Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Pinterest como ferramenta de negócios: guia completo

Por Thais SouzaPublicado em

Na hora de buscar inspirações e ideias, o Pinterest é uma das plataformas mais utilizadas entre os brasileiros. Mas você sabia que a rede social também pode ser uma ótima alternativa de ferramenta de negócios e trazer excelentes resultados se você souber utilizá-la com qualidade?

De acordo com informações do site Pinterest Business, a plataforma recebe 478 milhões de usuários todos os meses. Além disso, algumas estatísticas também reforçam seu poder: 

  • 85% do público do Pinterest dizem que utilizam a plataforma para iniciar projetos;
  • 80% descobriram uma nova marca ou produto no Pinterest;
  • 84% usam o Pinterest quando estão decidindo o que comprar;
  • 97% das pesquisas no Pinterest não têm marcas especificadas.

Visto isso, neste guia completo você vai aprender tudo sobre o Pinterest e conferir dicas valiosas de como utilizar a plataforma a favor da sua empresa. Vamos lá?

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Pinterest: o que é e como funciona? 

O Pinterest é uma rede social gratuita de compartilhamento de conteúdos de vídeo e imagem. Essas imagens e vídeos podem contribuir para que os usuários encontrem ideias e referências para aplicar no dia a dia. 

As postagens no Pinterest são chamadas de Pins e, basicamente, existem cinco tipos: os Pins de imagem, vídeo, produto, coleção e os Idea Pins. Os usuários da rede social conseguem salvar essas publicações em pastas podendo, inclusive, separar os posts por categoria.

Para as empresas, o Pinterest vai muito além de uma rede social de inspirações e ideias, ele pode ser uma ótima estratégia de marketing digital para aumentar o engajamento e as conversões de uma marca. 

Vantagens do Pinterest para seu negócio 

A principal vantagem do Pinterest é a possibilidade de atingir pessoas que estão buscando na plataforma soluções para seus problemas, ou seja, aquelas que estão abertas a novas possibilidades. E é aí que entra a sua empresa.

Como dito anteriormente, 97% das pesquisas no Pinterest não têm marcas especificadas, isso quer dizer que você pode ser a primeira opção do seu público, compartilhando produtos e serviços através de ilustrações e imagens atrativas aos seus clientes e aparecendo antes que eles tomem uma decisão. 

Além disso, estar no Pinterest é uma alternativa para gerar conversões de venda através dos conteúdos postados e impulsionar o tráfego do seu site e redes sociais, através de links externos. 

Pinterest como ferramenta de negócios

1. Abra uma conta corporativa na plataforma 

O primeiro passo para começar a divulgar seus conteúdos no Pinterest é abrir uma conta Business. Ela é gratuita e permite que você tenha acesso a um suporte personalizado, interaja com seu público, melhore resultados com os anúncios pagos, analise métricas e muito mais. Confira o passo a passo para criar sua conta: 

  1. Entre no site Pinterest Business e clique em "Faça seu cadastro", no canto superior direito da tela;
  2. Insira seu e-mail, crie uma senha e insira sua idade;
  3. Clique em "Criar conta";
  4. Preencha os campos em "Construir seu perfil" e clique em "Avançar";
  5. Preencha os campos em "Descrever a sua empresa" e clique em "Avançar";
  6. Selecione se deseja exibir anúncios e clique em "Avançar";
  7. Selecione onde deseja iniciar ou clique no ícone "x" para acessar sua nova conta business do Pinterest.

2. Defina seu público-alvo 

Se a sua marca ainda não tem um público-alvo, é muito importante que você o defina. Como o nome já diz, trata-se de um grupo de consumidores no qual você deseja focar suas estratégias. Ele deve ter características em comum, sejam elas sociais, demográficas, geográficas, psicográficas ou comportamentais. 

Basicamente, o público-alvo é o seu público ideal, aquelas pessoas que importam para a empresa e influenciam nas decisões de consumo. Ele deve ser definido pois as estratégias da sua empresa serão todas baseadas neste público e nas características dele.

Afinal, sempre existirá uma parcela de pessoas que não vai se identificar com sua marca ou que não consome seus produtos. Confira um exemplo prático para você entender melhor: 

Um açougue faz um anúncio pago nas redes sociais para promover uma mega promoção de cortes de carnes. No momento de definir o alcance do anúncio, a empresa não define o público-alvo. Isso quer dizer que ele pode chegar para qualquer pessoa, inclusive para quem não consome carne. Nesse exemplo, você acha que o anúncio teria um bom resultado? Com certeza não. 

