Open finance deve aumentar o potencial do mercado de seguros
O Sistema Financeiro Aberto ou Open finance, permite o compartilhamento de dados sobre produtos, informações financeiras e serviços fornecidos pelos bancos. Por conta do acesso geral a esse conhecimento, existe um potencial de inclusão financeira no mercado de seguros, segundo especialistas da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

O que você procura?
Open finance para o mercado de seguros
Em resumo, o Open Banking traz aberturas para o sistema financeiro, assim como ao mercado de seguros, o que permite que seguradoras consigam ter acesso ao maior uso de dados e, dessa forma, diminuam a margem de riscos.
"Quando tem uma quantidade maior de dados, essa margem pode diminuir porque é um fator relacionado à incerteza. E essa queda é mais forte para pessoas de baixa renda" acrescentou o diretor da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Eduardo Fraga.
Por conta disso, inovações como essas e a do Pix são de grande proveito para a ampliação dos mercados de seguros do Brasil, que são pequenos quando comparados aos de outros países.
Afinal, com mais informações, mesmo que a concorrência maior leve a uma queda de preços nos produtos, o aumento do público consumidor mais do que compensará esse impacto.
Banco Central em relação ao Open finance
A busca por dados tem sido o principal objetivo de muitas empresas, pois a partir disso, é possível alinhar estratégias condizentes com o que o cliente deseja ou precisa.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Segundo Otávio Damaso, diretor de Normas e Regulação do Banco Central, "o Open banking surgiu como uma forma de quebrar a assimetria em relação ao uso das informações, que, até um passado recente, ficavam paradas dentro das instituições financeiras".
Agora, quem detém o instrumento de pagamento tem como saber quanto e quando o cliente gasta. Além disso, outros dados serão fornecidos com consentimento do usuário, como: interesses, hobbies, hábitos de comportamento e posicionamentos.
Informamos?
No blog da Foregon você tem acesso a mais informações sobre diversos tipos de seguros. Se você gostou do artigo, deixe a sua curtida ou o seu comentário para nós. Até a próxima!
Deixe seu comentário