Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Organização financeira: você está se autossabotando?

Por Camila SilveiraPublicado em

Não ter controle dos gastos, comprar por impulso e gastar mais do que ganha são uns dos fatores que resultam em grandes problemas. Infelizmente, isso acontece entre muitos consumidores, mas é por isso que sempre oferecemos dicas de educação financeira. Confira cinco hábitos que podem atrapalhar suas finanças e veja se você está se autossabotando.

O que você procura?

Organização financeira: você está se autossabotando?

1. Não se importar com pequenas quantias

Existem diversas situações em que gastamos dinheiro sem se importar com pequenas quantias e o pior de tudo: com produtos e serviços desnecessários. Na maioria das vezes, tomamos essas atitudes sem pensar, mas não deveríamos. Por exemplo, se todas as vezes que for sair você deixar de gastar R$ 5, quanto economizaria em um ano? Faça as contas. 

2. Emprestar dinheiro com frequência

Ser bom é presentear amigos, familiares e até mesmo pessoas que vivem em casas de abrigos. Essa é uma atitude completamente nobre e você deve cultivar esse comportamento. Contudo, ser bonzinho e sempre emprestar dinheiro para aquele amigo que nunca devolve, é muito prejudicial para a saúde financeira. Sendo assim, procure evitar esse tipo de hábito, combinado?

3. Sempre ter dinheiro na carteira

Desde o momento em que as pessoas saem com dinheiro na carteira, elas estão se autossabotando. É claro que esse hábito aumenta as tentações e, muito provavelmente, você já passou por isso. 

Quem nunca foi para algum lugar sem a intenção de comprar nada e acabou levando algum produto por ter dinheiro na carteira? Acreditamos que muitas pessoas já passaram por essa situação. Pode parecer bobagem, mas esse é um dos principais hábitos que destroem as finanças pessoais.

Homem desconfiado com a mão no queixo
Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

4. Não saber dizer "não"

Esse hábito prejudica muito a saúde financeira de diversas pessoas, principalmente aquelas que têm crianças e filhos em casa. Saiba que sempre vão existir situações em que você vai precisar dizer "não" e será essa atitude que vai salvar a sua vida financeira. 

5. Prestar mais atenção nas parcelas do que no valor total

Querer comprar aquele eletrodoméstico tão desejado por apenas R$ 99 mensais pode parecer a melhor aquisição. Mas, o que muitas pessoas não sabem é que a maioria dos parcelamentos possuem juros e que o valor total, muitas vezes, sai bem mais barato.

No entanto, é sempre importante estudar todos os casos, saber se o parcelamento da compra vai afetar as suas finanças naquele momento e, por fim, escolher a melhor opção de acordo com as suas necessidades financeiras! 

E aí, você está se autossabotando? 

Esperamos ter ajudado você com o nosso conteúdo. Restou alguma dúvida? Deixe um comentário para nós e até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Tabela do Imposto de Renda 2023: o que você Precisa Saber

O Papel dos Bancos Estatais na Economia Global

Principais Benefícios do Seguro Celular e Porque você deve Contratá-lo

Como usar Crédito Pessoal de Maneira Inteligente

Pagamentos Online: Conheça os mais Utilizados

10 Formas Comprovadas e Honestas de Ganhar Dinheiro Online

Registrato do Banco Central: como Funciona?

O que é Unidade Orgânica do INSS e como Identificar