Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Pequenas empresas são responsáveis por 72% dos novos empregos no país

Por Sabrina VansellaPublicado em

De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os pequenos negócios conseguiram, nos últimos meses, apresentar um saldo positivo de 2.094.812 empregos com carteira assinada, ou seja, são 71,8% das vagas criadas no país.

Ao comparar com as médias e grandes empresas que contrataram entre julho de 2020 e julho de 2021, foi possível notar que as pequenas empresas contrataram quase três vezes mais.

A importância das pequenas empresas

Sendo as principais geradoras de riqueza no comércio brasileiro, segundo o SEBRAE, em 2011, as micro e pequenas empresas responderam por 53,4% do PIB deste setor. Além da área do comércio, a participação delas na indústria também chegou a 22,5%.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Diante desses dados, é possível enxergar a importância do apoio aos microempresários, que impactam na economia do país e ajudam os cidadãos a entrarem ou retornarem ativamente ao mercado de trabalho.

Os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), também mostraram que em junho de 2021, as micro e pequenas empresas tiveram 871.197 admissões e 654.801 desligamentos. Ou seja, houve um saldo positivo de 216.396 empregos gerados, o que equivale a 70% do total de empregos no Brasil. 

No caso das médias e grandes empresas, as admissões foram de 663.993 contra 596.048 desligamentos, no total, o saldo positivo foi de 67.945 empregos, o que corresponde a 21,9% do total gerado no território nacional.

Principais setores

Ainda de acordo com o SEBRAE, o segmento de serviços foi um dos mais afetados pela pandemia da Covid-19, no entanto, foi o que mais gerou emprego. No mês de julho, as empresas criaram 87,2 mil novas vagas. No caso do comércio, as admissões chegaram a 63,2 mil, da indústria da transformação 30,9 mil, construção civil a 26,4 mil e agropecuário a 5,9 mil. 

Todos os setores das micros e pequenas empresas apresentaram resultado positivo, diferente das médias e grandes empresas que fecharam aproximadamente seis mil vagas no setor da construção civil.

Informamos?

Esperamos que essas informações tenham sido úteis. Se gostou, não esqueça de curtir. Caso tenha alguma dúvida ou sugestão, faça um comentário. Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Uber cobrará mais caro para quem quer ser atendido com prioridade; entenda

INSS garante direitos para motoristas de aplicativo

Méliuz: novo cartão deve ser lançado em janeiro 2022

Vivo oferece vagas de emprego presencial e home office; confira

Banco BV oferece novas funcionalidades através do teclado do celular: entenda

Nubank permitirá compra e venda de ações direto no aplicativo: saiba mais

PIS/Pasep 2022: veja quais são os valores previstos

Vale-gás: o valor pode cair somente R$ 1,36 para beneficiados