Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Para que serve o Comprovante de Rendimentos?

Por Jennifer FigueiredoPublicado em

Você sabe para que serve o comprovante de rendimentos? Caso seja um trabalhador registrado e faça a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda, deve entender que este documento contém informações importantes para serem atestadas junto à Receita Federal.

Comprovante de rendimentos: para que serve?

O comprovante é utilizado para preparar a declaração de rendimentos no IR do contribuinte. Neste documento, constam as informações que os contratantes prestaram ao fisco.

Os informes de rendimentos devem ser emitidos e fornecidos tanto por empregadores como instituições financeiras e outras tantas fontes que retiveram imposto de renda ao longo do ano anterior.

A Receita Federal ainda aponta que um dos equívocos mais comuns que fazem muitos contribuintes caírem na malha fina é declarar valores diferentes do que consta nos comprovantes emitidos pela fonte pagadora.

É possível declarar o IR 2020 sem comprovante de rendimentos?

Sim. Caso o empregador não forneça o comprovante de rendimentos até o último dia útil de fevereiro de 2020, o contribuinte deverá apresentar normalmente a declaração do Imposto de Renda até o prazo final estipulado.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Neste caso, o próprio declarante deve fazer a soma de todos os rendimentos no ano anterior. Para preparar a declaração com calma, empenhe-se em fazer os cálculos com antecedência e cumpra o prazo estipulado.

Para saber mais

Devido a grande importância do comprovante de rendimentos para a vida do contribuinte, muitas dúvidas podem surgir. Por isso separamos os para sua leitura alguns artigos relacionados ao tema:

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Jennifer Figueiredo

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 5 aplicativos que enviam dinheiro para o exterior

Quais mudanças o Open Banking traz para a nossa vida financeira?

BRL: entenda o que essa sigla significa na sua fatura do cartão

Corte 17 despesas mensais que podem se transformar em renda extra

Aplicativos para aumentar score de crédito: verdade ou mito?

Tag Itaú de passe livre em pedágios e estacionamentos: conheça e veja como solicitar

Pagar passagem de ônibus com cartão de débito ou crédito: veja como

Prêmio de 1,5 milhão do BBB: saiba quanto rende na poupança e em outros investimentos