Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Pix: novas medidas devem ser implementadas para garantir segurança aos usuários

Por Camila SilveiraPublicado em

O Banco Central publicou, na última terça-feira (28), novas medidas que visam garantir maior segurança aos usuários do sistema de pagamento instantâneo, Pix.

A partir do dia 16 de novembro, todos os bancos e instituições financeiras poderão bloquear, em casos de suspeita de fraude, os recursos recebidos em conta de usuário Pessoa Física, por até 72 horas.

De acordo com o BC, com essa nova medida, a instituição conseguirá fazer "uma análise de fraude mais robusta, aumentando a probabilidade de recuperação dos recursos pelos usuários pagadores que foram vítimas de algum crime".

Todas as vezes que esse bloqueio ocorrer, a instituição terá de comunicar ao usuário recebedor da transferência via Pix.

Outra medida de segurança que deve ser implementada em breve, é a da notificação de infração. Até o momento, essa notificação é opcional, no entanto, ela passará a ser obrigatória, ampliando o uso para transações em que o pagador e o recebedor têm conta na mesma instituição, por exemplo, e em transações rejeitadas por suspeitas de fraude.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

"Esse mecanismo permite que as instituições registrem uma marcação na chave Pix, no CPF ou CNPJ do usuário e no número da conta quando há fundada suspeita de fraude", explica o Banco Central.

Todas as informações serão compartilhadas com as demais instituições sempre que houver uma consulta a uma chave Pix. Além disso, está sendo criado um novo recurso que permitirá a consulta de informações vinculadas às chaves Pix para evitar, cada vez mais, fraudes no sistema de pagamentos do BC.

"O objetivo é que essa consulta seja feita para alimentar os mecanismos de análise de fraude dos participantes, inclusive em processos que não estejam diretamente relacionados ao Pix. Assim, informações de notificação de fraudes vinculadas a usuários finais estarão disponíveis para todos os participantes do Pix, que poderão utilizar essas informações em seus processos como, por exemplo, abertura de contas", afirma a entidade.

Segundo o Banco Central, essas novas medidas incentivam os bancos participantes a aprimorarem cada vez mais os mecanismos de segurança e de análises de fraude.

Limite de transação no Pix

Recentemente, o BC já havia anunciado outras medidas antifraude, que incluía tanto o Pix quanto outras formas de pagamento.

A principal delas foi a definição de um limite de, no máximo, R$ 1 mil para operações realizadas entre 20h e 6h da manhã do dia seguinte. Tal medida deve ser implementada até o dia 4 de outubro.

Caso o cliente queira alterar esses limites, ele deve formalizar seu pedido por meio dos canais de atendimento eletrônico do banco. A instituição, por sua vez, deverá estabelecer um prazo mínimo de 24 horas e máximo de 48 horas para a efetivação desse pedido. Assim, impede-se que o cliente corra riscos com maior facilidade.

Descomplicamos?

Esperamos que esse conteúdo tenha ajudado você. Qualquer dúvida ou sugestão, deixe o seu comentário para nós. Até breve!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Camila Silveira

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, adora descomplicar os cartões de crédito, empréstimos, financiamentos, seguros, contas digitais, entre outros. Boa parte do seu trabalho é acompanhar a movimentação dos bancos e instituições financeiras para trazer as principais notícias do mercado.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Horário Pix: existem restrições para fazer a operação?

Pix não chegou? Veja o que fazer

Como receber pelo Pix: 4 formas para incluir no seu negócio

Já é possível usar o Pix internacional?

Recarga TIM com Pix, entenda

Pix com cartão de crédito: entenda como funciona

Como funciona o Pix no final de semana?

Limite do Pix: entenda como configurar e diminuir riscos