Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

O que vale como comprovante de renda?

Por Camila SilveiraPublicado em

Como o próprio nome já diz, o comprovante de renda é um documento que prova para uma terceira parte, todos os recebimentos mensais de uma pessoa. Ele é um registro exigido para a declaração do IR 2020 (Imposto de Renda) e que pode ser aceito de várias formas. Conheça agora quais são os documentos aceitos para comprovar a renda.

Para o que serve o comprovante de renda?

O comprovante de renda é importante, pois ajuda o banco a definir um limite de crédito ou tipos de serviços para você, conforme o seu rendimento. A principal finalidade desse documento é mostrar para os bancos a capacidade financeira que você tem de arcar com compromissos.

Por exemplo: de acordo com as instituições bancárias, uma pessoa não pode possuir mais que 30% da sua renda comprometida em um financiamento. Portanto, ao solicitar um financiamento, o banco exige esse comprovante, para saber se você conseguirá honrar com as prestações.

Além de tudo isso, ele também é válido para muitos outros procedimentos, como a declaração do Imposto de Renda 2020, por exemplo. Portanto, agora que você já entendeu a sua importância, confira quais são os documentos que são aceitos como comprovante de renda.

O que vale como comprovante de renda?

Holerite: também conhecido como contracheque, é um comprovante de renda que todo trabalhador registrado recebe no quinto dia útil do mês;

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Decore: a Declaração Comprobatória de Percepção de Rendimentos é uma sequência de documentos, como: recibos de aluguéis, extratos bancários, entre outros;

Declaração do Imposto de Renda: esse documento também serve como comprovante de renda, pois nele consta todas as informações da renda obtida em relação ao ano anterior;

Carteira de Trabalho: embora possua a mesma função do holerite, ela também pode ser apresentada como comprovante de renda, caso o trabalhador não encontre os últimos três contracheques. 

Se interessou pelo assunto? Então você também pode gostar de:

Restou alguma dúvida? Deixe um comentário e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

C6 Tag: saiba tudo sobre a tag de pedágio do C6 Bank

Por que você deve considerar ter um cartão que pontua por Real?

Milhas Aéreas: O que um iniciante precisa saber?

Como conseguir internet de graça? Saiba como se conectar

Saiba como ganhar dinheiro online rápido

Inflação hoje: entenda como o seu dinheiro é afetado

Golpe do CPF falso: conheça e saiba como se proteger

Conheça 10 cursos de finanças gratuitos para aprender a investir