Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Para que serve o Comprovante de Rendimentos?

Por Jennifer FigueiredoPublicado em

Você sabe para que serve o comprovante de rendimentos? Caso seja um trabalhador registrado e faça a Declaração de Ajuste Anual do Imposto de Renda, deve entender que este documento contém informações importantes para serem atestadas junto à Receita Federal.

Comprovante de rendimentos: para que serve?

O comprovante é utilizado para preparar a declaração de rendimentos no IR do contribuinte. Neste documento, constam as informações que os contratantes prestaram ao fisco.

Os informes de rendimentos devem ser emitidos e fornecidos tanto por empregadores como instituições financeiras e outras tantas fontes que retiveram imposto de renda ao longo do ano anterior.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

A Receita Federal ainda aponta que um dos equívocos mais comuns que fazem muitos contribuintes caírem na malha fina é declarar valores diferentes do que consta nos comprovantes emitidos pela fonte pagadora.

É possível declarar o IR 2020 sem comprovante de rendimentos?

Sim. Caso o empregador não forneça o comprovante de rendimentos até o último dia útil de fevereiro de 2020, o contribuinte deverá apresentar normalmente a declaração do Imposto de Renda até o prazo final estipulado.

Neste caso, o próprio declarante deve fazer a soma de todos os rendimentos no ano anterior. Para preparar a declaração com calma, empenhe-se em fazer os cálculos com antecedência e cumpra o prazo estipulado.

Para saber mais

Devido a grande importância do comprovante de rendimentos para a vida do contribuinte, muitas dúvidas podem surgir. Por isso separamos os para sua leitura alguns artigos relacionados ao tema:

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Jennifer Figueiredo

Graduanda em Jornalismo pela Universidade do Oeste Paulista e Redatora na Foregon, gosta de falar sobre os produtos financeiros que oferecem as melhores vantagens. Nas horas vagas, procura a companhia de amigos para descontrair.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Imposto de renda: saiba como sair da malha fina

Aumento da energia: saiba quais são os vilões da conta de luz

Aneel aciona bandeira vermelha em patamar 2 e impacta economia brasileira

Organizze: veja o passo a passo de como usar o aplicativo para controlar suas finanças

A melhor forma de utilizar o dinheiro da restituição do IR 2021

Cashback: guia completo

Dia dos namorados: como economizar?

5 dicas para você cuidar do seu dinheiro e gastar sem culpa