Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Pagamento do abono salarial PIS/Pasep de 2020 é adiado para 2022

Por Thais SouzaPublicado em

Os trabalhadores que estavam contando com o dinheiro do Pis/Pasep neste ano terão que se reprogramar. O pagamento que seria depositado no segundo semestre de 2021 foi adiado para 2022, decisão foi tomada pelo Codefat. Continue a leitura para entender porquê.

Pagamento do PIS/Pasep de 2020 é adiado para 2022

No dia 24 de março, o Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (Codefat) aprovou resolução que muda o calendário de pagamento do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep). A decisão foi uma recomendação da Controladoria-Geral da União.

Com a resolução, os trabalhadores que deveriam receber o PIS/Pasep referente ao ano de 2020 a partir do segundo semestre só terão acesso ao dinheiro em 2022.

PIS/Pasep adiado: como vai funcionar?

O abono salarial era pago no segundo semestre do ano seguinte e terminava no primeiro semestre do ano posterior, seguindo os meses de nascimento dos trabalhadores. Por exemplo, o PIS/Pasep do ano de 2019 foi pago no segundo semestre de 2020, em julho, e terminou no dia 11 de fevereiro, primeiro semestre de 2021.

Portando, seguindo a antiga regra, o abono salarial de 2020 começaria a ser pago no segundo semestre de 2021. Com a mudança, os valores só começarão a ser pagos no primeiro semestre de 2022 e terminarão no segundo semestre do mesmo ano.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

A Codefat anunciou ainda que a decisão não vele apenas para o o PIS/Pasep de 2020. A partir de 2022, os valores serão todos pagos no primeiro semestre de cada ano.

O calendário de pagamento do abono salarial de 2020 ainda não foi divulgado, mas o PIS continuará sendo pago de acordo com a data de nascimento dos trabalhadores e o Pasep de acordo com o último número da inscrição de cada servidor público. As datas e os calendários serão divulgados no início de 2022.

De acordo com a Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia, a alteração nas datas de pagamento foi necessária para evitar o descumprimento de regras contábeis e financeiras, para que as despesas não fossem divididas em dois anos.

Leia também

No blog da Foregon você confere conteúdos sobre esse e outros assuntos relacionados ao mercado e finanças. Aproveite e leia também:

Deixe seu comentário se ficou com alguma dúvida e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Score Serasa: pagar contas em dia terá peso ainda maior para aumento da pontuação

Cartão Visa Infinite: conheça a novidade do Banco do Nordeste

Cartão de crédito Caixa Econômica: saiba como manter anuidade grátis

Fintech Magalu: conheça os novos produtos e serviços financeiros

Bandeira verde deixará a conta de luz mais barata?

PicPay Card: anuncia fim da promoção de cashback de 5%

Conheça a nova função de consulta ao score de crédito do PicPay

Falha de sistema no C6 Bank resulta em desvio de R$ 23 milhões