Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos

PIX já possui mais de 46 milhões de pessoas cadastradas

Por Janaína TavaresPublicado em

O PIX, novo meio de pagamentos instantâneos, já está fazendo sucesso entre os brasileiros! De acordo com informações divulgadas pelo Banco Central (BC), esse sistema de transferências acumula, até o momento, 46,4 milhões de pessoas cadastradas.

Além disso, o BC também anunciou que foram registradas R$ 83,4 bilhões em movimentações de Pessoas Físicas (PF) e Pessoas Jurídicas (PJ) no primeiro mês de uso do sistema, que começou a funcionar integralmente desde o dia 16 de novembro no Brasil.

Como está o crescimento do PIX no país?

Neste primeiro mês de atuação, foram cadastradas 116 milhões de chaves por 46,4 milhões de Pessoas Físicas e por três milhões de empresas brasileiras. Vale destacar ainda que o BC apurou os seguintes dados:

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20
  • Operações feitas entre Pessoas Físicas (PF) no primeiro mês de funcionamento: 84%;
  • Operações feitas entre Pessoas Físicas (PF) e empresas no primeiro mês de funcionamento: 6%.

Como você notou, a utilização do sistema nas empresas é menor se comparada com o uso desse sistema por Pessoas Físicas. Contudo, o chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do BC, Ângelo Duarte, explicou que:

"A adoção por empresas, a gente espera que seja mais lenta. À medida que as funcionalidades forem sendo ofertadas, as empresas vão passar a oferecer essa forma de pagamento, ou a receber transferência através do PIX e isso vai aumentar o numero de empresas cadastradas."

Diante disso, o chefe de Departamento do Banco Central também deixou claro que o volume de PIX no país tem aumentado. Isso porque, segundo os dados divulgados pelo BC, a quantidade de transações subiu de 12,2 milhões, primeira semana de uso, para 29,2 milhões, na quarta semana.

Registro de fraudes com o PIX

Conforme o diretor do BC, João Manoel Pinho de Mello, não houve até o momento registro de fraudes. O que acontece, na prática, são tentativas de golpes via redes sociais.

Nestes casos específicos, os golpistas solicitam à vítima que ela cadastre chaves PIX em sistemas que não possuem vínculo com o Banco Central.

"São golpes usados com tudo que está em evidência. Como o PIX está em evidência, é o PIX. A gente tem de separar o que é fraude de fato e essas tentativas de golpes com engenharia social", disse Ângelo Duarte, chefe de Departamento do BC.

Perguntas frequentes sobre o PIX

O que é o PIX?

É o novo meio de pagamentos instantâneos desenvolvido pelo Banco Central. Ele foi anunciado no começo de 2020, mas começou a ser utilizado pela população em novembro de 2020.

Qual a diferença do PIX para outros tipos de transferência?

A principal diferença é que as pessoas podem usar o PIX a qualquer dia e horário, funcionando inclusive nos finais de semana e feriados.

O PIX substitui TED, DOC e boleto?

Ele não substituiu as formas de pagamento tradicionais. Portanto, você pode usar todos se quiser.

O PIX é pago?

Ele é gratuito para Pessoas Físicas. Já para Pessoas Jurídicas, as instituições financeiras que aderiram ao PIX podem cobrar uma pequena taxa de seus clientes.

Conteúdos que você precisa conhecer

Fique com a gente e aproveite para ler outros artigos que também podem ser do seu interesse:

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com o nosso conteúdo. Em casos de dúvidas ou sugestões, envie seu comentário para que possamos responder. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Pix terá novas funções liberadas em breve: saiba mais

Pix: bancos cobram taxa de até R$ 10 por transferência

Contatos de celular poderão ser integrados ao Pix: saiba mais

Será o fim do cartão físico com a chegada do Pix e Open Banking?

Conheça os 11 estados que poderão pagar a conta de energia pelo Pix

É possível ter Pix em mais de um banco? Descubra agora

PIX permitirá movimentação de conta salário por meio de seu sistema

Pix está na mira de criminosos que aplicam golpes de phishing

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Pix