Ir para o conteúdo principal
Foregon.com

Por que o Brasil sofre um aumento no preço do combustível?

Por Sabrina VansellaPublicado em

Atualmente, existem cidades em território nacional onde a gasolina está sendo cobrada por até R$ 7,00. Abastecer o próprio carro no Brasil está complicado, por conta do aumento do preço da gasolina, diesel e outros derivados de petróleo. Desde 2020, o aumento do combustível foi significativo, no entanto, seu valor subiu ainda mais em 2021.

Em decorrência da normalização das atividades presenciais ter aumentado a partir da vacinação, a demanda de combustíveis se normalizou, diferente do início da pandemia, no qual a procura foi menor. Quer entender se os outros países também estão sendo prejudicados com o aumento? Continue a leitura.

O que você procura?

Gasolina no Brasil é mais cara em comparação ao cenário internacional?

Apesar dos aumentos, segundo a Cuponation, o Brasil está em quinto lugar como a gasolina mais cara da América do Sul. Mas ao analisar e comparar com os mais de 100 países, o Brasil ocupa a posição 72º, na qual Hong Kong está no topo da lista.

Comparar somente o valor em relação ao dólar pode não ser o melhor caminho para chegar a uma conclusão. Afinal, com o aumento da inflação o poder de compra dos brasileiros diminuiu, ou seja, o impacto foi grande na vida de muitos brasileiros que mantiveram o mesmo valor em sua fonte de renda.

Por que o combustível aumentou o preço?

O que determina o aumento do combustível é basicamente a regra de oferta e procura, pois com mais pessoas em casa, a demanda pelo petróleo caiu. Ou seja, no início da pandemia, os países que tinham os estoques cheios tiveram uma baixa procura e, por isso, o preço diminuiu.

Atualmente, um ano depois, a situação se inverteu. A demanda está mais alta devido ao retorno das atividades presenciais após o início da vacinação contra a Covid-19. No entanto, outro ponto que interfere nos preços, são os abastecimentos do petróleo, que estão reduzidos em países produtores, como Estados Unidos, Rússia, Arábia Saudita, China, Brasil, Irã, entre outros.

Ao analisar o micro, o Brasil está sofrendo com a cotação do dólar em relação ao real, o que afeta diretamente o valor do combustível. Além disso, os impostos no país também precificam os combustíveis. Uma boa alternativa seria diminuir as taxas cobradas para compensar o valor cobrado diante a cotação do dólar.

Pode aumentar mais?

Especialistas dizem que sim, mas somente a médio prazo. Mesmo com a queda do dólar recentemente, é possível que o valor suba com as eleições presidenciais por demonstrarem um período de incerteza política, o câmbio pode ser prejudicado.

Ao analisar por outro ângulo, o aumento das alternativas que produzem um baixo nível de carbono e não precisam do petróleo, está em ascensão. O que parecia uma migração distante, está cada vez mais próxima.

Alternativas ao uso dos combustíveis

As fontes renováveis de energia estão sendo investidas, principalmente na produção automobilística como a de carros elétricos.

A busca está em diminuir a dependência das fontes de energia em combustíveis fósseis, que são limitados, e consideram aderir alternativas de energia renovável, como a energia solar, eólica e hidrelétrica.

Claro que o petróleo não entrará em total desuso, pois ainda será útil nas produções de plástico. No entanto, o foco da redução está em diminuir os impactos ambientais e prover boas alternativas para as pessoas.

Informamos?

Se essas informações foram úteis, não esqueça de curtir. Caso tenha alguma sugestão ou dúvida, faça um comentário. Até breve!

Gostou? Deixe seu curtir
Compartilhe
Sabrina Vansella

Redatora e Especialista em Produtos e Serviços Financeiros na Foregon, se identifica com conteúdos noticiosos e sobre dicas financeiras. Procura simplificar e melhorar a qualidade de vida dos usuários e, para isso, preza por uma pesquisa assídua e uma escrita clara.

Ver todos os posts

Deixe seu comentário

Leia também

Banco Inter vai disponibilizar empréstimos rápidos e sem burocracia pelo App

Silicon Valley Bank: Quando a Falência se Torna Realidade

Foregon participa da 9ª edição da Conferência Anual de Startups e Empreendedorismo

Foregon Marca Presença na 6ª Edição do CX Summit

Foregon está no TOP 10 Fintech – Distrito Awards 2022

Foregon está entre as Melhores Empresas para Trabalhar GPTW – Tecnologia da Informação 2022.

Nubank Ultravioleta: nova Regra para Isenção de Anuidade

Consignado do Auxílio Brasil: Caixa já liberou R$ 1,8 bilhão