Pix: BC anuncia mecanismo de reembolso em casos de erro ou fraude
Na terça-feira (08), o Banco Central (BC) divulgou que um novo mecanismo será incrementado no processo de reembolso no Pix. A mudança, que entrará em vigor a partir do dia 16 de novembro, ficou conhecida como "Mecanismo Especial de Devolução do Pix", e padroniza os procedimentos e regras para viabilização das devoluções em casos de fraudes e erros.

O Pix revolucionou a forma de pagamento no país, especialmente entre Pessoas Físicas, e por isso, os usuários levantaram questionamentos diante casos de fraudes e erros ao encaminhar o valor para o destinatário.
O que você procura?
Por que esta função é importante?
A invenção chega para incrementar a devolução já existente, permitindo que o recebedor devolva o valor total ou parcial da transação via Pix. Mas ainda não existe uma previsão de que a devolução seja iniciada por responsabilidade da instituição financeira do usuário que recebeu a quantia, o que acaba dificultando o processo.
"Atualmente, em uma eventual fraude ou falha operacional, as instituições envolvidas precisam estabelecer procedimentos operacionais bilaterais, de forma a efetuar as comunicações relacionadas a solicitações e recebimentos de pedidos de devoluções, dificultando o processo e aumentando o tempo necessário para que o caso seja analisado e finalizado, reduzindo a eficácia das devoluções.", afirmou o BC em nota.
Como vai funcionar o novo "Mecanismo Especial de Devolução do Pix"?
As regras que padronizam o processo estão na Resolução BCB de número 103. Com o intuito de padronizar e promover maior eficiência e velocidade ao retorno de uma transação e também reaver valores em casos de fraude.
"A instituição que efetuar uma devolução utilizando-se do mecanismo especial, precisará notificar tempestivamente o usuário quanto a realização do débito na conta. Além disso, a transação constará do extrato das movimentações". confirma a nota.
De acordo com o BC, a devolução deverá ser iniciada pela instituição financeira do usuário, por iniciativa própria ou por solicitação do banco do usuário pagador.
Informamos?
Se gostou deste conteúdo, não esqueça de clicar "like". Se tiver alguma dúvida, faça um comentário. Até em breve!
Deixe seu comentário