Pix permitirá movimentação de conta salário por meio de seu sistema
De acordo com uma declaração feita pelo diretor de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central, João Manoel Pinho de Mello, no último dia 28 de janeiro, o Pix poderá ser usado para movimentar a conta salário em breve.

Pix: novidades para 2021
Esta é apenas algumas das novidades que o sistema de pagamentos instantâneos do Banco do Brasil (BC) irá proporcionar para os seus usuários em 2021.
Fora a possibilidade de movimentar a conta salário por meio dele, outras ações estão sendo avaliadas para serem implementadas ainda nesse ano. Confira todas elas logo abaixo:
- Uso do Pix para saques em estabelecimentos comerciais: você poderá fazer transferências para um estabelecimento comercial e saca o valor em dinheiro. Além disso, você também pode fazer uma compra e repassar um valor maior, retirando a diferença no caixa da loja;
- Pagamento por aproximação: possibilidade de aproximar o celular de uma maquininha de cartão, que debita o valor por meio do Pix;
- Integração dos Apps de bancos e instituições com a agenda dos celulares: você poderá usar o aplicativo do banco para abrir a lista de contatos e verificar quais números de telefone estão associados a uma chave Pix;
- Movimentação da conta salário: sem previsão exata de quando a movimentação da conta salário por meio do Pix será possível.
Outro lançamento que está previsto para esse ano, segundo o diretor de Organização do Sistema Financeiro do Banco Central, é um sistema de devolução de recursos para falhas operacionais das instituições/bancos ou de suspeita de fraude.
Perguntas frequentes sobre o PIX
É obrigatório cadastrar chave para usar o Pix?
É obrigatório cadastrar chave para usar o Pix?
Você não precisa cadastrar uma chave para usar o Pix. Caso prefira, é possível utilizar o QR Code para fazer pagamentos e receber dinheiro ou, se quiser, informar todos os seus dados bancários.
É preciso ter conta em banco para usar o Pix?
É preciso ter conta em banco para usar o Pix?
Você não precisa ter conta em banco para usar o Pix. Isso porque ele também está disponível para clientes das carteiras digitais, como é o caso do Mercado Pago e PicPay, por exemplo.
Qual a diferença entre Pix, TED e DOCs?
Qual a diferença entre Pix, TED e DOCs?
O Pix é instantâneo, enquanto a TED e o DOC estão disponíveis apenas em dias úteis e o valor demora mais para cair na conta. Além disso, o Pix é gratuito para Pessoas Físicas e tem uma pequena taxa para Pessoas Jurídicas, já a TED e DOC costumam ter valores altos.
Quanto custa o Pix?
Quanto custa o Pix?
O Pix é gratuito para Pessoas Físicas. Para Pessoas Jurídicas é cobrada uma pequena taxa, mas alguns bancos estão isentando esse valor, como o Nubank, por exemplo.
Conteúdos que você precisa conhecer
Aproveite esse momento para explorar outros artigos da Foregon que também podem ser do seu interesse:
- Chave Pix: tudo o que você precisa saber;
- Quantas chaves Pix posso cadastrar por CPF ou CNPJ?;
- Pix: aprenda como cadastrar a chave no App Caixa Tem.
Descomplicamos?
Esperamos ter ajudado você com o nosso conteúdo. Em casos de dúvidas ou sugestões, envie seu comentário para que possamos responder. Até a próxima!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário