planejamento-financeiro-pessoal-baixe-sua-planilha

Você já ouviu falar em Planejamento Financeiro Pessoal? Sabe o que é isso? Ele é muito importante para manter sua saúde financeira em dia, mantendo imprevistos sobre controle e garante que seu dinheiro seja usado da melhor forma possível.

No post de hoje você conhece primeiro a importância de um Planejamento Financeiro Pessoal e depois pode baixar sua planilha para se organizar com seus gastos, ganhos e prioridades.

As três palavras-chave para um bom planejamento são:

  • Objetivo – Onde você quer chegar
  • Meta – Pontos que devem ser alcançados para chegar ao objetivo
  • Disciplina – base para seguir seu plano

O que é o Planejamento Financeiro Pessoal?

Em casa, no trabalho, no dia a dia você costuma se organizar para não ter imprevistos ou ficar pedido. Com o seu dinheiro também é possível se planejar.

Sabendo quanto você ganha, quanto gasta, o que é realmente prioridade é mais fácil criar metas e atingir objetivos. E você consegue isso com um bom Planejamento Financeiro Pessoal.

Comprar uma casa, se livrar das dívidas, uma festa de casamento: quantas coisas você já tentou realizar e se perdeu ou não conseguiu? 

Vamos organizar as metas para entender como alinha-las?

Monte seu Planejamento Financeiro Pessoal

BAIXE AQUI SUA PLANILHA DE PLANEJAMENTO FINANCEIRO PESSOAL

Depois de baixar sua planilha, (Veja aqui como usar a planilha) você vai saber como anda sua vida financeira. Seus ganhos, despesas essenciais e o que é supérfluo. Assim você tem ideia do que pode ser cortado ou onde pode economizar.

Vamos começar. Primeiro, liste seus objetivos. Em seguida, tente imaginar em quanto tempo é possível para conquistá-lo! Confira aqui como você pode medi-los:

  • Objetivo a curto prazo: realizado em até 1 ano (comprar um carro, viajar nas férias, se livrar de dívidas, etc.)
  • Objetivo a médio prazo: realizado em até 5 anos (festa de casamento, formatura, etc.)
  • Objetivo a longo prazo: realizado em mais de 6 anos (construir uma casa, planos para a aposentadoria, etc.)

Para chegar no seu objetivo, você deve criar metas. As metas são como os degraus que te ajudam a alcançar o topo! Você pode colocar como meta, por exemplo, economizar R$ 100,00 por um período de seis meses.

Se conseguir alcançar essa meta, pode aumenta-la até chegar em seu objetivo. O importante é medir mensalmente se você conseguiu alcançar a meta ou se terá que alterá-la,

como aumentar o prazo para o objetivo e baixar o valor que deve ser economizado ao mês.

Sempre alimente a sua planilha com as metas e resultados obtidos. Você conseguirá acompanhar seus resultados e se manter organizado. Marque um dia todo mês para cuidar disso!

Como usar a planilha de Planejamento Financeiro Pessoal

Se você ainda não baixou a planilha, clique aqui. A Foregon tem o desejo de estar cada vez mais perto de você e ajudar nos detalhes em relação a sua vida financeira.

Essa planilha te ajudará a se organizar com suas finanças e alcançar seus objetivos. Veja o que você encontrará nela e como usar da melhor forma possível.

A planilha se divide em: Renda MensalDespesas FixasDespesas VariáveisSaldo.

Em Renda mensal, insira o valor do que você ganha mensalmente, como salário, aluguel de imóveis, entre outros.

No campo Despesas Fixas, coloque o que você gasta rotineiramente no mês, como o que você paga de aluguel, condomínio, prestação do carro, IPTU, etc.

Já nas despesas variáveis, insira seus gastos com água, telefone, gás, TV, entre outros.

Por último, você visualizará em “saldo”, o total de receita, despesas fixas e variáveis do mês, resultando no saldo positivo ou negativo (em vermelho).

Assim, você consegue ter uma ideia de como anda seu orçamento e onde pode economizar.

Conta depois para nós aqui embaixo nos comentários qual o seu objetivo e se você gostou da planilha. Até a próxima!