Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que vale como comprovante de renda?

Por Camila SilveiraPublicado em

Como o próprio nome já diz, o comprovante de renda é um documento que prova para uma terceira parte, todos os recebimentos mensais de uma pessoa. Ele é um registro exigido para a declaração do IR 2020 (Imposto de Renda) e que pode ser aceito de várias formas. Conheça agora quais são os documentos aceitos para comprovar a renda.

Para o que serve o comprovante de renda?

O comprovante de renda é importante, pois ajuda o banco a definir um limite de crédito ou tipos de serviços para você, conforme o seu rendimento. A principal finalidade desse documento é mostrar para os bancos a capacidade financeira que você tem de arcar com compromissos.

Por exemplo: de acordo com as instituições bancárias, uma pessoa não pode possuir mais que 30% da sua renda comprometida em um financiamento. Portanto, ao solicitar um financiamento, o banco exige esse comprovante, para saber se você conseguirá honrar com as prestações.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Além de tudo isso, ele também é válido para muitos outros procedimentos, como a declaração do Imposto de Renda 2020, por exemplo. Portanto, agora que você já entendeu a sua importância, confira quais são os documentos que são aceitos como comprovante de renda.

O que vale como comprovante de renda?

Holerite: também conhecido como contracheque, é um comprovante de renda que todo trabalhador registrado recebe no quinto dia útil do mês;

Decore: a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos é uma sequência de documentos, como: recibos de aluguéis, extratos bancários, entre outros;

Declaração do Imposto de Renda: esse documento também serve como comprovante de renda, pois nele consta todas as informações da renda obtida em relação ao ano anterior;

Carteira de Trabalho: embora possua a mesma função do holerite, ela também pode ser apresentada como comprovante de renda, caso o trabalhador não encontre os últimos três contracheques.

Se interessou pelo assunto? Então você também pode gostar de:

Restou alguma dúvida? Deixe um comentário e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Aneel aciona bandeira vermelha em patamar 2 e impacta economia brasileira

Organizze: veja o passo a passo de como usar o aplicativo para controlar suas finanças

A melhor forma de utilizar o dinheiro da restituição do IR 2021

Cashback: guia completo

Dia dos namorados: como economizar?

5 dicas para você cuidar do seu dinheiro e gastar sem culpa

5 contas digitais gratuitas que oferecem empréstimo

Dia dos Namorados: planejamento financeiro em conjunto