Open banking: BC define dados que precisam ser detalhados na fase 4
A quarta fase do Open Banking está com início marcado para o dia 15 de dezembro e o Banco Central (BC) já definiu os produtos e serviços cujos dados farão parte do escopo mínimo de compartilhamento de informações. Confira quais são eles.

O que você procura?
Quarta fase do Open Banking: o que deve ser compartilhado?
O Open Banking entra para a quarta fase no dia 15 de dezembro de 2021. Nesta etapa, as instituições financeiras terão que compartilhar dados sobre investimentos, serviços relacionados a câmbio, credenciamento, seguros e previdência.
Até então, não estavam definidos quais produtos e serviços dessas categorias que, de fato, iriam ser compartilhados. Porém, no dia 9 de setembro, por meio da resolução BCB Nº 138, o Banco Central publicou os dados dos seguintes produtos que foram incluídos no escopo mínimo da fase quatro:
- Certificado de Depósito Bancário (CDB);
- Recibo de Depósito Bancário (RDB);
- Letras de Crédito Imobiliário (LCI);
- Letras de Crédito do Agronegócio (LCA);
- Cotas de fundos de investimento;
- Títulos públicos federais disponibilizados pelo Tesouro Direto;
- Ações;
- Cotas de fundos de índices listados em bolsa de valores;
- Debêntures;
- Certificados de Recebíveis Imobiliários (CRI);
- Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA).
Além dos ativos financeiros, também farão parte da quarta fase: operações de câmbio, com dados sobre Valor Efetivo Total (VET) e taxa de câmbio; e credenciamento, que vai abranger as tarifas e taxas de serviço.
Com relação aos seguros e previdência complementar aberta, os compartilhamentos seguirão o escopo definido pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).
De acordo com o Banco Central, a fase quatro, em que se inicia o compartilhamento de um conjunto de informações, além de produtos e serviços bancários tradicionais, vai marcar o início de sua migração para o Open Finance.
Fases do Open Banking
- Fase um: compartilhamento padronizado de dados entre as próprias instituições financeiras. Início da fase em 01 de fevereiro de 2021;
- Fase dois: compartilhamento de dados dos consumidores relacionados a produtos e serviços bancários. Início da fase em 13 de agosto de 2021;
- Fase três: integração de serviços com início de transações de pagamentos, começando pelo Pix. Início da fase em 29 de outubro de 2021;
- Fase quatro: compartilhamento de dados dos consumidores relacionados a serviços de câmbio, seguros, investimentos, dentre outros. Início da fase em 15 de dezembro de 2021.
Descomplicamos?
Quer saber mais detalhes sobre o sistema do Banco Central Open Banking? Confira o artigo que separamos para você:
Boa leitura e até a próxima!

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.
Deixe seu comentário