Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Open banking: o que muda para o investidor?

Por Sabrina VansellaPublicado em

O Open Banking veio para revolucionar não só o acesso a crédito, como também favorecer os investidores, que passarão a receber ofertas de produtos mais customizados e adequados aos seus perfis.

Quer entender mais sobre essa mudança? Continue a leitura.

O que você procura?

Open banking: principais mudanças para o investidor

Foi anunciado recentemente o escopo da quarta fase do Open Banking. Com esse novo processo, o mundo dos investimentos pode sofrer mudanças no início de dezembro deste ano. Afinal, as instituições do mercado vão tornar públicas as informações sobre produtos e serviços de câmbio, serviços de credenciamento, investimentos, entre outros, como:

  • Dados de ações, debêntures, CDBs, RDBs, LCIs e LCAs, cotas de fundos de investimento, ETFs, Tesouro Direto, CRIs e CRAs.

Qual o benefício disso para o investidor?

Para aqueles que não são investidores, o principal benefício para as pessoas está na concorrência acirrada, gerada a partir do compartilhamento de dados com outras instituições financeiras, que deverão se preparar e adotar estratégias para chamar atenção de potenciais clientes.

No caso dos investidores, os bancos e corretoras serão ainda mais transparentes acerca das taxas de administração e performance. Além disso, com as empresas tendo conhecimento sobre a vida financeira dos clientes e suas carteiras de investimentos, as ofertas de produtos poderão ser personalizadas ao investidor.

Mulher sorrindo
Ei, seu score tem algo a dizer!
Desbloqueie seu score e veja as melhores ofertas de crédito para seu perfil de gastos. Rápido, fácil e grátis!
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Projeções

As projeções apontam que futuramente, por consequência do Open Banking, mais pessoas poderão "montar" o seu próprio banco, fazendo variações para determinados tipos de serviços, como manter investimentos em uma instituição financeira e em outra ter um seguro, por exemplo.

Qual o significado de Open Banking?

A tradução do termo em inglês é "Sistema Financeiro Aberto", o que significa que os dados dos clientes são compartilhados entre bancos e instituições financeiras para um atendimento personalizado.

Meus dados estão seguros com o Open Banking?

O Open Banking é seguro por ser um sistema regulado pelo Banco Central do Brasil (BC) e a Agência Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Inclusive, caso haja vazamento de seus dados pelas instituições financeiras, elas sofrerão punições.

Quem pode compartilhar dados com o Open Banking?

Os clientes que fizerem a decisão de compartilhar seus dados deverão autorizar as instituições financeiras por meio digital, no site ou App do banco.

Qual a vantagem do Open Banking?

A partir do compartilhamento de dados, com a autorização dos clientes, as instituições financeiras vão competir ainda mais para trazer novas opções aos clientes. Além de entregar liberdade e autonomia ao consumidor.

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado com essas informações. Se gostou, não esqueça de curtir. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, faça um comentário. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

LCI ou LCA: entenda o que é e as diferenças

Quer investir em ações? Veja por onde começar

Onde investir até R$1.000? Opções para fazer seu dinheiro crescer

O que é CDB Sofisa? Conheça esse Investimento Seguro

É melhor investir em CDB ou Tesouro Direto? Descubra Agora

Pensando em Investir no Exterior? Confira Essas Dicas

Jogos NFT Grátis: Ganhe Criptomoedas Enquanto se Diverte

Como a regulação de criptomoedas afeta os investidores?