Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Pix Crédito: um novo concorrente ao cartão de crédito

Por Sabrina VansellaPublicado em

O Pix, sistema de pagamentos instantâneos, faz parte do dia a dia de 70% de brasileiros. Com essa grande aceitação, as instituições financeiras estão implementando uma nova função para o sistema: o Pix Crédito.

Com essa funcionalidade, você poderá fazer pagamentos a prazo e à vista utilizando o crédito disponibilizado pelo seu banco. Será o fim do cartão de crédito? Para tirar essa e mais dúvidas sobre o assunto, recomendamos a leitura do artigo!

O que você procura?

Pix Crédito

Atualmente, o Pix funciona apenas como um cartão de débito, pois ao fazer uma transação o valor é debitado diretamente da sua conta corrente. Com a nova função, você conseguirá fazer um pagamento sem necessariamente ter o valor disponível.

Apesar de ser contraditório, algumas instituições financeiras estão adeptas da disponibilização do Pix Crédito, mesmo que isso tenha impacto nas operações de cartões de crédito e maquininhas de cartão que ganham por transação.

Afinal, ao disponibilizar crédito, o conceito de apenas efetuar pagamentos à vista via Pix mudará. Com isso, as Pessoas Físicas terão a opção de parcelar suas compras em estabelecimentos físicos e digitais.

No entanto, o projeto ainda passará por testes com o Banco Central e será administrado pelo Itaucard, que se mostrou totalmente adepto a novidade.

Ainda não foram divulgados detalhes sobre o novo projeto, mas o Itaú Unibanco é um dos principais grandes bancos que desejam oferecer o Pix Crédito para os correntistas e revolucionar a forma que o setor de pagamentos opera.

Novidades para o Pix em 2022

Neste ano, a expectativa é de que outras mudanças sejam implementadas no Pix. Com novas funcionalidades, todos poderão usufruir de mais praticidade no dia a dia, confira as principais:

  • Pix aproximação: será possível fazer pagamentos via Pix apenas aproximando o celular da máquina de cartão;
  • Pix débito automático: contas como de água ou luz, poderão ser pagas automaticamente após programar o pagamento com Pix;
  • Pix offline: o processo ainda está passando por avaliação e está sendo testado com três tecnologias para substituir a necessidade da internet pagamentos Pix;
  • Pix internacional: ainda sem data definida, o BC considera permitir transferências internacionais com a ferramenta.

Informamos?

Esperamos que você tenha gostado de receber essas informações sobre o Pix Crédito. Caso tenha alguma dúvida, faça um comentário que nós te respondemos. Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Saiba como não cair no golpe de comprovante de Pix falso

Pix Recorrente no Nubank: conheça o novo recurso

Como Funciona o Pix: Transferências Rápidas e Sem Taxas

Horário Pix: Quais são as Regras para Fazer Transferências?

Pix não caiu na Conta? Descubra como Resolver

Como receber pelo Pix: 4 formas para incluir no seu negócio

Pix Internacional: Como Fazer Transferências para o Exterior

É Possível Fazer Pix com Cartão de Crédito? Descubra Aqui