Por isso, é fundamental conhecer seu público-alvo para segmentar suas campanhas e atingir as pessoas certas no momento adequado. Para isso, existem algumas ferramentas que podem ajudá-lo no processo, como o Google Trends e o Google Analytics.

3. Comunique-se com seu público-alvo 

Quanto mais específico for o seu conteúdo, melhor para a sua marca. Portanto, após definir seu público-alvo, é hora de traçar estratégias para comunicar-se diretamente com ele.

Por isso, quando for postar vídeos e fotos no Pinterest, procure compartilhar apenas conteúdos que se relacionem com o seu negócio e que falem do assunto que o público-alvo quer ouvir. Afinal, ter uma empresa não é só vender produtos e serviços, mas sim entregar relevância para os clientes.

Abaixo separamos alguns exemplos de conteúdos relacionados com a área de atuação de profissionais para você se inspirar: 

  • Designer de interiores: Pins sobre decoração minimalista, industrial e econômica. Vídeos tutoriais "Faça você mesmo" de objetos decorativos que podem ser feitos em casa; 
  • Nutricionistas: receitas fáceis low carb ou Pins de comparação nutricional de alimentos semelhantes; 
  • Cabeleireira: inspirações para penteados, tutoriais para penteados fáceis, vídeos de transformação de cabelos (antes x depois);
  • Loja de roupas: inspirações de looks ou vídeos mostrando tendências. 

Além da possibilidade de trazer conteúdos interessantes para atrair novos usuários para a marca, você também pode criar Pins de produto, inserindo os produtos que você vende e os valores cobrados. Capriche nas fotos e boa sorte!

4. Crie Pins de imagem de alto desempenho 

O visual dos seus Pins deve ser trabalhado de forma atrativa e bonita, já que dificilmente alguém vai salvar ou se inspirar em uma imagem poluída e mal executada. Porém, design não é tudo.  

Seu Pin deve contar uma história, precisa ser chamativo ou falar de assuntos dos quais as pessoas queiram saber. Para que você crie Pins incríveis, basta seguir as dicas que separamos para você:

  • Insira seu logo nos Pins: seu logotipo é a porta de entrada para a sua marca. Por isso, não se esqueça de inseri-lo em suas artes, mas de maneira discreta, é claro. Para que ele seja mais visto, evite o canto inferior direito, que fica sempre cheio de ícones de produtos;
  • Use o formato vertical: dê preferência para imagens na vertical para ter maior destaque no feed. O ideal é a proporção 2:3 (por exemplo, 1.000 x 1.500 pixels);
  • Tenha foco na sua marca: mostre seu produto ou serviço em primeiro plano. Evite imagens abstratas ou de estilo de vida que não destaquem sua marca;
  • Inclua textos dentro das artes: quando você insere texto em seus Pins, eles se destacam mais no feed. Porém, muito cuidado com a quantidade de palavras. Seus textos devem ser curtos e diretos;
  • Faça boas descrições em suas postagens: todos os seus Pins de imagens devem ter uma descrição. Elas ajudam no ranqueamento do conteúdo. Utilize palavras-chave no título e descrição para aparecer mais facilmente quando alguém pesquisar por elas.

5. Experimente os Idea Pins 

Os Idea Pins são novidade na plataforma e estão disponíveis apenas para os usuários do Pinterest Business. Trata-se de um formato dinâmico de Pins que pode conter até 20 páginas de textos, imagens e vídeos.

A diferença dos Idea Pins para os Pins comuns é que eles possuem uma distribuição muito mais dinâmica do que qualquer outro formato da plataforma. Por ter um ótimo alcance, eles podem ser a estratégia mais efetiva para seu negócio atingir novas pessoas no Pinterest. Confira o que você pode criar através deles: 

  • Criar um guia passo a passo, um projeto ou uma receita;
  • Carregar vários vídeos curtos com texto descritivo adicional ou sobreposição de texto;
  • Personalizar as cores e as fontes no seu Pin;
  • Melhorar sua segmentação com a marcação de interesses;
  • Para escolher uma coleção de produtos;
  • Contar uma história de forma inovadora. 

