Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Os principais motivos que fazem as pessoas desistirem de solicitar um cartão

Por Camila SilveiraPublicado em

De acordo com uma pesquisa feita em 2020 pela Minsait, empresa global de tecnologia, o Brasil tem a maior quantidade de cartões de crédito e débito em circulação na América Latina. Ao mesmo tempo, o número de pessoas que não conseguem aprovação cresce cada vez mais.

Se a sua proposta é sempre recusada, veja o porquê e os principais motivos que fazem as pessoas desistirem de ter um cartão.

Seu pedido foi negado? Veja os motivos

1. Score baixo

O score é um dos principais fatores avaliados pelos bancos no momento de conceder crédito. Essa é uma pontuação que vai de 0 a 1.000, calculada com base nos seus hábitos de consumo, e que indica se você é um bom pagador. Se o seu score é baixo (entre 0 e 300) os bancos tendem a não aprovar o pedido de cartão.

2. Informações incorretas

Se no momento de preencher a proposta do cartão, você insere informações incorretas sobre você e/ou sua renda, isso pode impactar negativamente na aprovação do seu pedido. Qualquer divergência no momento da análise faz com que ela seja recusada.

3. Histórico

Assim que você solicita um cartão, o seu pedido passa por uma análise que leva em consideração a sua relação com o crédito, os seus hábitos de consumo e o seu histórico de pagamentos. Se você já teve o nome sujo, por exemplo, isso pode dificultar na aprovação. Neste caso, o ideal é solicitar o cartão no banco onde você tem conta.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

4. Valor da renda

Dentre os fatores que são avaliados na análise de crédito está o valor da renda mensal. Inclusive, a maioria dos cartões exigem uma renda mínima que, caso não seja comprovada, pode impactar negativamente na aprovação do produto financeiro.

5. Sem nome na praça

Por fim, se você não movimenta o seu CPF, não possui contas de consumo em seu nome e não tem conta bancária, fica difícil para os bancos entender quem você é. Para que o banco saiba que você paga tudo em dia, passe contas de consumo, como água, luz e internet, para o seu nome e movimente a sua conta!

Principais motivos que fazem as pessoas desistirem de ter um cartão

Definitivamente, a grande burocracia dos bancos é um dos principais motivos que fazem as pessoas desistirem de ter esse produto financeiro. Afinal, as exigências são muitas e as chances de aprovação são mínimas. Quem não ficaria frustrado? Veja agora mesmo os outros 5 principais fatores que fazem as pessoas deixarem de solicitar um cartão!

1. Endividamento

Quem não tem controle para usar o cartão de crédito e vive fazendo compras de forma impulsiva é facilmente endividado. Afinal, o cartão dá uma sensação de poder de compra, mesmo que as pessoas não tenham dinheiro para gastar e esse é o grande risco.

2. Compras por impulso

Outro motivo que faz as pessoas desistirem de ter um cartão de crédito são as compras por impulso.

Quem não gosta de comprar sem preocupações e pagar a aquisição somente depois de 30 ou 40 dias? Pois bem, tal facilidade pode ser uma grande armadilha e resultar em dívidas, entre outros prejuízos financeiros.

3. Cobranças extras

As cobranças extras do cartão de crédito, como anuidade, juros, entre outros encargos, também entram como fatores negativos, principalmente quando o titular atrasa os pagamentos.

Em pesquisa realizada pela Proteste Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, os juros praticados nos cartões são os mais altos do mercado.

4. Preocupações

Se o titular do cartão não tiver um planejamento e organização financeira, muito provavelmente ele andará preocupado com as contas do cartão. Com certeza esse é um fator que faz muitas pessoas desistirem de ter um.

5. Risco de sofrer fraudes

Por fim, apesar das transações serem extremamente seguras, sempre existe o risco de fraude na internet com o cartão de crédito, ou até mesmo no mundo real. Essa ameaça também pode resultar na desistência do produto financeiro.

Restou alguma dúvida? Se sim, deixe nos comentários!

Nosso objetivo é descomplicar todos os assuntos sobre economia e finanças, bem como auxiliar você a encontrar o produto financeiro ideal.

No Portal da Foregon, você consulta o seu score de crédito e recebe as melhores ofertas de conta, cartão e empréstimo, de acordo com o seu perfil.

Consulte o seu CPF agora mesmo para aproveitar as vantagens!

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Cartão Pão de Açúcar: benefícios e como solicitar

O que é anuidade do cartão de crédito?

Recarga com cartão de crédito: como fazer?

Veja qual cartão de crédito para CNPJ oferece mais benefícios

Os principais motivos que fazem as pessoas desistirem de solicitar um cartão

Crédito e débito: entenda a diferença e saiba qual é mais vantajoso

C6 Bank tem cartão de crédito para negativado? Confira

Apelido do cartão: entenda o que é e como cadastrar