Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Pagamento de dívidas: descubra com esses 5 livros qual a melhor forma de começar

Por VoittoPublicado em

Você sabia que o Brasil registrou, em 2022, o maior grau de endividamento dos últimos 12 anos? Segundo dados da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), expostos pelo jornal "O Povo", cerca de 12,5 milhões de brasileiros terminaram o mês de fevereiro endividados, o que representa 76,6% das famílias brasileiras. 

Poderíamos dizer que esse é um resultado da falta de planejamento da população no Brasil, mas sabemos que essa é uma consequência das altas taxas de juros impostas pelos bancos e do crescente aumento da inflação, que tem interferido no poder de compra do trabalhador.

Todos os dias vemos os preços dos produtos aumentarem, mas o salário continua o mesmo, e, devido a isso, acabamos por nos endividar.

A realidade, infelizmente, é essa, e o que podemos fazer para te ajudar nessa caminhada é proporcionar conhecimento para que você saia do vermelho e seja capaz de se planejar financeiramente para evitar dívidas futuras. 

Então, que tal conferir esses 5 livros que selecionamos para que você aprenda como começar a pagar seus débitos? Vamos nessa!

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

1. Orçamento sem Falhas – Nath Finanças

Se endividar é uma das coisas mais fáceis do mundo, basta comprar algo que fuja da sua receita mensal. Uma vez feita uma dívida, pagar é o grande problema. Por isso, Nathália Rodrigues, mais conhecida como Nath Finanças, levanta o questionamento em seu livro "Orçamento sem Falhas": 

"Se tem uma dívida, você conta quanto tempo vai levar e tudo de que vai precisar abrir mão para quitá-la?"

Nath, uma estudante de administração que veio de família humilde, ensina que independente da razão pela qual você se endividou, alguns passos devem ser seguidos para quitar as dívidas de maneira mais fácil, são eles: 

  1. Priorize pagar as dívidas, não gaste com coisas desnecessárias nesse período;
  2. Foque nas dívidas que possuem maiores juros e busque negociar.
  3. Evite tomar as mesmas decisões que o levaram a se endividar.

Enquanto aplica essas dicas, procure aprender mais sobre gestão financeira pessoal, para não só pagar suas dívidas, como também prosperar financeiramente. Se aprofunde nessa obra e não caia mais nas armadilhas do mundo financeiro! 

Capa do livro

2. Eu Vou te Ensinar a Ser Rico – Ben Zruel

Você já gastou o cheque especial para pagar o cartão de crédito? Pegou um empréstimo para pagar o cheque especial? Está fazendo uma dívida para pagar a outra? Ben Zruel explica em seu livro "Eu Vou te Ensinar a Ser Rico" que "para sair do buraco, primeiro é preciso parar de cavar". 

Segundo esse autor e empresário de sucesso, o primeiro passo para se livrar das dívidas é viver com um padrão de vida abaixo do que seu salário permite. Dessa forma, anote todos os seus gastos e reflita sobre o porquê de não estar sobrando dinheiro. 

Apenas após entender suas finanças e cortar o que é desnecessário, você será capaz de começar a pagar suas dívidas. O autor ainda dá as seguintes dicas:

  1. Não confie na orientação de funcionários de bancos; 
  2. Pague toda a dívida de uma só vez, nada de dividir; 
  3. Não tente abater uma dívida criando outra;
  4. Não use cartão de crédito caso não tenha controle sobre suas finanças.

Organize sua vida financeira e aprenda como realmente é viver em paz com o dinheiro! 

Resumo do livro

3. Como Organizar Sua Vida Financeira – Gustavo Cerbasi

Como podemos ver até aqui, é necessário ter um controle físico do orçamento da família, através de uma caderneta ou planilha, para evitar o endividamento ou, até, para se livrar de dívidas. 

Gustavo Cerbasi, referência em inteligência financeira no Brasil, explica em seu livro "Como Organizar Sua Vida Financeira" que devemos organizar nossas finanças tendo sempre um objetivo em mente, transformando, assim, nossos cortes nas despesas em passos para um objetivo maior.

O autor explica ainda que toda a família precisa estar ciente e incluída no orçamento, para que saibam que economizar e pagar as dívidas é uma meta de todos e que beneficia cada membro da família. 

