vai entender melhor como funciona a cotação de seguro, para evitar maiores prejuízos na hora de contratar uma cobertura. Vamos começar?
O que você procura?
Por que fazer uma cotação de seguro?
Pesquisar e comparar todas as opções disponíveis de um produto ou serviço é extremamente importante, não só no caso da cotação de seguro. Esse processo permite você escolher o produto certo e de acordo com suas necessidades financeiras e evita possíveis arrependimentos em relação à compra.
Por exemplo, quando você realiza uma cotação antes de contratar um seguro, torna-se possível conhecer os produtos oferecidos pelas seguradoras, buscar a opção que atenda suas necessidades, conhecer todas as coberturas disponíveis e o melhor de tudo: garantir que está pagando pelo melhor preço.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
O que as empresas consideram?
Entenda, a seguradora precisa levar em consideração alguns fatores para determinar o preço do produto, que não depende a penas da cobertura oferecida. Conheça os aspectos que as empresas levam em conta:
- Características do cliente, como estado civil, faixa etária e gênero;
- Taxa de ocorrência de incidentes;
- Fatores de risco;
- Franquia escolhida;
- Valor e característica do bem;
- Quantidade de condutores, no caso do seguro automotivo.
Cuidados ao contratar um seguro
- Veja se a seguradora é credenciada na Superintendência de Seguros Privados;
- Escolha uma empresa confiável, com boa reputação e de qualidade;
- Busque opiniões de clientes da seguradora em questão;
- Verifique o que o valor do investimento representa em seu orçamento financeiro;
- Procure por uma corretora de confiança para ajudar você neste processo.
Descomplicamos?
Esperamos ter ajudado você. Qualquer dúvida sobre esse assunto, deixe um comentário para nós e até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário