Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

PL visa o pagamento de corridas por aplicativo com uso do vale-transporte

Por Janaína TavaresPublicado em

O seu local de trabalho já está acompanhando a retomada gradual das atividades? Se sim, provavelmente você vai precisar de algum meio de transporte para se locomover até o serviço. Contudo, para diminuir o risco de contágio da Covid-19, um Projeto de Lei quer permitir o pagamento de corridas por aplicativo com o uso do vale-transporte.

Se a proposta for sancionada pelo presidente da república, Jair Bolsonaro (sem partido), você poderá utilizar o seu vale-transporte para pagar corridas em diversos aplicativos, como é o caso do Uber, Cabify e 99. Para ver mais detalhes sobre essa proposta, acompanhe a leitura do texto.

Como vai funcionar o pagamento usando vale-transporte?

De autoria da senadora Rose de Freitas (Podemos-ES), o Projeto de Lei 3.948/2020 deseja viabilizar a concessão do vale-transporte por créditos para ser usado em aplicativos de transporte.

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

No entanto, essa medida seria válida apenas enquanto durar o estado de calamidade pública no Brasil que teve início no dia 20 de março desse ano.

De acordo com a ideia proposta pela senadora, a PL também acrescenta o artigo à Lei 7.498, de 1985. Portanto, neste contexto, ficaria definido um valor para o deslocamento do funcionário de sua casa até seu local de trabalho e vice-versa.

Ainda conforme o texto do Projeto de Lei, a senadora argumenta que diversas empresas já voltaram a funcionar. Sendo assim, os funcionários precisam retornar à rotina e usar o transporte público, na maioria da vezes. Veja o que mais a autora do projeto disse:

"Por isso, necessária a apresentação de solução legislativa que permita que os citados deslocamentos sejam realizados sem colocar em risco a saúde dos trabalhadores, assim como o bem-estar da coletividade, o que pode ser alcançado via utilização de aplicativos de transporte de pessoas."

O pagamento usando vale-transporte trará benefícios?

O Projeto de Lei foi apresentado no Senado no dia 27 de julho e ainda está em processo de tramitação. Mesmo assim, se aprovado, ele poderá trazer:

  • Mais segurança para as pessoas que precisam estar presencialmente no trabalho;
  • Geração de emprego e renda para os profissionais que trabalham com aplicativos de transporte.

Conteúdos que você precisa conhecer

Antes de ir, que tal continuar sua jornada aqui na Foregon e explorar outros artigos? Separamos alguns para você:

Descomplicamos?

Esperamos ter ajudado você com o nosso conteúdo. Qualquer dúvida ou sugestão, pode enviar sua pergunta que vamos responder assim que possível. Até a próxima!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Janaína Tavares

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Digio estreia no Apple Pay: veja como ativar

Aplicativos colaborativos: conheça 4 Apps que podem facilitar a sua vida

Oportunidade: 24 empresas abrem vagas de emprego, estágio e trainee

Oportunidade: estão abertas cerca de 3 mil vagas de emprego e estágio

Nubank finalmente chega ao Apple Pay: veja como cadastrar e utilizar

Tem mais de um cartão de crédito? Saiba como controlar as suas finanças

Como ser um motorista de aplicativo 5 estrelas?

E-commerce: 6 erros mais comuns ao vender pelas redes sociais