Cerbasi recomenda ainda que, antes de fazer as compras da casa, deve-se: ter uma lista, saber o quanto pode gastar, pesquisar os melhores preços e sempre ser fiel aos seus objetivos. Ao controlar seus gastos, você será capaz de enxergar novas maneiras de pagar suas dívidas. 

Capa do livro

4. A Riqueza da Vida Simples – Gustavo Cerbasi

Cortar gastos provavelmente não irá te fazer feliz. Pensando nisso, trouxemos como sugestão uma obra que te mostrará que não é necessário tomar decisões drásticas para conseguir pagar suas pendências financeiras. 

Gustavo Cerbasi e outros autores que mencionamos até aqui já te ensinaram a importância de colocar na ponta do lápis todas as suas receitas e gastos, certo? Agora, Gustavo te ensinará através da obra "A Riqueza da Vida Simples" como melhorar sua vida financeira sem deixar de desfrutar da vida.

O autor ensina que uma das maiores causas do endividamento é tentar viver uma vida que se equipare à vida do outro. Você não precisa trocar de carro ou de celular agora, precisa? Dessa forma, Cerbasi ensina que para reduzir os gastos devemos nos fazer três perguntas antes de comprar: 

  1. "Eu realmente quero isso ou estou sendo influenciado?" 
  2. "Eu realmente preciso disso?" 
  3. "Eu posso comprar isso sem comprometer o meu eu do futuro?" 

O autor ensina, ainda, que para reduzir gastos devemos: pedir emprestado, comprar coletivamente e dividir o uso do produto, consertar o que estragou, acompanhar o preço dos produtos que precisamos com frequência e comprar apenas o que realmente desejamos, não aquilo que o outro tem. 

Capa do livro

5. The Total Money Makeover – Dave Ramsey

Muitas pessoas pensam que estar endividado é dever no cartão de crédito, estar no cheque especial, ou em dívida com uma pessoa ou instituição por causa de um empréstimo, porém Dave Ramsey explica em seu livro "The Total Money Makeover" que até um financiamento é uma dívida para se preocupar. 

O autor explica que mesmo que a dívida não seja seu maior gasto mensal, ela ainda é a sua pior despesa, pois qualquer erro cometido pode fazê-la crescer através dos juros abusivos impostos pelos bancos. Então que tal partirmos para as dicas encontradas no livro?

O primeiro passo é listar suas dívidas das menores para as maiores. Segundo Ramsey, o processo de ir liquidando as dívidas nos inspira a lidar com as maiores e mais difíceis de pagar. É necessário que nesse momento alguns sacrifícios sejam feitos para acumular o máximo de dinheiro possível para quitá-las.  

Após o processo de quitação, é importante manter um padrão de vida no qual seus gastos não ultrapassem seus ganhos, ou seja, não compre coisas que seu eu do futuro terá que pagar. Seguindo os conselhos do autor, você viverá uma vida próspera e livre de dívidas, então, não perca tempo!

Capa  do livro

Saia do vermelho e alcance a liberdade financeira! 

Ninguém dorme bem sabendo que tem uma dívida que fica cada vez maior graças aos juros abusivos dos bancos, certo?

Então, comece a dar os primeiros passos para começar a pagar suas dívidas! 

Todas as obras aqui apresentadas foram escritas por quem realmente entende de finanças, então, pegue o caderninho, se aprofunde nessas leituras e faça o planejamento que combina com você.

Não perca tempo, alcance a tão sonhada liberdade financeira! 

Este post foi produzido pela equipe do PocketBook4You, uma plataforma que oferece centenas de resumos de livros dos maiores autores e best-sellers da atualidade, e tem como principal missão levar conhecimento diversificado que se encaixa no dia a dia de cada um dos seus usuários, ao redor do Brasil e do mundo!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Voitto

Somos uma escola online de negócios que ensina habilidades que todo profissional, independentemente da sua área de atuação, deveria dominar para melhorar seus resultados e acelerar sua carreira.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

O que é pró-rata e como calculá-lo?

5 dicas para viver com um salário mínimo

5 dicas de como ganhar dinheiro sendo estudante

Cheque: entenda o que é e conheça suas variações

Lei do Superendividamento: saiba como renegociar suas dívidas sem extrapolar seu orçamento

Como se organizar para comprar sua casa própria em 2022

Conta bancária: conheça os principais tipos

Transferência bancária: como funciona a operação?