Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Pesquisa aponta que Pix é o 2º meio de pagamento preferido dos brasileiros

Por Thais SouzaPublicado em

O sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, Pix, foi lançado há pouco tempo e já se tornou o segundo meio de pagamento preferido entre os brasileiros. É o que apontou uma pesquisa realizada recentemente pela Fiserv. 

Pix é o 2º meio de pagamento preferido dos brasileiros

De acordo com uma recente pesquisa realizada pela Fiserv, empresa de tecnologia financeira e pagamentos, o Pix ficou em segundo lugar no ranking dos meios de pagamento preferidos dos consumidores brasileiros, atrás somente do cartão de crédito

Dentre os entrevistados na pesquisa, 28% afirmaram que preferem o cartão de crédito, sendo que 22% utilizam mais o Pix para pagamentos.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Quando perguntado sobre o meio de pagamento mais confiável para os brasileiros, 66% dos entrevistados responderam que o Pix é o mais seguro. O dinheiro em espécie e código de barras ficaram em segundo lugar, com 57%, e cartão com chip na maquininha em terceiro, com 56%. Apenas 46% afirmaram ter alta confiança no uso de cartão de crédito online. 

O Pix vai acabar com os meios de pagamentos tradicionais?

Não necessariamente. A pandemia da Covid-19 realmente transformou a forma em que as pessoas realizam suas compras e pagamentos. O dinheiro físico, por exemplo, passou a ser visto como um meio de pagamento com maior risco de contaminação, tendo em vista que passa de mão e mão.

Por isso, meios de pagamentos mais seguros, em que não é necessário encostar em objetos, se tornaram prioridade entre os brasileiros, como os cartões com tecnologia de aproximação, Pix e carteiras digitais. 

Mas a segurança não é o único fator que influencia na popularidade desses meios de pagamento, a praticidade e a rapidez também são decisivas. 

De acordo com Rogério Signorini, diretor de produtos e-commerce da Fiserv América Latina, uma coisa não exclui as outras.

"Cada tecnologia vai ser mais específica ou fácil de você usar em um determinado momento, em uma determinada situação, no tipo de pagamento que você vai fazer. Fazer compras no supermercado é diferente de comprar o carro, então cada situação vai pedir o meio de pagamento que facilite a vida do usuário", afirma. 

Leia também 

Continue acompanhando o Blog da Foregon para ficar por dentro de todas as notícias e novidades do universo financeiro em primeira mão. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Pix: pagamento via WhatsApp é uma ameaça?

Confira o passo a passo de como agendar um Pix no Nubank

Pesquisa aponta que Pix é o 2º meio de pagamento preferido dos brasileiros

Confira 4 benefícios do Pix para e-commerces

Banco Central deve lançar o Cartão Pix para pagamentos offline

Pix: como gerar QR Code pelo aplicativo da Caixa

Golpe do Pix Agendado é falso; entenda

Pix: sistema pode ser utilizado para pagamento de impostos e tributos