Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Otimize a rotina do seu financeiro com uma plataforma de pagamentos

Por Galax PayPublicado em

A gestão financeira é um elemento que merece muita atenção em uma empresa. Afinal, é justamente essa gestão que garante o sucesso financeiro de uma organização. Deixar a casa em ordem, portanto, é uma tarefa essencial para as empresas.

Nesse sentido, existem diversas estratégias de gestão financeira, assim como também existem muitas ferramentas disponíveis no mercado para ajudar a proporcionar uma rotina financeira mais saudável para a empresa.

Dentre essas estratégias e ferramentas destaca-se a plataforma de pagamento online, que favorece o setor financeiro não apenas no recebimento, mas também em sua organização. Fique conosco até o fim e saiba mais.

O que é uma plataforma de pagamento online?

Uma plataforma de pagamento online é um software que reúne diversas funções de pagamento, mas que essencialmente permite que empresas de qualquer porte consigam realizar a cobrança de seus clientes e promover o recebimento sem grandes complicações.

Esse tipo de plataforma é essencial para as empresas, já que cada vez mais as barreiras da distância são rompidas, e a comercialização online já é uma realidade para a maioria das organizações.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Além disso, uma plataforma de pagamento online fornece uma possibilidade especial de organização para os setores financeiros, já que geram relatórios completos que permitem análise e otimização.

Vantagens de uma plataforma de pagamento online para o financeiro

Uma plataforma de pagamento online conta com grandes benefícios para empresas que optam por adotá-la em suas operações. Esses benefícios podem ser divididos em três grupos: marketing, pagamento e financeiro.

Para o marketing, uma plataforma de pagamento facilita o processo de decisão de compra, já que as objeções como falta de dinheiro ou ausência de limites serão superadas com a grande gama de possibilidades que a plataforma online oferece.

Para o pagamento, facilita o recebimento, diminuindo os esforços de cobrança. Por fim, na perspectiva do financeiro, garante um controle maior dos recebimentos através dos relatórios.

Confira, a seguir, algumas outras vantagens da plataforma de pagamento online:

Cobranças automatizadas

Uma plataforma de pagamento consegue realizar cobranças automatizadas, ou seja, envia mensagens de cobrança para clientes inadimplentes ou, então, notifica quando houver uma fatura próxima do vencimento.

Outro destaque vai para a possibilidade do cliente utilizar o meio de pagamento que preferir. Isso significa que a ausência de limite no cartão de crédito não será mais um problema, já que haverá opções de pagamento com boleto ou Pix, por exemplo.

As cobranças podem ser pontuais ou recorrentes. Nos dois casos uma plataforma de pagamento online consegue gerenciar.

Relatórios e dashboards

Os dados têm uma importância central na tomada de decisão das empresas, sobretudo no que diz respeito à gestão financeira.

Nesse sentido, uma plataforma de pagamento online fornece a possibilidade de ter insights poderosos sobre a gestão, justamente porque são disponibilizados relatórios e dashboards exclusivos para acompanhamento.

A personalização dos relatórios é uma funcionalidade que facilita a seleção dos dados que fazem realmente sentido para o momento do negócio.

Embora não sejam todas, ao menos a principal plataforma de pagamento online fornece, ainda, a facilidade de acompanhar todos os dados de qualquer dispositivo.

Redução da inadimplência

Com uma plataforma de pagamento online a empresa experimenta uma drástica redução da inadimplência. Isso ocorre como consequência de um esforço da plataforma de contatar o cliente através dos mais diversos canais, como WhatsApp, e-mail e até SMS.

A empresa pode configurar, ainda, uma régua de cobrança, que notificará o cliente personalizadamente. Um exemplo disso é o seguinte esquema:

  • Notificação de contas atrasadas;
  • Envio da cobrança próximo à data de vencimento;
  • Envio de dados sobre faturas abertas;
  • Tentativas de contato e caso de atraso.

Se a inadimplência e um problema em sua empresa, uma plataforma de pagamento online é a melhor resolução.

Diminuição das taxas de cancelamento

Os cancelamentos estão associados, em grande parte, aos problemas relacionados ao pagamento. Quando um cartão é recusado em uma cobrança recorrente, por exemplo, e não há uma notificação para o cliente, o cancelamento automático se estabelece.

Mas acontece, também, casos onde o cliente não consegue utilizar um determinado método naquele momento.

Quando não há outra opção, ele pode desistir da compra ou da renovação de uma assinatura. Através de uma plataforma de pagamento online ele terá diversas outras opções de meios de pagamento.

Como encontrar uma plataforma de pagamento online

Para encontrar uma plataforma de pagamento online é importante garantir que ela conte com todas as funcionalidades úteis ao cotidiano de um setor financeiro, tanto para cobranças pontuais como para pagamentos recorrentes. Um exemplo disso, é a função de automatização de cobranças.

Além disso, é essencial garantir que a plataforma aceite a maior diversidade possível de métodos de pagamento, incluindo bandeiras de cartão de crédito.

Uma boa plataforma consegue, ainda, oferecer mais que soluções de pagamentos, mas também de gestão de clientes e cobranças, contrato digital e coisas semelhantes.

A possibilidade de enviar notificações personalizadas de cobranças para os clientes com links de pagamento também é uma função fundamental para as plataformas de pagamento.

Conclusão

Neste post, compreendemos um pouco mais sobre plataforma de pagamento online, definindo-a como um software que reúne diversas funções de pagamento, mas que essencialmente permite que empresas de qualquer porte consigam realizar a cobrança de seus clientes e promover o recebimento sem grandes complicações.

Entre as vantagens desse tipo de plataforma está a cobrança automatizada, a geração de relatórios, a redução de inadimplência e, por fim, a diminuição dos cancelamentos.

Por fim, destacamos os elementos essenciais de uma plataforma de pagamentos, sendo:

  • Automatização de cobranças;
  • Aceitação de diversos métodos de pagamento;
  • Gestão de clientes;
  • Contrato digital;
  • Notificações personalizadas;
  • Links de pagamento, etc.

Que tal atualizar a forma de pagamento da sua empresa? Conheça o Galax Pay e confira todas as soluções disponíveis.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Galax Pay

O sistema de pagamento recorrente Galax Pay pode ser integrado com todo sistema gerencial através de uma API, o que permite acesso a todos os dados financeiros em um único lugar. Com o uso do sistema todas as informações podem ser acessadas do mesmo lugar, além das cobranças serem automatizadas, facilitando o dia a dia, e tornando a gestão mais simples. Outro diferencial do sistema é a possibilidade da empresa criar um sistema de e-commerce de planos de assinatura em menos de 5 minutos. Ao longo de quatro anos de atividades, a startup conquistou mais de dois mil clientes que tiveram uma diminuição significativa no número de devedores das empresas.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Descubra como ganhar dinheiro no YouTube em 2022 (guia completo)

Qual o CNPJ do Banco Pan?

Porque diversificar meios de cobrança da sua empresa

Descubra o poder de uma boa primeira impressão para impulsionar seus negócios

Otimize a rotina do seu financeiro com uma plataforma de pagamentos

Utilizar a Braip é seguro?

Marcação a mercado: como ganhar dinheiro com o Tesouro Direto

Comprovante de renda para autônomo, como emitir?