Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Pensando em operar na bolsa? Confira os melhores livros sobre Day Trade

Por Nara LimaPublicado em

Segundo uma pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), apenas 0,1% dos investidores que tentam viver de day trade conseguem obter lucro. O número é baixo, mas não significa que essa modalidade de operação na bolsa seja desvantajosa.

O segredo para obter sucesso com investimentos é o estudo. Sabe por quê? Vamos pensar juntos, ninguém nasce sabendo escrever ou a andar de bicicleta, por exemplo. Para isso, é preciso  dedicação. Por isso, o estudo é essencial para que você entenda como operar na bolsa. Afinal, é preciso aprender a análise técnica, desenvolver um método e, até mesmo, aprimorar o seu emocional para isso.

Quer entender mais sobre essa modalidade? A seguir, conheça o que é day trade e confira algumas opções de leitura sobre os principais conceitos a serem estudados.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

O que é day trade?

Antes de mais nada, vamos entender o que é day trade? Para isso, devemos começar tratando de como operar na bolsa de valores.

Investir na bolsa de valores é uma atividade realizada por aqueles que querem cuidar das próprias finanças e multiplicar patrimônio. No entanto, investimentos de longo prazo não são as únicas possibilidades da bolsa, e é aqui que o day trade entra em cena. 

Essa estratégia significa iniciar e finalizar uma operação no mesmo dia. Resumidamente, podemos dizer que a ideia é, por exemplo, comprar uma ação a R$ 100 reais na parte da manhã e vendê-la a R$ 250 no fim da tarde, ou seja, gerar lucro.

Agora que você já entendeu o básico do day trade, vamos dar início às indicações de leitura? 

Melhores livros para day trade

Se você chegou até aqui, deve ter percebido que essa modalidade não é uma das mais simples, muito pelo contrário, é uma atividade complexa. Por isso, buscar conhecimentos em livros é muito importante.

A seguir, você conhecerá as principais obras sobre o assunto, em uma ordem que proporciona uma leitura uniforme, ou seja, dos livros mais simples até os mais complexos.

Os Axiomas de Zurique

Na obra, Max Gunther, filho de um grande operador de capitais, expõe aquilo que ele compreendeu como as leis do mercado de especulação. Logo, podemos afirmar que o livro traz uma compreensão diferente do que se costuma sugerir em investimentos, apresentando um paradigma mais apropriado para o trader.

No livro, o autor sintetizou regras em 12 axiomas, conceito matemático que não precisa de demonstração para ser verdadeiro, nos quais abrangem 16 axiomas menores. 

Análise Técnica para Leigos

Para quem está dando os primeiros passos no mundo dos investimentos, essa obra é uma excelente introdução ao assunto. A autora, Barbara Rockefeller, traz um apanhado dos principais conceitos que envolvem a vida do trader.

Com ele, o leitor consegue ter uma noção geral sobre a rotina de operações e quais são as abordagens mais comuns dessa atividade. A obra é um bom ponto de partida para quem quer começar a entender a análise técnica, já que a leitura facilita o aprofundamento de temas importantes, como candles, timing e indicadores.

Comprar ou Vender? Como Investir na Bolsa Utilizando Análise Gráfica

Assim como na sugestão anterior, Eduardo Matsura, autor do livro, também apresenta com propriedade e riqueza didática os princípios da análise técnica. Dessa forma, o leitor tem a chance de conhecer mais profundamente as principais estratégias de operação que privilegiam o day trade e o swing trade.

Candlestick: um Método Para Ampliar Lucros na Bolsa de Valores

Carlos Alberto Debastiani, autor da obra, aborda de maneira exclusiva a formação de candles (velas) no gráfico, trazendo o conhecimento fundamental da tradição japonesa de análise gráfica. Esses são os recursos mais utilizados por especuladores para entender o mercado.

De modo geral, trata-se de um livro sobre price action que aborda, com uma linguagem acessível, dos conceitos mais básicos às mais apuradas estratégias, a partir apenas da observação da formação de candles.

Análise Técnica dos Mercados Financeiros

Escrita por Flávio Lemos, a obra traz ao leitor uma perspectiva abrangente sobre os conceitos de análise apresentados nas obras citadas anteriormente. O livro traz informações atualizadas sobre o cenário econômico mundial e apresenta abordagens sobre o mercado de bitcoins e outras criptomoedas.

O livro vem com uma variedade de gráficos e explicações, podendo soar confusas a quem ainda não tem familiaridade com os conceitos. Por isso, esse livro pode ser mais exaustivo para os iniciantes.

O Homem Mais Rico da Babilônia

Para fechar a lista com chave de ouro, separamos a obra de George Samuel Clason, que, apesar de não falar diretamente sobre como operar na bolsa de valores, oferece uma perspectiva sóbria sobre como cuidar das finanças.

Com uma linguagem agradável e de fácil acesso, o livro trata sobre crônicas de um mundo antigo em que sábios criavam fortunas por meio de princípios simples. Para quem sonha em enriquecer na bolsa de valores, esse livro é uma constante recordação de que não é atividade em si que traz fortuna, mas a inteligência sobre o gerenciamento dos resultados dessa atividade.

Gostou do conteúdo?

Esperamos que essas indicações facilitem seu entendimento sobre day trade. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário aqui embaixo!

Até mais! 🙂

 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Nara Lima

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, gosta de escrever sobre educação financeira. Preza pela facilidade da leitura e pela checagem das informações, buscando produzir um conteúdo de leitura simplificada e que sane as dúvidas do leitor.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça os 10 carros mais econômicos do Brasil

Reconhecimento facial: o que é e como funciona

Anywhere office: conheça o novo modelo de trabalho flexível

Pix: da facilidade nas transações ao crescimento nos golpes e mudança nas regras

Hotmart realmente dá dinheiro? Descubra agora mesmo

Iti Itaú: como ganhar dinheiro com a carteira digital

5 práticas de gestão financeira para empresas de sucesso

Saiba como remover os dados do cartão de crédito no Google Chrome