Por que é importante ter o nome limpo?
A crise econômica no país provocada pela pandemia do coronavírus fez com que o número de famílias endividadas por cartões de crédito ultrapassasse a marca de 66% do total segundo dados da Confederação Nacional do Comércio (CNC).

Com tantos brasileiros inadimplentes, ter o nome limpo pode até parecer um privilégio, mas não é. Trata-se de algo que gera valor às pessoas. Principalmente, porque melhora o seu score entre os órgãos de proteção ao crédito — como o Serasa — e isso as beneficia para ter crédito na praça.
O que você procura?
O que é um nome limpo?
Quando uma pessoa tem dívidas ativas com a União, por exemplo, corre o risco de ter o CPF negativado junto à Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. Essa pendência é encaminhada às empresas de proteção ao crédito e o passa a ter o nome sujo.
Isso significa que, durante análises de crédito, as instituições financeiras vão pensar duas vezes antes de conceder qualquer tipo de crédito, como financiamentos e empréstimos, a uma pessoa cuja "fama" é de ser má pagadora. Os problemas podem ir além, e mesmo a solicitação de um cartão de crédito pode ser recusada.
No geral, os dados são enviados pelo governo ou mesmo por empresas que encaminham o CPF aos órgãos responsáveis a partir do primeiro dia após expirado o prazo de pagamento. Mas, na prática, são respeitados prazos variáveis entre 15 e 60 dias após constatada a inadimplência.

Ao criar uma conta você aceita nossos termos de uso e política de privacidade. Aceita também receber notificações por e-mail e SMS, que podem ser canceladas quando quiser.
Por sua vez, ter o nome limpo é justamente o caso oposto: sem dívidas ou um histórico de dificuldades para quitar suas pendências financeiras, você pode conseguir crédito de maneira mais ágil e facilitada.
Quais são as vantagens em ter o nome limpo?
Ter o nome limpo pode não significar muito para quem já convive com os pagamentos em dia e não teme os prejuízos (diretos e indiretos) causados por um nome negativado no mercado.
Mas, na prática, podemos avaliar que isso faz toda a diferença no dia a dia. Alguns exemplos disso:
- Liberdade financeira é algo que, em princípio, soa abstrato. Mas trata-se de não ter restrições associadas ao uso de dinheiro ou mesmo de solicitá-lo para ambições maiores, como abrir um negócio próprio;
- Cadastro positivo atualizado. Isto significa que as análises de crédito vão revirar seu histórico e poderão atestar que não existem riscos em conceder crédito a você. Isto, inclusive, influencia no seu score, como já foi mencionado, e quanto maior esse índice pessoal, mais facilitada e rápida é a aprovação;
- Com o nome limpo, o risco de ter negada uma solicitação de aluguel de imóvel é menor. Este é o tipo de pesquisa que muitas imobiliárias fazem;
- O estresse financeiro é menor. Esse problema, normalmente estimulado pelo acúmulo de dívidas, causa transtornos físicos e psicológicos — assim como o estresse, que já acomete muitos brasileiros;
- As restrições com empresas de crédito são menores (ou nulas), permitindo as conveniências para emergências, como o uso do cheque especial, ou mesmo fazer financiamentos e obter juros mais baixos em empréstimos.
Isso tudo, uma vez registrado em seu histórico, permite muito mais flexibilidade para lidar e cuidar do seu patrimônio. É uma medida que visa não apenas a proteger o mercado, mas a própria pessoa em evitar acumular mais débitos dos quais ela não pode assumir.
Como manter o nome limpo por mais tempo?
Reunimos a seguir algumas dicas que podem ajudar a manter o pagamento das contas em dia e o equilíbrio entre as suas despesas e o orçamento familiar. Veja só quais são:
- Crie uma planilha para anotar todos os gastos e associe-os ao total da sua renda familiar;
- Faça uma prévia dos gastos dos últimos três meses e identifique maneiras de enxugar o total de despesas;
- Evite formar e, principalmente, acumular dívidas. Ao planejar quitá-las, dê preferência aos débitos com juros e multas mais elevados;
- Use o cartão de crédito com responsabilidade e controle. Isso cria mais disciplina financeira para evitar gastos supérfluos;
- Caso acumule dívidas, refaça o planejamento financeiro e ofereça um plano de renegociação para manter o nome limpo com os credores.
É importante, ainda, ter uma reserva financeira para ser desenvolvida mensalmente — por menor que seja o valor poupado. A partir dela, eventuais imprevistos serão facilmente resolvidos e você evita que seu nome seja negativado por conta de uma despesa extra, aqui ou ali.
Deixe seu comentário