Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Planejamento Financeiro Pessoal – Baixe sua Planilha

Por Leonardo JacominiPublicado em

Qualidade editorial: Nosso conteúdo é construído por uma equipe profissional que coloca a dúvida do leitor no centro da sua escrita. Cada autor traz o seu conhecimento para responder e solucionar sua busca, entregando valor por meio da verificação de dados, aprofundamento da pesquisa e reputação do nosso site.

Segurança e privacidade: Somos responsáveis por manter seus dados protegidos quando você acessa nosso site. Trabalhamos com total transparência e respeito ao seu consentimento, colocando você no controle de seus dados. Conheça nossa política de privacidade.

Você já ouviu falar em Planejamento Financeiro Pessoal? Sabe o que é isso? Ele é muito importante para manter sua saúde financeira em dia, mantendo imprevistos sobre controle e garante que seu dinheiro seja usado da melhor forma possível.

No post de hoje você conhece primeiro a importância de um Planejamento Financeiro Pessoal e depois pode baixar sua planilha para se organizar com seus gastos, ganhos e prioridades.

As três palavras-chave para um bom planejamento são:

  • Objetivo – Onde você quer chegar
  • Meta – Pontos que devem ser alcançados para chegar ao objetivo
  • Disciplina – base para seguir seu plano

O que você procura?

O que é o Planejamento Financeiro Pessoal?

Em casa, no trabalho, no dia a dia você costuma se organizar para não ter imprevistos ou ficar pedido. Com o seu dinheiro também é possível se planejar.

Sabendo quanto você ganha, quanto gasta, o que é realmente prioridade é mais fácil criar metas e atingir objetivos. E você consegue isso com um bom Planejamento Financeiro Pessoal.

Comprar uma casa, se livrar das dívidas, uma festa de casamento: quantas coisas você já tentou realizar e se perdeu ou não conseguiu?

Vamos organizar as metas para entender como alinha-las?

Monte seu Planejamento Financeiro Pessoal

Vamos começar. Primeiro, liste seus objetivos. Em seguida, tente imaginar em quanto tempo é possível para conquistá-lo! Confira aqui como você pode medi-los:

  • Objetivo a curto prazo: realizado em até 1 ano (comprar um carro, viajar nas férias, se livrar de dívidas, etc.)
  • Objetivo a médio prazo: realizado em até 5 anos (festa de casamento, formatura, etc.)
  • Objetivo a longo prazo: realizado em mais de 6 anos (construir uma casa, planos para a aposentadoria, etc.)

Para chegar no seu objetivo, você deve criar metas. As metas são como os degraus que te ajudam a alcançar o topo! Você pode colocar como meta, por exemplo, economizar R$ 100,00 por um período de seis meses.

Se conseguir alcançar essa meta, pode aumenta-la até chegar em seu objetivo. O importante é medir mensalmente se você conseguiu alcançar a meta ou se terá que alterá-la,

como aumentar o prazo para o objetivo e baixar o valor que deve ser economizado ao mês.

Sempre alimente a sua planilha com as metas e resultados obtidos. Você conseguirá acompanhar seus resultados e se manter organizado. Marque um dia todo mês para cuidar disso!

Já conhece o Foregon Premium?

Com o Foregon Premium, você acompanha seu Score de Crédito, e tem acesso à situação do seu CPF junto à Receita Federal. Isso significa que você estará protegido contra qualquer uso indevido ou fraudulento do seu documento.

Aproveite todas as vantagens do Foregon Premium:

  • Receba alertas em tempo real sobre alterações em seu Score de Crédito;
  • Acesse dicas personalizadas para melhorar seu histórico financeiro;
  • Consulte seu Score sempre que quiser, de forma ilimitada e com facilidade;
  • Conte com o suporte de especialistas para esclarecer suas dúvidas sobre crédito e finanças.

Proteja seu CPF e tenha o controle total da sua vida financeira com o Foregon Premium.

Compartilhe

Escrito por:

Leonardo Jacomini
Redator

Jornalista, produtor de conteúdo e apresentador. Filme ou série, série ou filme? Aliás, tem os livros também! Escolho do nada e embarco em cada história. Amo escrever sobre finanças ou coisas que ajudem as pessoas, mas a área de vídeo é onde me sinto plenamente em casa.- Fez parte do time Foregon de 2017 a 2020 -