Pix: pagamento via WhatsApp é uma ameaça?
O WhatsApp está com uma novidade que pode ser considerada uma ameaça ao Pix, sistema de transações bancárias gratuitas desenvolvido pelo Banco Central. O novo recurso permite transferir dinheiro pelo aplicativo para seus contatos como quem compartilha uma imagem ou um áudio.

O que você procura?
WhatsApp versus Pix
Apesar das propostas de ambos serem similares, é possível notar algumas diferenças significativas entre cada um deles. Para você não ficar com dúvidas, vamos explicar um pouco mais sobre o tema. Aproveite a leitura!
De acordo com o Banco Central, mais de 250 milhões de chaves haviam sido registradas na plataforma até o mês de maio, um número maior que a população total brasileira, já que cada pessoa pode ter até quatro chaves.
No entanto, apesar da popularidade do Pix, o WhatsApp também é considerado um aplicativo de peso, visto que, cerca de 98% das pessoas que possuem smartphone têm o App de mensagens instalado.
Apesar do número elevado, há pouco tempo, o WhatsApp passou por um momento complicado que gerou muitas discussões sobre a segurança do aplicativo. Essa questão é um ponto importante a ser levantado, visto que essa sensação de não proteção levou muitos usuários a outras plataformas de envio de mensagens.
Como medida para reverter essa situação, o WhatsApp está reforçando o esforço para manter a segurança das transações. Além da criptografia de ponta, a ferramenta exige a criação de senha e pode utilizar biometria.
O pagamento pelo aplicativo de mensagem funciona assim: a transação é feita pelo Facebook Pay, autorizado pelo Banco Central, em que o acesso é limitado e monitorado. As operações são limitadas até R$ 1 mil por transferência, e podem ser feitas até 20 vezes ao dia, no entanto, é possível transferir até R$ 5 mil ao mês.
Afinal, o pagamento pelo WhatsApp é uma ameaça ao Pix?
Depende. É inegável o fato de que as duas tecnologias vão coexistir, mas como o Pix é um sistema bem estruturado e seguro, seria pouco improvável que seus usuários o abandonassem. Além disso, o WhatsApp conta com valores mais baixos, considerando que com o Pix é possível realizar grandes transações.
Outro ponto importante é que nem todos os bancos são parceiros da plataforma, enquanto o Pix, que é do próprio Banco Central, conta com o apoio de todas as grandes instituições financeiras.
No final das contas, podemos dizer que apenas o tempo responderá essa questão. Brincadeiras à parte, ambas plataformas possuem seus pontos fortes e vieram para facilitar ainda mais a vida de seus usuários.
Descomplicamos?
Esperamos que esse conteúdo seja útil para o seu dia a dia, afinal, esse é o nosso objetivo. Em caso de dúvidas ou sugestões, deixe seu comentário aqui embaixo.
Nos vemos em breve!
Deixe seu comentário