PIX: Banco Central anuncia fase de testes para o dia 3 de novembro
Antes da data oficial de inauguração do sistema PIX, marcada para acontecer no dia 16 de novembro, o Banco Central (BC) anunciou que vai começar uma fase de testes, com restrições, para o próximo dia 3 de novembro.

Durante esse período, que será chamado de "soft opening", o BC vai permitir que os bancos e instituições financeiras possam selecionar até 5% da sua base de clientes para testar o PIX e todas as suas novidades.
Caso queira ver mais detalhes sobre esse assunto, continue a leitura do nosso artigo. Ao final, também vamos explicar para você em detalhes como é possível aderir ao novo sistema de pagamentos instantâneos e como fazer sua chave de cadastro.
O que você procura?
Como vai funcionar a fase de testes do PIX?
Os testes do sistema não estarão disponíveis para todos os usuários. Como dissemos, o BC permitiu que os bancos selecionem até 5% da sua base de clientes.
Dito isso, essas pessoas poderão fazer transferências normalmente usando a tecnologia do PIX. No entanto, na fase de testes os usuários terão um horário específico para utilizar o sistema:
- Entre 9h e 22h, todos os dias;
- Às quintas-feiras, o horário se estende até à meia-noite;
- Às sextas-feiras, o horário será da meia-noite às 22h.
Importante: os testes vão acontecer até 15 de novembro. No dia seguinte, o sistema estará funcionando plenamente, sem restrições de horários e para todas pessoas que cadastraram suas chaves.
Quais clientes poderão participar da fase de testes do PIX?
- Somente os clientes selecionados pelos bancos e instituições financeiras poderão participar dessa fase de testes, sejam eles Pessoa Jurídica (PJ) ou Pessoa Física (PF).
Qual o objetivo da fase de testes do PIX?
Essa fase de testes tem como objetivo central garantir a qualidade, segurança e capacidade de atuação tanto do sistema como das instituições e bancos habilitados.
Como aderir ao sistema PIX?
Para fazer parte do sistema, você precisa criar sua chave PIX pelos canais oficiais do seu banco ou instituição financeira. Mas, o que são essas chaves PIX?
Elas nada mais são do que a forma de identificação durante as transações bancárias. As disponíveis: CPF/CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou chave aleatória (conjunto de números, letras e símbolos gerados de modo aleatório).
Como se cadastrar no PIX?
- Acesse o site ou aplicativo do seu banco para fazer o registro da sua chave;
- Siga todos os passo indicados e confirme a posse da chave;
- Lembre-se que se você escolher o seu telefone como chave, irá receber um código por SMS;
- Após recebê-lo, digite o código no aplicativo ou site da instituição financeira para que a identificação seja confirmada.
Importante: se você receber ligações telefônicas ou links enviados por SMS e e-mail, pedindo para confirmar a chave, desconfie! Pode ser uma tentativa de golpe ou fraude.
Conteúdos que você precisa conhecer
Aproveite esse momento para explorar outros artigos da Foregon que também podem ser do seu interesse:
- Entenda a diferença entre o PIX e outras formas de pagamento;
- Pagar a sua conta de luz com o PIX será possível: saiba mais;
- PIX: buscas pelo termo aumentaram em 426% nos últimos 12 meses.
Descomplicamos?
Esperamos ter ajudado você com o nosso conteúdo. Agora queremos te ouvir: como estão as suas expectativas para o lançamento do sistema em novembro? Até a próxima!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário