Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Pagamentos online: como oferecer com segurança

Por Galax PayPublicado em

Se um dia te contaram que receber pagamentos online é um processo burocrático e bastante estressante, continue lendo este artigo. A nossa proposta é mostrar que ele pode ser mais simples do que parece, tanto para a loja virtual, quanto para a experiência do cliente.  

Veja agora como receber pagamento online em sua loja virtual.  

Por que oferecer pagamentos online com segurança?

Diversos estudos e reportagens de televisão já mostraram que a tentativa de fraudes online aumentou nos últimos meses. O jornalista Matheus de Azevedo, 32 anos, foi vítima desse tipo de crime. 

"Após uma compra online, clonaram os meus dados. Fui informado pelo banco e cancelaram o cartão de crédito. Por isso, agora sempre procuro empresas que sejam confiáveis no segmento. Caso contrário, não informo os meus dados", conta. 

Para que clientes, como Matheus de Azevedo, não sofram tentativas de fraude e prejudiquem a imagem da sua empresa, é fundamental oferecer pagamentos online com segurança. 

Receber pagamentos online: como funciona?

O primeiro passo é investir em uma plataforma de pagamento. O mercado contém três ótimas alternativas para o seu negócio. 

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Em grande parte dos casos, o gateway e o intermediário são os recursos mais utilizados pelas empresas. 

  • Intermediário: opera como um cadastro único. Os clientes têm acesso a várias formas de pagamento sem nenhuma taxa fixa. Exemplos: Paypal, Pag Seguro e o Mercado Pago.
  • Gateway de pagamento: responsável pela conexão entre consumidor e as operadoras dos cartões. Porém, uma das principais vantagens é que o lojista pode fazer negociações com a própria operadora, garantindo taxas mais econômicas.

Quando a sua loja virtual oferece várias formas de receber pagamento pela internet, ela tem mais chances de converter os usuários em clientes. Isso porque, a etapa de pagamento (checkout) é um dos momentos em que o comércio eletrônico sofre mais com o abandono pelo cliente. 

A evasão de consumidores ocorre porque o usuário não encontra o tipo de pagamento online mais adequado para a realidade dele, prejudicando a experiência do consumidor. 

Nunca é demais lembrar que uma plataforma para receber pagamentos online traz mais segurança para o consumidor, uma vez que ela contém criptografia de dados, entre outros recursos. 

Por fim, e não menos importante, ter várias maneiras de receber pagamento online faz com que o consumidor tenha um processo mais rápido e com menos burocracia. E, como se sabe, a velocidade na compra online é um dos pontos mais importantes para os clientes. 

Como receber pagamento online? 

Essa é uma das dúvidas mais frequentes entre os lojistas, especialmente daqueles que estão iniciando um empreendimento online. 

Para compreender o processo com mais clareza, é importante ter em mente que uma compra online envolve cinco ativos. 

  1. Comprador;
  2. Loja virtual;
  3. Intermediador;
  4. Adquirente;
  5. Banco.

Primeiro, o comprador acessa a loja online e conclui a compra. Depois, o pagamento é feito pela subadquirente, que registra os dados bancários do consumidor para verificar com a adquirente e a instituição financeira. 

Quando os dados bancários são confirmados, a adquirente e a instituição financeira finalizam a transação. O valor é depositado na conta pagadora e encaminhado para a loja virtual. 

Em um primeiro momento, você pode ter achado esse processo complicado e lento. Porém, a boa notícia é que na prática ele ocorre de forma diferente, podendo ser finalizado em poucos segundos. Ou seja: tão rápido quanto o Pix (pagamento eletrônico instantâneo).

Gateway de pagamento 

Uma das principais vantagens ao utilizar o gateway de pagamento é que ele torna a etapa do subadquirente mais prática ou até mais rápida. 

Em outras palavras, é necessário ter conexão com todos esses pontos para que o processo ocorra sem problemas. No entanto, o ambiente online oferece várias alternativas que podem ser aplicadas nesse percurso. 

Quais são as formas de receber pagamento online? 

Em uma loja virtual, é possível oferecer várias opções de pagamento para os clientes. Veja abaixo quais são os mais utilizados por grande parte das empresas. 

  • Cartão de crédito: um dos meios de pagamento mais populares, uma vez que a comprovação do pagamento pode ser feita em poucos segundos. Outro ponto positivo é que o cliente pode fazer o pagamento a prazo, isto é, por parcelamento;
  • Cartão de débito: o cliente pode fazer o débito em conta imediatamente. É uma ótima opção para fazer pagamentos em dinheiro no mundo virtual;
  • Boleto bancário: uma das opções mais antigas do mercado, porém, ainda é utilizada nas lojas virtuais. O cliente pode pagar um produto à vista, fazendo com que o recebimento de dinheiro seja feito com mais agilidade;
  • Débito em conta: o processo é semelhante ao cartão de débito. A diferença é que é utilizado o número da conta, e não do cartão para fazer o pagamento. O banco é responsável por intermediar a transação, que é aplicada com mais frequência em pagamentos recorrentes;
  • Transferência bancária: O Pix trouxe mais praticidade para as lojas virtuais. Ele é rápido, seguro e bastante utilizado pelos consumidores como meio de pagamento.

Vale ainda mencionar o link de pagamento. Trata-se de um recurso que deve ser criado pelo próprio vendedor. Ele pode ser encaminhado em qualquer hora do dia, seja por meio de e-mails, aplicativos de mensagens, entre outros canais. 

Na URL, o cliente tem acesso às informações da compra, como o tipo de pagamento que, em grande parte dos casos, é o cartão de crédito. 

Engana-se quem pensa que o link de pagamento é indicado somente para grandes empresas que contém estruturas avançadas de tecnologia. Pelo contrário, o recurso é prático e pode ser uma ótima alternativa para pequenos e médios empreendedores. 

Percebeu que oferecer pagamento online com segurança não é um bicho de sete cabeças? Para tornar esse processo ainda mais tranquilo, tenha cuidado na hora de escolher uma empresa para receber transações online. 

Neste momento, é fundamental ter todas as formas de pagamento que atendam o consumidor, garantindo espaço para cobranças únicas e recorrentes, fazer a gestão de cobranças e clientes, além de ter segurança de dados. 

Pronto! Agora, você tem informações suficientes para garantir um ótimo processo para receber pagamento online em sua loja virtual. O próximo passo é entender como receber pagamento de cartão de crédito por celular. Descubra!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Galax Pay

O sistema de pagamento recorrente Galax Pay pode ser integrado com todo sistema gerencial através de uma API, o que permite acesso a todos os dados financeiros em um único lugar. Com o uso do sistema todas as informações podem ser acessadas do mesmo lugar, além das cobranças serem automatizadas, facilitando o dia a dia, e tornando a gestão mais simples. Outro diferencial do sistema é a possibilidade da empresa criar um sistema de e-commerce de planos de assinatura em menos de 5 minutos. Ao longo de quatro anos de atividades, a startup conquistou mais de dois mil clientes que tiveram uma diminuição significativa no número de devedores das empresas.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 5 aplicativos que enviam dinheiro para o exterior

Quais mudanças o Open Banking traz para a nossa vida financeira?

BRL: entenda o que essa sigla significa na sua fatura do cartão

Corte 17 despesas mensais que podem se transformar em renda extra

Aplicativos para aumentar score de crédito: verdade ou mito?

Tag Itaú de passe livre em pedágios e estacionamentos: conheça e veja como solicitar

Pagar passagem de ônibus com cartão de débito ou crédito: veja como

Prêmio de 1,5 milhão do BBB: saiba quanto rende na poupança e em outros investimentos