Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

PIX no Nubank: tudo o que você precisa saber

Por Janaína TavaresPublicado em

Se você é cliente de algum banco ou tem o hábito de realizar transações bancárias, já deve ter ouvido falar do PIX, o novo meio de pagamentos instantâneos criado pelo Banco Central (BC). Por isso, para descomplicar sua vida, preparamos este artigo que vai te ajudar a entender melhor como esse sistema funciona no Nubank.

Mas, antes de mostrarmos mais detalhes sobre esse assunto, já adiantamos para você que o novo meio de pagamentos é uma solução que permite o envio e recebimento de dinheiro em até dez segundos.

Com isso, diferente das opções mais tradicionais (boletos, TED e DOC, por exemplo), os brasileiros podem fazer transferências entre diferentes instituições a qualquer horário, todos os dias da semana, inclusive nos finais de semana e feriados. Para ficar por dentro de mais informações, continue a leitura.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

O que é uma chave PIX?

O novo meio de pagamentos instantâneos é uma alternativa para as Pessoas Físicas (PF) e empresas que precisam de mais praticidade e agilidade no dia a dia.

Portanto, o processo de enviar e receber dinheiro se torna ainda mais fácil com o uso das chaves PIX, que nada mais são do que uma forma de identificação dos usuários nesse sistema. Além disso, você pode registrar como chave:

  • CPF/CNPJ;
  • E-mail;
  • Número de telefone celular;
  • Chave aleatória (sequência alfanumérica de 32 dígitos).

Contudo, é importante deixar claro que você não é obrigado a cadastrar chave em nenhuma instituição financeira para conseguir usar o PIX. Caso você opte por não registrar, deverá digitar todos os dados bancários do destinatário para realizar uma transação.

Como registrar chave PIX no Nubank?

Agora que você já entende a importância de uma chave PIX, acompanhe o passo a passo abaixo de como cadastrar a sua:

  1. No aplicativo do banco (iOS ou Android), acesse a área "PIX" que está localizada na tela principal;
  2. Escolha quantas chaves deseja cadastrar nessa instituição financeira;
  3. Se você optar por cadastrar seu telefone celular ou endereço de e-mail, o Nubank irá enviar um código de verificação;
  4. Vale ressaltar que como esse sistema ainda é recente, o seu pedido talvez não seja processado na hora. Por isso, a sua chave pode aparecer com o ícone de "pendente" até o banco finalizar o registro;
  5. Para ter certeza de que você conseguiu fazer o cadastro, fique tranquilo! O banco avisa seus clientes via e-mail ou push.

Aprenda a fazer um PIX pelo Nubank

Qualquer transação de pagamento poderá ser feita usando o PIX. Dito isso, existem três maneiras de usar esse sistema na prática:

  • Digitar manualmente os dados da conta recebedora, como já é feito nos meios de pagamento tradicionais (sem a necessidade de criar uma chave);
  • Informar chave PIX do recebedor;
  • Ler um QR Code com a câmera do smartphone. Esse código pode ser compartilhado com o pagador, sendo que ele consegue ser gerado uma única vez ou a cada nova transação.

Passo a passo para enviar e receber dinheiro pelo PIX no Nubank

  1. Para receber um PIX, basta informar a chave que você registrou na sua conta;
  2. Assim que o pagamento for feito, o dinheiro já cai na sua conta em questão de segundos;
  3. Já para fazer transferência para alguém, é necessário que essa pessoa ou estabelecimento passe para você os dados bancários dela (na forma tradicional) ou informe uma chave dela;
  4. Com isso, o dinheiro sairá da sua conta;
  5. O pagamento será recebido na hora pela pessoa ou empresa, sem nenhum tipo de custo.

Importante: os clientes que enviarem ou receberem dinheiro pelo PIX no Nubank, podem concorrer a prêmios de R$ 50 mil. Sendo assim, a cada transferência, você ganha um número da sorte.

Perguntas frequentes sobre o PIX no Nubank

Quantas chaves PIX pode cadastrar no Nubank?

Para Pessoas Físicas, o máximo é de até cinco chaves por conta. Para Pessoas Jurídicas, o total é de até 20 chaves.

Pode cadastrar as mesmas chaves do Nubank em outro banco?

Cada chave PIX só poderá ser registrada em uma única conta. Isso significa que se você registrou seu CPF como chave no Nubank, não poderá usá-lo como chave em outra conta na qual você é titular, por exemplo.

Quanto custa o PIX no Nubank?

No Nubank, o PIX será de graça para clientes Pessoas Físicas e Pessoas Jurídicas. Já em outras instituições financeiras, o PIX para empresas pode ser cobrado.

É necessário baixar outro aplicativo para usar o PIX no Nubank?

Todas as funcionalidades do PIX já estarão disponíveis no aplicativo oficial da sua instituição financeira, neste caso, o Nubank. Por isso, você não precisa se preocupar em instalar outro App.

Conteúdos que você precisa conhecer

Aproveite esse momento para explorar outros artigos da Foregon que também podem ser do seu interesse:

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com o nosso conteúdo. Qualquer dúvida ou sugestão, envie seu comentário para que possamos responder. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Pix: sistema pode ser utilizado para pagamento de impostos e tributos

Pix: como usar o sistema?

Cadastro da chave Pix não é obrigatório

Itaú afirma que Pix está substituindo TED e outras transações: entenda

Pix: função soma R$ 1 tri em transações e responde por metade das transferências

Pix: qual o limite diário de transações?

iFood agora aceita Pix como forma de pagamento

Pix Cobrança: entenda como funciona o novo serviço do BC