Saiba o que é e como fazer um planejamento sucessório
O planejamento sucessório permite que a transição de bens do empreendedor seja garantida aos herdeiros por meio de contratos e documentos legais. Este processo é essencial para evitar conflitos quando o fundador vem a falecer ou se afasta da gestão geral do negócio, além de garantir a continuidade da empresa.

Existem alguns itens que podem fazer parte deste procedimento:
- Acordo de quotistas;
- Testamento;
- Doações de bens;
- Caso seja necessário, realização de uma constituição de uma holding familiar.
O que eu preciso levar em conta durante um planejamento sucessório?
Analisar o perfil do patrimônio deve ser o seu primeiro passo. Caso ele esteja mais acumulado em investimentos financeiros ou imóveis, é possível que o testamento e holding familiar sejam as melhores alternativas. Contudo, quando falamos de empresas, o acordo de quotista pode ser a escolha ideal.
Um outro ponto que você deve levar em conta é o perfil dos herdeiros. É muito comum que os empreendedores preparem um sucessor para a administração dos negócios da família. Por conta disso, é fundamental notar qual dos herdeiros possuem perfil e vontade para inseri-lo nos negócios.
Planejar os possíveis focos de conflitos familiares também é uma boa. Caso isso aconteça, a holding familiar pode ser a melhor opção para estipular regras de governança em relação à gestão profissional dos investimentos. Uma solução pode ser a venda de imóveis para transformar o valor em apólices de previdência ou seguro de vida.

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Cuidado!
Não se esqueça de proteger o planejamento sucessórios contra problemas legais que podem acarretar a invalidez dos documentos. É possível obter proteção legal da vontade do empreendedor que faz o planejamento sucessório ao lavrar o testamento publicado e registrar o acordo de quotistas em cartório.
Opte pela transparência no âmbito das relações societárias e familiares para evitar conflitos. Lembre-se de que a prevenção é o melhor caminho para evitar imprevistos à você e seus próximos.
Deixe seu comentário