Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Pirâmide Financeira: como funciona e não cair?

Por Sabrina VansellaPublicado em

Com certeza você já ouviu algum convite que prometia um retorno de rendimento maior do que usual, mas saiba que na maioria das vezes existe a relação com o chamado "Pirâmide Financeira", que aliás configura crime contra a economia popular no Brasil pela Lei 1.521/51.

Na verdade, este esquema é funcional no início pois depende de novos investidores e só assim se mantêm "vantajoso". Mas, quando os aplicadores param de entrar os retornos prometidos não conseguem serem supridos e assim entram em colapso.

Muitas vezes, estes esquemas estão ligados ao oferecimento de alguma venda real de produto, geralmente usado para ocultar o esquema fraudulento. Mas na realidade, os lucros apenas estão baseados em recrutamento de novos participantes.

O que você procura?

A relação entre risco e retorno

No mercado financeiro este conceito é muito utilizado, é levantada a seguinte hipótese: quanto maior o risco naquele investimento, em tese, maior o retorno.

Este termo pode ser usado para a identificação de uma pirâmide financeira, pois é uma regra estabelecida no mercado financeiro, portanto, sempre desconfie de um retorno rápido com um baixo risco.

Como identificar uma pirâmide financeira?

Algumas características podem ser observadas como: 

  • Propaganda de lucro fácil, garantia de retorno;
  • Informações ocultas sobre o produto oferecido;
  • Falta informações sobre a empresa, como o nome dos proprietários.

O marketing multinível

A principal diferença entre a pirâmide financeira e o marketing multinível usada por grandes empresas, como por exemplo, a Avon. Nos Estados Unidos estas empresas estabelecem uma regra em que pelo menos 70% da receita seja proveniente das vendas, se não, já pode ser considerada uma pirâmide.

O maior problema é que algumas pessoas utilizam este termo como um disfarce para o golpe.

É possível ganhar dinheiro neste esquema?

Incrivelmente, as pessoas que estão no topo (as primeiras a participar) realmente apresentam alguma forma de lucro, mas com o passar do tempo isso muda. A estimativa é que mais de 85% dos integrantes tenham apenas prejuízos.

Denuncie

Se você foi vítima de uma pirâmide financeira, o Ministério Público recomenda que faça denúncias no próprio órgão federal ou estadual ou às polícias civil e federal. É recomendado um advogado para que ocorra a reparação de danos.

Informamos?

Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário! E siga a Foregon no canal do YouTube e também nas redes sociais, Facebook e Instagram, para ficar por dentro das notícias e novidades em primeira mão.

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Vantagens e Desvantagens de Investir em Franquias em 2023

Gestão empresarial: como o controle de ponto digital pode te ajudar

Quem tem carteira assinada e é MEI pode receber seguro-desemprego?

Como ganhar dinheiro com Tiktok: missões, amigos e muito mais!

Como Economizar na Saúde: Dicas para Cuidar do Corpo e do Bolso

Como Aumentar o Score de Crédito de Forma Rápida

Finanças para Crianças e Adolescentes: veja dicas e vantagens

O Que É Convênio Médico? Veja os Benefícios e Funcionamento