Ir para o conteúdo principal
Foregon.comConteúdos
Acesse sua conta

Por que as criptomoedas são revolucionárias?

Por Mercurius CryptoPublicado em

Você, possivelmente, já deve ter escutado alguém afirmando que as criptomoedas são o futuro, que vão se valorizar de forma exponencial, entre outras coisas. Mas tenho quase certeza de que você nunca escutou uma boa razão que justifique esse esperado crescimento "exponencial" do mercado, estou certo?

Por este motivo, o meu objetivo neste artigo é te explicar porque os criptoativos são revolucionários e te ajudar a entender como de fato esse mercado funciona.

A tecnologia é fundamental para a huminadade

"A economia é a ciência que estuda o comportamento humano como uma relação entre fins e meios escassos que têm usos alternativos." – Lionel Robbins

Imperdível
Sua chance de ter um cartão de crédito sem anuidade78.477 pessoas já pediram
Ver cartão
Encerra em 16:20

A definição de economia está atrelada à ideia do gerenciamento de ativos escassos e da busca por alternativas para otimizar estes ativos. Neste sentido, o grande papel e valor da tecnologia é a sua capacidade de gerar eficiência, ou seja, a sua habilidade de realizar um mesmo processo com menos custos.

Este é o grande motivo pelo qual a internet foi revolucionária: pela sua habilidade de conseguir otimizar a troca das informações de forma rápida e simples e, por conta disso, conseguir abrir a possibilidade para que diversos processos fossem otimizados, desde vendas até a produção de conteúdo, por exemplo.

Como cripto gera eficiência?

Para compreender, portanto, se as criptomoedas de fato se tratam de ativos revolucionários, é necessário entender se elas geram eficiência para algum processo que nós realizamos hoje. Dessa forma, é importante entender o real impacto da blockchain: a criação da escassez digital.

Antes da criação do bitcoin, que ocorreu entre 2008 e 2009, não existia a ideia de escassez digital. Basicamente, era muito simples criar e multiplicar dados ou informações na internet, o que provocava um consumo elevado de processamento e energia.

A grande contribuição do bitcoin foi ser o primeiro ativo digital escasso da história, através das regras de sua blockchain, o que possibilitou o desenvolvimento de diversas outras tecnologias em seguida, como a Ethereum, que por meio da ideia de contratos inteligentes, desenvolveu em sua blockchain a possibilidade de criar escassez digital em qualquer ativo do mercado tradicional, o que abre a possibilidade para o desenvolvimento tanto de tokenização de ativos quanto também de criação de modelos de negócios descentralizados, mas esse já é um papo para um próximo conteúdo…

Problemas que cripto resolve

Desenho de cachorroDescrição gerada automaticamente com confiança média

Fonte: Consensys

Com o complemento da ilustração acima, torna-se nítido como as soluções em blockchain possuem a possibilidade de criar eficiência no mercado e, por consequência, geram valor.

Ah! Mas vale ressaltar que, até agora, estou falando de apenas uma parte do potencial do mercado de cripto, visto que estruturas como as da rede da Ethereum (citada anteriormente) abrem a possibilidade para o desenvolvimento de todo um ecossistema financeiro 100% digital e ainda mais eficiente e transparente, o que é conhecido atualmente pela sigla DeFi (que também serão abordadas em um próximo conteúdo).

Exemplos de aplicações em blockchain (ilustração da blockchain da Ethereum no centro da imagem com todas as aplicações ao seu redor):

I Want To Explain DeFi To My Dad | What is DeFi? | ConsenSys

Algumas destas plataformas funcionam de forma similar a empresas, e já geram bilhões de dólares de receita, como a Uniswap, que possui tokens (UNI) em que as pessoas podem investir.

Por que cripto possui valor?

O valor de um criptoativo está atrelado à eficiência que a sua inovação gera para o mundo e como aquele determinado ativo consegue transmitir tal eficiência. No caso do bitcoin, sua inovação é a capacidade de transferência de forma rápida, segura, digital e a garantia da sua escassez através do seu código em blockchain. O ativo bitcoin (BTC) transmite essa eficiência muito bem.

Este é o grande motivo para as criptomoedas serem revolucionárias e possuírem um potencial tão grande de crescimento, assim como a internet nos anos 2000.

Entretanto, assim como qualquer grande revolução, serão poucos os ativos que de fato gerarão valor e conseguirão ter suas inovações adotadas. Por isso, a melhor dica que posso dar para quem ficou interessado neste mercado inovador é: estude.

Para começar, estou deixando um vídeo de 12 minutos (feito por mim) que complementa os conceitos abordados nesse artigo. 

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Mercurius Crypto

A Mercurius Crypto é uma casa de pesquisa em criptoativos com forte atuação nas redes sociais, que tem como objetivo disseminar conhecimento sobre criptomoedas. A empresa conta, ainda, com a Mercurius PRO, plataforma de educação em cripto exclusiva para assinantes.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Empresas são obrigadas a oferecer vale-alimentação?

Assim como os bancos, fintechs correm para se adequar a ‘Lei do Superendividamento’

Foregon atinge marca de gigantes, com 1 milhão de contas criadas em 10 meses

5 motivos para o seu negócio investir em um aplicativo

Por que as criptomoedas são revolucionárias?

Área de cobranças da conta PJ Nubank: veja como utilizar

Conheça o Programa Avançar Santander, portal de apoio ao empreendedor

Vender por apenas R$ 0,99 funciona? Descubra agora mesmo