Foregon.comConteúdos

Placas de regulamentação de trânsito: conheça os significados

Por Thais SouzaPublicado em
Compartilhe

Um dos pontos mais importantes ensinados na autoescola são as placas de regulamentação de trânsito. Existem muitas opções dentro dessa modalidade, cada uma com sua importância para garantir a segurança dos motoristas e pedestres.

Mas, depois de muito tempo com CNH, você ainda lembra do significado de cada uma delas? Se você respondeu não, fique tranquilo! Neste artigo, nós vamos ajudá-lo a relembrar. 

Placas de trânsito: regulamentação

As placas de regulamentação são utilizadas para indicar obrigações, limitações e proibições no trânsito. O condutor que violar essas regras pode sofrer multas e penalidades. Portanto, essa categoria merece atenção. 

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

Elas ficam localizadas ao lado ou suspensas sobre a via, transmitindo ao condutor mensagens, através de legendas e símbolos. Essas placas têm como objetivo manter o fluxo de trânsito em ordem e em segurança.

Na modalidade de regulamentação, na qual iremos falar neste artigo, as placas são vermelhas, possuem um fundo branco e, na maioria das vezes, são redondas. Confira quais são as placas de regulamentação de trânsito e seus respectivos significados: 

Pare 

Quando o condutor avista essa placa ele deve parar e prosseguir apenas quando não tiver nenhum outro carro ou pedestre passando. 

Dê a preferência 

Essa placa é utilizada para indicar a obrigatoriedade de dar a preferência para a via de cruzamento. Ou seja, o condutor tem a obrigação de reduzir a velocidade ou se necessário parar seu veículo.

Velocidade máxima permitida

Essa placa sempre vem com um número no meio, no qual indica a velocidade em que o motorista não pode ultrapassar. 

Siga em frente

Essa placa serve para indicar ao motorista a obrigatoriedade de seguir em frente na pista.

Vire à esquerda

Indica a obrigatoriedade de virar à esquerda.

Vire à direita

Indica a obrigatoriedade de virar à direita. 

Passagem obrigatória 

Essa placa indica que existem obstáculos e que é obrigatório o desvio à esquerda ou à direita do mesmo. Ela é utilizada em vias simples com sentido duplo e em casos de refúgio de pedestres ou bifurcações.

Siga em frente ou à esquerda

Informa ao condutor do veículo que os movimentos de circulação permitidos são apenas: seguir em frente ou virar à esquerda.

Siga em frente ou à direita

Informa ao condutor do veículo que os movimentos de circulação permitidos são apenas: seguir em frente ou virar à direita.

Proibido virar à esquerda

Indica ao condutor do veículo a proibição de fazer uma conversão à esquerda, em casos que prejudiquem a segurança e a fluidez da pista.

Proibido virar à direita

Indica ao condutor do veículo a proibição de fazer uma conversão à direita, em casos que prejudiquem a segurança e a fluidez da pista.

Proibido retornar à direita 

Essa placa é utilizada em pistas de duplo sentido que tenham mais de duas vias, indicando a proibição do retorno à direita em casos que apresentam riscos de segurança ou que afetam a fluidez do trânsito.

Proibido retornar à esquerda

Com o mesmo intuito da placa acima, essa placa de regulamentação indica ao condutor do veículo a proibição de efetuar o retorno à esquerda.

Proibido mudar de faixa ou de pista da esquerda para a direita 

Indica a proibição de mudança de faixa da esquerda para a pista da direita.

Utilização:

  • Em casos de riscos à segurança ou que a fluidez do trânsito;
  • Pistas de único sentido com canteiros centrais ou divisores;
  • Vias com duas ou mais faixas de mesmo sentido.

Proibido mudar de faixa ou de pista da direita para a esquerda 

Informa a proibição de troca de faixa da pista da direita para a esquerda.

