Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

PIX: Banco Central anuncia fase de testes para o dia 3 de novembro

Por Janaína TavaresPublicado em

Antes da data oficial de inauguração do sistema PIX, marcada para acontecer no dia 16 de novembro, o Banco Central (BC) anunciou que vai começar uma fase de testes, com restrições, para o próximo dia 3 de novembro.

Durante esse período, que será chamado de "soft opening", o BC vai permitir que os bancos e instituições financeiras possam selecionar até 5% da sua base de clientes para testar o PIX e todas as suas novidades.

Caso queira ver mais detalhes sobre esse assunto, continue a leitura do nosso artigo. Ao final, também vamos explicar para você em detalhes como é possível aderir ao novo sistema de pagamentos instantâneos e como fazer sua chave de cadastro.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Como vai funcionar a fase de testes do PIX?

Os testes do sistema não estarão disponíveis para todos os usuários. Como dissemos, o BC permitiu que os bancos selecionem até 5% da sua base de clientes.

Dito isso, essas pessoas poderão fazer transferências normalmente usando a tecnologia do PIX. No entanto, na fase de testes os usuários terão um horário específico para utilizar o sistema:

  • Entre 9h e 22h, todos os dias;
  • Às quintas-feiras, o horário se estende até à meia-noite;
  • Às sextas-feiras, o horário será da meia-noite às 22h.

Importante: os testes vão acontecer até 15 de novembro. No dia seguinte, o sistema estará funcionando plenamente, sem restrições de horários e para todas pessoas que cadastraram suas chaves.

Quais clientes poderão participar da fase de testes do PIX?

  • Somente os clientes selecionados pelos bancos e instituições financeiras poderão participar dessa fase de testes, sejam eles Pessoa Jurídica (PJ) ou Pessoa Física (PF).

Qual o objetivo da fase de testes do PIX?

Essa fase de testes tem como objetivo central garantir a qualidade, segurança e capacidade de atuação tanto do sistema como das instituições e bancos habilitados.

Como aderir ao sistema PIX?

Para fazer parte do sistema, você precisa criar sua chave PIX pelos canais oficiais do seu banco ou instituição financeira. Mas, o que são essas chaves PIX?

Elas nada mais são do que a forma de identificação durante as transações bancárias. As disponíveis: CPF/CNPJ, e-mail, número de telefone celular ou chave aleatória (conjunto de números, letras e símbolos gerados de modo aleatório).

Como se cadastrar no PIX?

  1. Acesse o site ou aplicativo do seu banco para fazer o registro da sua chave;
  2. Siga todos os passo indicados e confirme a posse da chave;
  3. Lembre-se que se você escolher o seu telefone como chave, irá receber um código por SMS;
  4. Após recebê-lo, digite o código no aplicativo ou site da instituição financeira para que a identificação seja confirmada.

Importante: se você receber ligações telefônicas ou links enviados por SMS e e-mail, pedindo para confirmar a chave, desconfie! Pode ser uma tentativa de golpe ou fraude.

Conteúdos que você precisa conhecer

Aproveite esse momento para explorar outros artigos da Foregon que também podem ser do seu interesse:

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com o nosso conteúdo. Agora queremos te ouvir: como estão as suas expectativas para o lançamento do sistema em novembro? Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Pix: bancos cobram taxa de até R$ 10 por transferência

Contatos de celular poderão ser integrados ao Pix: saiba mais

Será o fim do cartão físico com a chegada do Pix e Open Banking?

Conheça os 11 estados que poderão pagar a conta de energia pelo Pix

É possível ter Pix em mais de um banco? Descubra agora

PIX permitirá movimentação de conta salário por meio de seu sistema

Pix está na mira de criminosos que aplicam golpes de phishing

Como você pode ganhar dinheiro usando o PIX: passo a passo

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Pix