Você sabe como mudar o plano de saúde sem cumprir carência?
Você pretende trocar o seu plano de saúde e não quer esperar mais? Saiba que existe a possibilidade de fazer isso sem cumprir a carência, que é o tempo mínimo de espera assim que você faz a contratação do plano para usar a cobertura do convênio. Venha saber como:

Como e quem pode fazer a troca sem carência?
Para fazer a portabilidade sem carência, é preciso ter um plano de saúde individual, familiar ou coletivo por adesão a partir de 02/01/1999. Além disso, é obrigatório estar dentro de outras condições específicas:
- Troca de plano de saúde pela primeira vez: você deve estar com o atual há pelo menos dois anos. Já para trocá-lo pela segunda vez, é preciso estar no plano atual há pelo menos um ano;
- Quem muda para um plano igual ou com cobertura menor também não precisa cumprir carência.
Documentos necessários
- Comprovantes de pagamento dos últimos três boletos do seu plano;
- Levar consigo a Carta de Permanência, documento que comprova há quanto tempo o plano foi contratado;
- Comprovante da contratação pela Pessoa Jurídica responsável, para os casos de planos coletivos.
Outros modelos de plano de saúde
Veja outras possibilidades que existem para você:
Portabilidade Extraordinária
Esse tipo é indicado para situações incomuns como, por exemplo: casos em que os planos disponíveis no mercado são insuficientes ou incompatíveis com o plano de origem. O prazo para troca é de 60 dias.
Portabilidade Especial
Por outro lado, esta opção pode ser utilizada em três casos:

Com o seu score calculado, você descobre o produto financeiro ideal para você!
Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
- Dependentes que perderam o vínculo com o plano, seja porque o titular faleceu ou por perda da condição para continuar no plano como dependente. Prazo: 60 dias;
- Beneficiários de operadoras que tenham o registro cancelado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) ou que estejam em processo de falência. Prazo: 60 dias;
- Ex-empregados, exonerados sem justa causa ou aposentados durante o período de manutenção da condição de beneficiário. Prazo: 60 dias;
Invista na sua saúde
Você investe na sua saúde da maneira correta? Se ainda não, já está na hora de cuidar do seu bem-estar e conhecer alguns seguros e convênios que podem te ajudar nesse momento:
- Como encontrar os melhores seguros de saúde?
- Seguro Saúde ou Convênio Médico: Entenda as diferenças e escolha o seu
Depois conte pra gente o que achou dessas opções. Até a próxima!

Jornalista e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, a Janaína (ou Jana). Como redatora, ama os conteúdos sobre dicas financeiras. Preza pela checagem de todas as informações e o conteúdo perfeito para ela, é aquele que ajuda o leitor a resolver um problema, ensinando e orientando o leitor a tomar a melhor decisão.
Deixe seu comentário