Outra vantagem muito interessante dos Idea Pins é que eles não expiram em 24 horas e permitem que você interaja com o seu público, gerando maior engajamento.

6. Crie Pins de vídeo 

Já os Pins de vídeo são formatos de, em média, um minuto de duração. Essa opção oferece uma infinidade de possibilidades para você criar conteúdo, como: receitas, passo a passo, inspirações, curiosidades e muito mais. Confira algumas dicas para dominar esse tipo de Pin: 

  • Chame a atenção logo no início: mostre algo marcante já nos primeiros segundos para chamar a atenção do usuário e fazer com que ele veja o vídeo até o final;
  • Cuidado com a duração: para conteúdo orgânico, o ideal é que seu vídeo tenha cerca de 15 segundos a um minuto de duração. Para anúncios de vídeo, a duração ideal fica entre seis e 15 segundos;
  • Legende seus vídeos: alguns usuários costumam usar a plataforma com o áudio desligado. Por isso, é importante legendar seus vídeos;
  • Utilize uma boa capa: a capa do seu vídeo é o que vai aparecer primeiro para os usuários da plataforma. Por isso, capriche na produção e trabalhe a criatividade na hora de criar a sua.

7. Utilize links externos 

A rede social permite que você inclua links externos em todas as suas publicações. Essa estratégia é interessante para gerar tráfego para o seu site, canal no YouTube ou outras redes sociais da empresa. 

8. Crie anúncios pagos dentro do Pinterest

O Pinterest ADS é uma função nova no Brasil. Ela está disponível para todos usuários da versão Business e permite que você crie anúncios pagos dentro da plataforma, podendo atingir 400 milhões pessoas que usam o Pinterest todos os meses para descobrir e comprar produtos.

Os anúncios pagos podem ser segmentados de acordo com o seu público-alvo. Assim, eles irão aparecer junto com outros conteúdos orgânicos da plataforma. Esses conteúdos podem servir para o fortalecimento da marca e também para incentivar a compra de um produto ou serviço através do desejo gerado ao usuário. 

9. Ative o "Botão salvar"

O "Botão salvar para site" é uma das principais formas de ser lembrado dentro do Pinterest. Trata-se de uma função que você pode ativar dentro do seu e-commerce. Assim, os usuários que navegarem pelo seu site podem clicar no botão para salvar uma imagem sua diretamente nas pastas do Pinterest.

Dessa forma, mesmo que você não tenha uma conta no Pinterest, os usuários poderão compartilhar fotos do seu site com o link direto para ele. 

10. Insira sua marca na função Pincode

O Pincode é uma função da plataforma que permite que as marcas tenham um código customizado para compartilhar suas ideias com outras pessoas.

Funciona como um QR Code e, quando escaneado, o usuário pode ser direcionado diretamente para o perfil ou uma pasta da sua marca. Você pode inserir seu Pincode em cartões de visita, folhetos, banners, revistas, embalagens ou materiais digitais. 

Descomplicamos?

Viu como o Pinterest é uma rede social cheia de possibilidades para o seu negócio? Desde que você tenha uma estratégia assertiva e crie conteúdos de qualidade, a plataforma pode trazer ótimas conversões, engajamento e tráfego.

Agora que você já sabe como usar o Pinterest para promover o seu negócio, está na hora de colocar a mão na massa!

Deixe sua dúvida nos comentários ou relate-nos sua experiência com o Pinterest. Ah, e não se esqueça de seguir a Foregon no canal do YouTube e também nas redes sociais, Facebook e Instagram, para receber conteúdos como este em primeira mão. Até a próxima.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Thais Souza

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos relacionados a investimentos e empréstimos e acredita que esse tipo de conhecimento pode mudar a vida das pessoas. Busca impactar a vida dos usuários que buscam resolver um problema ou conhecer melhor um produto ou serviço financeiro.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Pensa em fazer intercâmbio? Confira 5 dicas para guardar dinheiro

Parceria entre next e Veloe oferece 24 mensalidades gratuitas

Controle financeiro: confira 6 estratégias para e-commerce!

7 aplicativos que vão te ajudar a economizar muito

Pix: saiba o que você já pode pagar utilizando esse sistema

Viagem dos sonhos: como se organizar e juntar dinheiro?

Instagram como ferramenta de negócios: guia completo

Como recarregar Bilhete Único pelo celular?