Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

P2P Lending: o que é e como funciona?

Por Jennifer FigueiredoPublicado em

O termo P2P Lending remete aos empréstimos realizados entre pessoas, sem interferências de um banco, com o auxílio de uma plataforma digital. Este modelo de negócios está ganhando seu espaço no Brasil e no mundo, junto com a ascensão das fintechs. Entenda melhor como esse procedimento funciona.

Como funciona o P2P Lending?

No mercado financeiro tradicional, aqueles que possuem grandes quantias, aplicam esses valores em bancos. Este, pode realizar empréstimos a clientes que precisam de dinheiro e com isso, arcam com os juros. É daí que parte uma grande porcentagem dos lucros dessas instituições.

Diante desta situação, foram criadas as empresas de Peer-to-Peer (P2P) Lending, que atuam de forma online, onde há uma economia na estrutura da empresa e, com isso, os custos e as burocracias também diminuem. Então as empresas conseguem oferecer um rendimento melhor ao investidor cobrar juros mais baixos por seus serviços de empréstimos.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Vale a pena investir?

No Brasil, apenas algumas empresas trabalham com esse modelo de investimento e crédito, como a Biva, por exemplo. Nessas plataformas digitais os empreendedores que buscam um empréstimo passam por uma análise e aprovação, seguindo diversos critérios.

Se aprovadas, são os investidores que escolhem o quanto querem investir no empreendedor. Mas, assim como em outros investimentos, este pode oferecer riscos para quem investe, com a possibilidade do não pagamento das parcelas.

Invista em outras opções

Caso não tenha se identificado com essa modalidade de investimento, existem outras oportunidades para você. Preparamos um conteúdo especial sobre as possibilidades no mercado, conheça e compare:

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Jennifer Figueiredo

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Imposto de renda: saiba como sair da malha fina

Aumento da energia: saiba quais são os vilões da conta de luz

Aneel aciona bandeira vermelha em patamar 2 e impacta economia brasileira

Organizze: veja o passo a passo de como usar o aplicativo para controlar suas finanças

A melhor forma de utilizar o dinheiro da restituição do IR 2021

Cashback: guia completo

Dia dos namorados: como economizar?

5 dicas para você cuidar do seu dinheiro e gastar sem culpa