Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Pagamento por QR Code será aceito em transportes públicos de São Paulo

Por Camila SilveiraPublicado em

A startup paulista UPM2, que realizou uma parceria com a SPTrans para implementar leitores de código em ônibus (QR Code), anunciou na quinta-feira (9) a expansão do serviço para mais de 600 veículos da frota municipal até março de 2022, através do aplicativo SP Pass.

Tal solução de pagamento começou a ser testada nos ônibus da SPTrans em outubro, ainda quando o software responsável pelo recurso estava em fase de testes.

Agora, a UPM2 afirma que ele está pronto, devendo se tornar amplamente disponível até março do ano que vem, dentro do cronograma de seis meses determinado pela própria startup.

No início, o pagamento por QR Code estava funcionando para 17 ônibus da linha 4031-10 (Parque Santa Madalena-Metrô Tamanduateí) e até o momento a UPM2 não deu o nome das linhas que vão contar com a nova solução de pagamento.

Em nota ao Tecnoblog, a empresa afirma que "elas ainda estão sendo definidas em estudo técnico".

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

É importante ressaltar que os passageiros que escolherem a opção de pagamento via QR Code não terão direito aos benefícios do Bilhete Único, que permite ao usuário do transporte público embarcar em quatro ônibus dentro de três horas pelo preço de uma única passagem.

O Bilhete Único também possibilita a integração entre ônibus e CPTM ou Metrô por um preço reduzido. Apesar disso, um aspecto positivo do pagamento por QR Code é evitar as filas e a recarga do bilhete.

De acordo com Rodrigo Petroni, cofundador e CEO da startup de mobilidade, a expansão do projeto facilitará a vida da população brasileira.

"Estamos muito animados em participar desse momento de grande transformação tecnológica, em um dos maiores sistemas de transporte público do mundo", diz o executivo.

Como comprar bilhetes de ônibus utilizando o QR Code?

O SP Pass, aplicativo de mobilidade que oferece o pagamento via QR Code, também é resultado da parceria da UPM2 com a SPTrans. Ele está disponível para celulares iOS e Android.

Além de ser uma forma de pagamento para o ônibus, o SP Pass funciona como uma carteira digital.

Dessa forma, o usuário pode acessar um cartão virtual na modalidade pré-pago, pagar suas contas, recarregar seu celular e até obter créditos para serviços, como o 99 e bicicletas do Itaú.

Para finalizar a compra de bilhetes de ônibus, o usuário deve realizar um depósito de dinheiro na carteira digital, seja por meio de um boleto, transferência ou em casas lotéricas.

Em comunicado, a SPTrans recomendou o pagamento via QR Code aos turistas que visitarem São Paulo. Assim, eles não precisam de notas para comprar passagens, o que pode gerar muito mais praticidade.

Embora seja uma novidade para os ônibus paulista, o leitor de códigos já é utilizado na CPTM e no metrô desde 2020. O sistema que permite o pagamento é chamado de TOP, funcionando com códigos impressos ou que aparecem na tela do celular.

De acordo com a UPM2, diversas outras cidades estão interessadas em aplicar a solução de pagamento via QR Code — algo que deve entrar em prática no próximo ano.

Gostou do conteúdo?

Esperamos ter ajudado você com essas informações. Se você gostou do conteúdo, deixe a sua curtida ou o seu comentário para nós e até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Alt.bank lança cartão de crédito para negativados e pessoas com score baixo

Motivar seus colaboradores por meio de suas próprias conquistas é a estratégia de gamificação utilizada pela Foregon em tempos de home office

Foregon – Fintech prudentina abre 10 novas vagas de emprego

C6 Bank lança o primeiro cartão biodegradável do Brasil

Tesouro Direto vai lançar título próprio para aposentadoria

Setor imobiliário: pagamentos à vista cresceram por falta de crédito bancário

Santander autoriza biometria facial para transações

Impacto da inflação dos EUA na economia brasileira