Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Pagamento recorrente: conheça essa modalidade de vendas online

Por Sabrina VansellaPublicado em

O pagamento recorrente que também pode ser chamado de clubes de assinatura, apresentou um crescimento de 2020 por volta de 12%. O aumento foi esperado, já que um número maior de pessoas passaram mais tempo nas próprias casas.

Neste momento, esta modalidade de venda tem ganhado mais espaço no mercado, nas mais diversas áreas. Os consumidores também estão empolgados com as vantagens que esse sistema oferece.

Quer entender mais sobre o pagamento recorrente? Conheça os benefícios desse sistema e, quem sabe, aumentar o faturamento do seu negócio!

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Como funciona o pagamento recorrente?

Basicamente, essa modalidade de pagamento é uma cobrança recorrente, semelhante ao sistema de "parcelas", no qual o pagamento pode ser feito por um prazo pré-determinado. Ou seja, mensal, bimestral, trimestral, semestral ou anual, são as opções de pagamento recorrente por um determinado produto ou serviço.

A cobrança acontece automaticamente no cartão de crédito, débito ou no boleto bancário. A vantagem está em não se preocupar em fazer o pagamento periodicamente. 

Qual a principal diferença entre pagamento recorrente e parcelamento?

A principal diferença entre o pagamento recorrente e o parcelamento pode ser visto ao perceber que o serviço contratado por um determinado período não utiliza o uso do limite do cartão. No entanto, ao realizar um pagamento parcelado, o limite do cartão de crédito sofre um bloqueio, mesmo que o consumidor não tenha que fazer o pagamento periódico.

Atualmente, quais serviços posso adquirir com o pagamento recorrente?

São diversas áreas e nichos que oferecem o sistema de assinatura de um serviço ou produto. Desde academias, escolas, plataformas de streaming (filmes e músicas), cerveja, vinhos, livros, produtos de beleza, entre outros.

Os clássicos também estão presentes, como sites de jornais e revistas. Conseguiu entender que hoje este serviço é utilizado em diversos segmentos, certo?

Que tal adicionar o pagamento recorrente na sua empresa?

Para aderir esta forma de pagamento recorrente, é preciso que sua empresa ofereça serviços ou produtos de maneira regular aos consumidores. Ou seja, as novidades devem existir para que o seu cliente não ache que o serviço ou produto não está mais oferecendo benefícios.

Outro ponto que merece destaque é a possibilidade do fluxo de receita no caixa da empresa ser garantido. Assim dizendo, a previsão orçamentária a longo prazo será mais concisa, o que te permite entender qual o melhor período para fazer investimentos.

Principais vantagens deste formato de trabalho na sua empresa:

  • Aumento da fidelidade dos clientes;
  • Redução do custo de aquisição de clientes;
  • Processos de cobrança automatizados;
  • Faturamento mais eficiente;
  • Planejamento financeiro antecipado e adequado.

Conheça empresas em destaque com a forma de pagamento recorrente

Fazer parte de um grupo é essencial para muitas pessoas. Se você ama ouvir música, por que não estar rodeado de pessoas apaixonadas pela sua paixão ao utilizar o Spotify, por exemplo? Ao aderir esta forma de pagamento, algumas empresas apostam neste pensamento. Confira:

Spotify

A empresa oferece um serviço de streaming de música, podcast e, até mesmo, vídeo em uma mesma plataforma. A popularidade do Spotify, atualmente, chega a aproximadamente 356 milhões de usuários ativos mensais. Apesar de algumas funções serem pagas, o aplicativo (Android e iOS) permite o acesso livre para ouvir música. 

Basicamente, a empresa quer fidelizar o cliente a iniciar o pagamento recorrente de cartão de crédito, débito ou boleto bancário. Afinal, aqueles que assinam o plano Premium conseguem fazer download de músicas para escutar offline e ficam livres dos anúncios.

Netflix

Apesar de oferecer um período de carência de até 30 dias para utilizar a plataforma, a Netflix (disponível para Android e iOS) também utiliza o sistema de pagamento recorrente. Neste momento, são mais de 204 milhões de assinantes que assistem filmes, séries e documentários.

As formas de pagamento são opcionais para os consumidores, entre cartão de crédito e débito em conta. Criada em 1997, essa plataforma de streaming revolucionou o mercado de entretenimento.

Beautybox

Pertence ao grupo Boticário, a Beauty Box tem como segmento a beleza e, para isso, aposta em diversas marcas de perfumaria, maquiagem, unhas e outros cuidados. 

Com o objetivo de fidelizar a relação com os clientes, a empresa oferece um serviço de assinatura com as novidades no mundo da beleza, com a forma de pagamento recorrente. 

Wine

O Wine é considerado o maior clube de assinatura de vinhos do mundo, em 2016 já contava com 140 mil assinantes. Ao utilizar o pagamento recorrente, a experiência é exclusiva para degustação de vinho.

A personalização é um diferencial ao assinar o Wine, pois os assinantes podem escolher os tipos de vinho que gostariam de receber mensalmente.

Gostou do nosso conteúdo?

Você também utiliza um serviço que conta com pagamento recorrente? Comente aqui. Não esqueça de clicar no "like". Até breve!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Pensa em fazer intercâmbio? Confira 5 dicas para guardar dinheiro

Parceria entre next e Veloe oferece 24 mensalidades gratuitas

Controle financeiro: confira 6 estratégias para e-commerce!

7 aplicativos que vão te ajudar a economizar muito

Pix: saiba o que você já pode pagar utilizando esse sistema

Viagem dos sonhos: como se organizar e juntar dinheiro?

Instagram como ferramenta de negócios: guia completo

Como recarregar Bilhete Único pelo celular?