Pensa em fazer intercâmbio? Confira 5 dicas para guardar dinheiro
Conhecer outras culturas faz parte do objetivo de muitos jovens. No entanto, conseguir realizar o sonho de fazer um intercâmbio demanda foco e planejamento, principalmente para guardar o dinheiro necessário.

Quer entender o que deve ser levado em consideração para fazer um intercâmbio e como poupar seu dinheiro sem pesar no bolso? Continue a leitura.
O que você procura?
Escolha o destino e fique atento a conversão da moeda
São muitos destinos interessantes: Austrália, Estados Unidos, Canadá, França, Inglaterra e outros. Provavelmente você já tem um destino em mente, mas ao pesquisar os valores essa decisão pode mudar para uma nova aventura. No momento atual, é preciso levar em consideração a conversão do real em relação a outras moedas.
Por exemplo, o real é mais desvalorizado em relação ao euro, do que ao dólar. No entanto, apesar da diferença não ser tão alta, todo dinheiro faz diferença.
Decida quanto tempo vai ficar, se vai trabalhar ou não, se vai buscar alguma agência especializada que te ajude no processo, os custos da emissão do passaporte, entre outros.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Trace metas e economize
Agora que o destino do intercâmbio foi escolhido, faça um planejamento e acrescente os gastos citados anteriormente, mas não se esqueça da reserva de emergência.
Quando o plano fica apenas no mental, as chances dele não ser levado a sério aumentam. Por isso, faça uma lista no papel ou até mesmo no seu celular e trace metas e objetivos com prazos.
Uma dica para não desanimar neste processo, é começar a buscar referências de pessoas que já fizeram intercâmbio para o mesmo destino ou até mesmo montar um mural em lugar visível, contendo imagens dos lugares que você quer conhecer.
Ao entender como o seu dinheiro é gasto mês a mês, é possível cortar os gastos supérfluos ou até mesmo reduzi-los. Quando falamos de economia, leve em consideração que alguns sacrifícios devem ser feitos, mas, claro, não é preciso renunciar sua vida social, apenas reduzir os gastos supérfluos.
Faça uma grana extra
Atualmente, a internet possibilita que muitas pessoas façam renda extra em diferentes áreas. Passear com cachorros, dar aulas, desenvolver algum artesanato, dirigir aplicativos de transporte ou até mesmo fazer freelas em algo que você goste.
Também é possível gerar uma grana ao desapegar de roupas que não servem mais ou não fazem seu estilo, calçados que sempre ficam guardados, móveis, eletrônicos e muito mais. Use suas redes sociais e peça ajuda para seus amigos na divulgação.
Conheça o método 50-30-20
O método 50-30-20 é uma dica de ouro que pode ajudar aqueles que não sabem por onde começar a economizar. Este método pode parecer complexo, mas é mais simples do que se imagina e pode ser ajustado a sua realidade. Confira como esta regra de bolso funciona:
- Necessidades (50%): pelo menos metade da sua renda deve ser usada para gastos essenciais. Desde alimentação, aluguel, condomínio, contas de luz, água e gás;
- Desejos pessoais (30%): para não deixar de contribuir com seus desejos pessoais, use apenas 30% da sua renda para sua diversão. Como ir a um restaurante uma vez no mês, comprar um roupa, entre outros;
- Metas financeiras (20%): antes de iniciar um novo objetivo, use esta parte do dinheiro para quitar as dívidas. Caso não tenha nenhuma dívida, reserve esta quantia e a invista em seus sonhos.
Tenha prazos e invista
Investimentos de curto prazo e baixo risco podem fazer com que você alcance sua meta antes do esperado. Ao aplicar a quantia poupada, mesmo que não renda muito, essa quantia já pode fazer com que você chegue ao seu objetivo um mês antes e o melhor, sem fazer muitos esforços.
Pensando em investimento de curto prazo e baixo risco, você pode optar por:
- Tesouro Selic;
- Fundos de Renda Fixa com liquidez diária;
- CDBs de liquidez diária.
Confira nossos artigos e entenda mais sobre investimentos:
- Como funciona o Tesouro Direto? – Conheça e comece a investir
- Fundos de investimento em renda fixa: conheça essa opção
- O que é CDB e como investir nele?
Informamos?
Esperamos ter ajudado com essas informações e, assim, você alcance sua meta. Se gostou, não esqueça de clicar no "like". Caso tenha alguma sugestão, faça um comentário. Até breve!
Deixe seu comentário