Pirâmide Financeira: como funciona e não cair?
Com certeza você já ouviu algum convite que prometia um retorno de rendimento maior do que usual, mas saiba que na maioria das vezes existe a relação com o chamado "Pirâmide Financeira", que aliás configura crime contra a economia popular no Brasil pela Lei 1.521/51.

Na verdade, este esquema é funcional no início pois depende de novos investidores e só assim se mantêm "vantajoso". Mas, quando os aplicadores param de entrar os retornos prometidos não conseguem serem supridos e assim entram em colapso.
Muitas vezes, estes esquemas estão ligados ao oferecimento de alguma venda real de produto, geralmente usado para ocultar o esquema fraudulento. Mas na realidade, os lucros apenas estão baseados em recrutamento de novos participantes.
O que você procura?
A relação entre risco e retorno
No mercado financeiro este conceito é muito utilizado, é levantada a seguinte hipótese: quanto maior o risco naquele investimento, em tese, maior o retorno.
Este termo pode ser usado para a identificação de uma pirâmide financeira, pois é uma regra estabelecida no mercado financeiro, portanto, sempre desconfie de um retorno rápido com um baixo risco.
Como identificar uma pirâmide financeira?
Algumas características podem ser observadas como:
- Propaganda de lucro fácil, garantia de retorno;
- Informações ocultas sobre o produto oferecido;
- Falta informações sobre a empresa, como o nome dos proprietários.
O marketing multinível
A principal diferença entre a pirâmide financeira e o marketing multinível usada por grandes empresas, como por exemplo, a Avon. Nos Estados Unidos estas empresas estabelecem uma regra em que pelo menos 70% da receita seja proveniente das vendas, se não, já pode ser considerada uma pirâmide.
O maior problema é que algumas pessoas utilizam este termo como um disfarce para o golpe.
É possível ganhar dinheiro neste esquema?
Incrivelmente, as pessoas que estão no topo (as primeiras a participar) realmente apresentam alguma forma de lucro, mas com o passar do tempo isso muda. A estimativa é que mais de 85% dos integrantes tenham apenas prejuízos.
Denuncie
Se você foi vítima de uma pirâmide financeira, o Ministério Público recomenda que faça denúncias no próprio órgão federal ou estadual ou às polícias civil e federal. É recomendado um advogado para que ocorra a reparação de danos.
Informamos?
Ficou com alguma dúvida? Deixe seu comentário! E siga a Foregon no canal do YouTube e também nas redes sociais, Facebook e Instagram, para ficar por dentro das notícias e novidades em primeira mão.
Deixe seu comentário