Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Pix ou cartão de crédito: qual a melhor forma para parcelar compras?

Por Sabrina VansellaPublicado em

Ultimamente, há um novo concorrente ao cartão de crédito: o Pix. O sistema de pagamentos que antes só aceitava transações à vista, habilitará a função de parcelamento até o segundo semestre de 2022, e foi nomeado como Pix Parcelado ou Pix Garantido pelo Banco Central.

Com a novidade, provavelmente você deve ter algumas dúvidas que colocam em xeque o uso do clássico cartão de crédito. Pensando em você, vamos esclarecer qual das duas formas de parcelamento é mais vantajosa. Continue a leitura do artigo!

Pix ou cartão de crédito: qual a melhor forma para parcelar compras?

Desde o lançamento, o Pix revolucionou as formas de pagamentos no Brasil. Mas será que a nova função de parcelamento será tão vantajosa quanto a de pagamentos à vista? 

Algumas informações mostram que o Pix e o cartão de crédito vão continuar competindo entre si, já que os dois terão incidência de juros. Para tirar o lugar do cartão de crédito, o Pix Parcelado deverá contar com taxas de juros atrativas ou, pelo menos, gerar mais benefícios como milhas, por exemplo.

Portanto, ainda é cedo para dizer qual das duas opções é mais vantajosa. No momento, o cartão de crédito continua liderando esse mercado por permitir o parcelamento sem juros em determinadas compras.

Homem desconfiado com a mão no queixo

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!

Calcule o seu score de forma gratuita, rápida e segura e tenha acesso a centenas de cartões de crédito e outros produtos financeiros.
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.

Mas para aqueles que estão no crédito rotativo ou precisaram recorrer ao parcelamento das faturas, o Pix Parcelado pode ser uma alternativa, mas que merece cuidado. 

Pix Parcela: como vai funcionar?

Algumas instituições financeiras já estão em busca de implementar a novidade e até mesmo divulgaram informações de como a nova forma de parcelamento vai funcionar. Conheça três:

O Santander foi um dos bancos pioneiros a demonstrarem aceitação para essa nova forma de pagamentos à vista e a batizou de "Divide o Pix". Basicamente, ao realizar uma compra o correntista precisa contar com o valor da conta ou crédito disponível. A partir disso, é possível selecionar a data de vencimento e as parcelas que podem ser pagas em até 24 vezes.

Além disso, o Santander definiu que apenas compras de, no mínimo, R$ 100 podem ser parceladas por meio do Pix. Além do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), os juros cobrados são de 2,09% mensais. Diferente do cartão de crédito tradicional, o prazo de pagamento para começar a pagar as faturas no Pix do Santander é de 59 dias.

Além do Santander, fintechs como o PicPay e o Mercado Pago também passaram a permitir que os usuários parcele suas compras pelo Pix.

No PicPay, o novo serviço é chamado de "Pix com cartão" e permite o parcelamento de até 12 vezes com taxas de 3,99% por parcela somado ao IOF. Já no Mercado Pago, o parcelamento chama-se "QR Pix" e somente pessoas com linha de empréstimo pessoal disponível podem utilizá-lo. Com a nova função é possível parcelar suas compras em até 12 vezes com cobrança de juros de 2,5% ao mês somado ao IOF.

Como a nova função ainda não foi regulamentada, cada instituição financeira implementou algumas condições e requisitos. A expectativa é de que no futuro exista um parâmetro estabelecido pelo Banco Central.

Informamos?

Esperamos que você tenha gostado deste artigo. Caso tenha restado alguma dúvida, faça um comentário. Se você prioriza contar com um cartão de crédito, saiba que é possível solicitar através do nosso portal, consulte o seu CPF gratuitamente e receba indicações personalizadas:

Consulte seu CPF grátis e receba as melhores ofertas!

Mais de 300 opções entre cartões de crédito, contas e empréstimos.

Consultar CPF grátis
+ 1.267.543 milhões de pessoas já consultaram

Até mais!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Conheça 5 contas PJ que não cobram para receber Pix

Pix ou cartão de crédito: qual a melhor forma para parcelar compras?

Como localizar os estabelecimentos que aceitam Pix Saque e Pix Troco?

Digio oferece opção de Pix parcelado no cartão de crédito: conheça

É cliente Santander? Veja como parcelar Pix em até 24 vezes

Pix parcelado: como funciona e quais bancos oferecem o serviço?

Pix Pessoa Jurídica: existe alguma tarifa para o serviço?

O Pix ameaça a existência do boleto?