O que vale como comprovante de renda?
Como o próprio nome já diz, o comprovante de renda é um documento que prova para uma terceira parte, todos os recebimentos mensais de uma pessoa. Ele é um registro exigido para a declaração do IR 2020 (Imposto de Renda) e que pode ser aceito de várias formas. Conheça agora quais são os documentos aceitos para comprovar a renda.

O que você procura?
Para o que serve o comprovante de renda?
O comprovante de renda é importante, pois ajuda o banco a definir um limite de crédito ou tipos de serviços para você, conforme o seu rendimento. A principal finalidade desse documento é mostrar para os bancos a capacidade financeira que você tem de arcar com compromissos.
Por exemplo: de acordo com as instituições bancárias, uma pessoa não pode possuir mais que 30% da sua renda comprometida em um financiamento. Portanto, ao solicitar um financiamento, o banco exige esse comprovante, para saber se você conseguirá honrar com as prestações.
Além de tudo isso, ele também é válido para muitos outros procedimentos, como a declaração do Imposto de Renda 2020, por exemplo. Portanto, agora que você já entendeu a sua importância, confira quais são os documentos que são aceitos como comprovante de renda.
O que vale como comprovante de renda?
Holerite: também conhecido como contracheque, é um comprovante de renda que todo trabalhador registrado recebe no quinto dia útil do mês;
Decore: a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos é uma sequência de documentos, como: recibos de aluguéis, extratos bancários, entre outros;
Declaração do Imposto de Renda: esse documento também serve como comprovante de renda, pois nele consta todas as informações da renda obtida em relação ao ano anterior;
Carteira de Trabalho: embora possua a mesma função do holerite, ela também pode ser apresentada como comprovante de renda, caso o trabalhador não encontre os últimos três contracheques.
Se interessou pelo assunto? Então você também pode gostar de:
- Qual a data de entrega do IR 2020?;
- O que é o informe de rendimentos?;
- O que deve constar no informe de rendimentos?.
Restou alguma dúvida? Deixe um comentário e até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.
Deixe seu comentário