Utilização:

  • Em casos de riscos à segurança ou que a fluidez do trânsito;
  • Pistas de único sentido com canteiros centrais ou divisores;
  • Vias com duas ou mais faixas de mesmo sentido.

Altura máxima permitida

Esta placa regula a altura máxima permitida do veículo que circula na área sinalizada, proibindo veículos que tenham a altura superior a indicada.

Largura máxima permitida

Essa placa serve para proibir veículos com larguras maiores que a medida estabelecida de trafegarem no trecho, por conta de obstáculos, obras, estreitamento de pista, pontes, viadutos, passarelas entre outros.

Peso máximo permitido por Eixo

Essa placa serve para indicar qual o peso máximo permitido por eixo do veículo para transitar na área, via, pista ou faixa indicada.

Comprimento máximo permitido

Indica qual o comprimento máximo que o veículo deve ter para circular na área indicada pela sinalização. 

Alfândega

Essa placa de trânsito sinaliza os locais que contêm repartições alfandegárias, nas quais a parada é obrigatória.

Duplo sentido de circulação 

Ajuda a indicar ao condutor que a via de único sentido se modifica para duplo sentido após o local em que a placa estiver localizada.

Proibido estacionar

Utilizada em locais que necessitam do impedimento da parada e estacionamento, como pistas de trânsito rápido, curvas perigosas e acentuadas ou situações que exigem maior segurança e fluidez a pista.

Proibido parar e estacionar 

Indica ao motorista que não é permitido estacionar e parar o veículo na extensão da área. Em casos de descumprimento da regra, o motorista pode sofrer multa e ter o veículo guinchado.

Proibido ultrapassar

Essa placa Indica a proibição da ultrapassagem de veículos em certos trechos de pista, devido a baixa visibilidade ou obstáculos, garantindo a segurança e fluidez da via.

Proibido trânsito de caminhões 

Algumas vias não comportam o tamanho e peso de caminhões, nestes casos, essa placa de sinalização indica a proibição de circulação desse tipo de veículo em um certo ponto, por fins de segurança, fluidez no trânsito ou restrições de estrutura da via.

Pedestre, ande pela esquerda 

Muitos não sabem mas também existem placas de regulamentação para pedestres. Essa, por exemplo, indica ao pedestre a obrigação de transitar pelo lado esquerdo da via ou área por motivos de segurança.

Pedestre, ande pela direita 

Indica ao pedestre a obrigação de transitar pelo lado direito da via ou área por motivos de segurança.

Proibido acionar buzina 

Essa placa indica a proibição de uso de buzinas ou outros aparelhos sonoros. Ela é utilizada, geralmente, em locais que exigem baixos níveis de ruídos e efeitos sonoros, como nas proximidades de hospitais, escolas ou dentro de túneis.

Sentido de circulação na rotatória 

Essa placa indica qual o sentido que o motorista é obrigatório a se movimentar nas rotatórias. As setas vão indicar o sentido horário ou anti-horário. 

Conserve-se à direita 

Informa ao condutor do veículo a obrigatoriedade de manter-se à direita da pista, deixando a faixa da esquerda livre.

Dica Foregon

Agora que você já pôde relembrar um pouco sobre as placas de trânsito da modalidade de regulamentação, que tal conferir como consultar um veículo pela placa?

Deixe seu comentário caso tenha ficado com alguma dúvida e até a próxima! 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe nas suas redes sociais

Thais Souza

Estudante de Publicidade e Propaganda, é Redatora na Foregon. Gosta de escrever textos sobre dicas de viagens e destinos. Nas horas livres gosta de ler e cozinhar.

Ver todos os posts

Leia a seguir

  • Dicas financeiras

    Passagem aérea mais cara: saiba como economizar na próxima viagem

  • Dicas financeiras

    Funcionário com contrato suspenso deve ter período de férias adiado

Ver mais conteúdos

Veja o que estão comentando

Principais conteúdos

Principais assuntos

  1. Home
  2. Conteúdo
  3. Dicas financeiras